Aviação Reviews 

Review – 1/32 F-84E Thunderjet – Hobbyboss

A aeronave,

O F-84 foi o primeiro caça a ser produzido nos Estados Unidos da América no pós guerra, sua produção iniciou-se em 1947. Ele também é conhecido por ser o primeiro caça da USAF (US Air Force – Força Aérea dos Estados Unidos da América) capaz de transportar um artefato nuclear, e por ser o último modelo subsônico de asas retas.

O F-84 tornou-se o caça padrão de escolta do Comando Estratégico de Bombardeiros durante os anos 50 e foram os pioneiros em reabastecimento aéreo.Utilizando os KC-97 do Comando Aéreo Estratégico como plataforma de reabastecimento eles eram capazes de cobrir 7216Km sem paradas indo da Base da Força Aérea em Tuner, Geórgia até o campo de aviação da RAF em Lakenheath na Inglaterra. Chamada de “Operação Longstrike” esse voo foi capaz de provar a capacidade da USAF em escoltar uma grande massa de bombardeiros em uma necessidade de ataque aéreo e é considerada até hoje como a maior distância já voado por um caça a jato monomotor.

O F-84 também foi testado em dois programas (FICON) de escolta para os bombardeiros B-36 Peacemaker.

Os Thunderjets da USAF participaram de muitos combates na Guerra Coréia, inicialmente eles foram utilizados para escoltar as B-29´s Flying Fortress, mas depois também foram usados para bombardeio, uma das missões mais significativas foi a destruição de uma usina de energia ao norte do país. Durante a guerra da Coréia, as tripulações de F-84 voaram 86408 missões, jogaram cerca de 153370 toneladas de bombas e abateram 105 MIG´s-15 Norte Coreanos.

O kit,

Confesso que é um kit pra lá de bonito e fiquei com muita, mas muita vontade de colocar na bancada assim que abri a caixa. São 11sprues no total, 9  injetados em cinza e 2 para as transparências. Uma das características da Hobbyboss é o cuidado na hora da embalagem e com este kit não poderia de deixar de ser diferente, um sprue inteiro de pequenas peças vem protegido por uma espuma, e as peças transparentes e de metal estão em compartimentos separados no interior da caixa.

O trem de pouso é todo em metal, e também há grandes contrapesos para o nariz, dispensando a necessidade do modelista ter que improvisar pesos para o nariz do modelo.

Todas as linhas de painel são rebaixadas, e os rebites estão muito bem reproduzidos. Gostei bastante dos detalhes do interior da Wheel Bay e do cockpit, entretanto acredito que o uso de alguns aftermarkets, especialmente para o cockpit, irão acrescentar mais brilho a montagem.

As superfícies móveis vem destacadas o que permite montá-las em qualquer posição, um charme a mais e um grande atrativo para um diorama.

Achei o nível de detalhes bastante justo para a escala, mas creio que dê pra melhorar ainda mais com alguns sets de PE e Resina (a AMS e a Eduard produzem bons sets para o modelo).

O kit ainda acompanha um manual colorido e com indicações de cores paras as marcas Tamiya, Humbrol, Testors, Gunze e Vallejo! poucos fabricantes se preocupam em colocar tantas opções de marcas, mais um ponto positivo para a hobbyboss.

Os pneus são em vinil, o que pode agradar alguns modelistas e desagradar a outros, eu confesso que acho muito legais os pneus em vinil.

Os decalques são bem impressos, porém com um filme que achei um pouco grosso, e devido ao tamanho, certamente será necessário utilizar algum decal softer para aplicar, como por exemplo o Micro Sol da Microescale.

Com certeza é um kit pra lá de recomendado para quem gosta da escala giant, não só pelos detalhes mas pela importância do F-84 na história da aviação.

Aftermarkets:

PE Interior Eduard – Clique aqui

Máscaras de Pintura para o canopy-  Eduard – Clique aqui

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por apenas R$81,00 Reais + Frete, para comprar clique aqui

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por ter enviado mais este kit para review, OBRIGADO!

É isso aí pessoal e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Review – 1/32 F-84E Thunderjet – Hobbyboss”

  1. Galber Lima Costa

    Parabens pela materia sobre o F 84E 1/32, visto que essa é a escala que monto. Um belo kit.

  2. Galber Lima Costa

    Meu amigo, to pensando seriamente em comprar esse belo kit, visto que monto 1/32. Muito obrigado pela matéria desse caça aqui. Abraço.

    1. Oi Galber,

      Pode comprar sem medo, gostei muito deste kit.

      Obrigado pelo comentário,

      Plastiabraço

  3. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Confesso que não gosto nem do aparelho, nem da escala, mas parece ser um kit fantástico. Abç.

    1. Sim é sim, também não é minha escala, mas é muito bonito!

  4. Rogerio 77

    Eu penso seriamente em fazer um destes português nos conflitos na África. Diferente, e a insígnia de Portugal, apesar de parecer com o símbolo do Vasco da Gama, me agrada muito

    1. Manda bala Rogério, porque tenho certeza que não vai se arrepender!

      Pior que o cocar deles parece mesmo o símbolo do Vasco hahahah

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.