Aviação Reviews 

Review A6M2b Zero Fighter 1/72 Starter SET – Airfix #A55102

A Aeronave,

Inciando sua carreira no verão de 1940 e permanecendo em combate durante toda Segunda Guerra Mundial o Zero formou  a espinha dorsal da Marinha Japonesa, durante o início do conflito o modelo superou os caças aliados, e ganhou a reputação de ser invencível.

O Modelo recebeu o nome de “Reisen”  (Zero) por ter entrado em serviço no ano de 2600 (segundo o calendário japonês). O A6M é um dos caças mais famosos da Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro caça embarcado a atingir paridade com caças terrestres e mais de 11 mil unidades foram construídas. Outra evolução proporcionada pelo Zero foi a tecnologia de controle de potência, um sofisticado sistema entre o motor/hélice.

Muitas variantes foram construídas, o seu modelo com maior desempenho foi o A6M2, e o último modelo a ser construído foi o A6M6 que tinha melhor blindagem e era capaz de atuar como caça bombardeiro.

A aeronave era equipada com motor radial de 14 cilindros Nakajima NK1C Sakae com potência de 950hp, era capaz de atingir velocidade máxima de 534km/h e tinha um alcance de 3104km.

[fvplayer src=”https://www.spruemaster.com/video/hellcatvszero.flv” width=”400″]

Fontes:

The History Channel
CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
CHANT, Cris: Aircraft of World War II, Friedman/Firefax, Singapura, 1999

O kit,

Este é um kit “new mold” da Airfix, quem está no modelismo já a algum tempo ao ouvir o nome Airfix já ira se lembrar de kits cheios de rebarba e difíceis de montar, mas isso mudou, os novos kits da marca estão sendo produzidos com uma ótima qualidade e certamente tem se tornado bom modelos tanto para iniciantes quanto para quem já é experiente.

Esse kit é um caso destes, principalmente porque vem da forma de starter set, ou seja, é um kit voltado para iniciantes. Além do kit propriamente dito este set inclui tintas, cola e até pincel tornando um excelente set para quem quer iniciar no hobby ou até mesmo como presente. A qualidade da injeção é pra lá de excelente, não há rebarbas e a montagem é muito simples.

São apenas quatro sprues, sendo três injetados em cinza e um para as transparências. No total são quarenta e seis peças, o modelo possui baixo relevo, excelentes detalhes de painéis e rebites. Os detalhes do trem de pouso são bons também inclusive com detalhamento no interior dos porões de rodas.

O motor radial é bem detalhado sendo montado em duas partes, o interior é simples, como na verdade era o da aeronave real, o painel de instrumentos não é em relevo, porém um decalque é fornecido. O assento tem um acabamento um pouco grosso se comparado com um em photoetched mas nada que não possa ser melhorado com uma simples broca fazendo as furações que ele possuía.

As asas podem ser montadas na posição normal ou com as pontas recolhidas como eles eram armazenados nos porta aviões. Um tanque extra de combustível é fornecido com o kit também. Caso o modelista deseja há uma figura de piloto para se colocar no inteior, outro opcional é montar o kit com o trem de pouso recolhido.

Fiz uma comparação rápida do kit com o Zero na mesma escala da Tamiya que é considerado o melhor kit do Zero e não encontrei muitas diferenças exceto pelas linhas de painel, no caso do kit da Airfix elas são mais grossas que no kit da Tamiya. Nas fotos o kit Tamiya é o mais escuro. Lembrando que o kit Tamiya usado para comparar é um Zero A6M5, portanto algumas diferenças são realmente verdadeiras.

Fiz um teste à seco do encaixe da fuselagem e das asas e constatei que o kit monta perfeitamente bem, praticamente não será necessário utilizar massa putty. As transparências vem fechadas, se o modelista tiver interesse em montar o canopy aberto terá que cortar por conta própria.

Quanto a marcação de pintura os decalques permitem a construção de apenas uma aeronave sendo ela:

 – Mitsubishi A6m2B-21 “Zero” – Flown by Lt. Saburo Shindo, Lead Aircraft of Carrier Division 1, Air Superiority Command, 2nd Strike Unit, carrier Akagi, Operation Al, Pearl Harbor, December 7th, 1941.

As intruções de pintura estão na parte de trás da caixa e são totalmente coloridas, gostei.

Este é certamente um ótimo kit para iniciantes além de ser uma montagem nem um pouco trabalhosa, kit totalmente recomendado!

Onde comprar,

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado aqui mesmo no Brasil na Plastic Kits, estes kits curtam em torno de 60 a 105 Reais + frete. Para comprar clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos à Plastic Kits por ter enviado este kit  para review.

É isso aí e até a próxima!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review A6M2b Zero Fighter 1/72 Starter SET – Airfix #A55102”

  1. Excelente review, Lucas, muito interessante a comparação com um Kit da Tamiya, principalmente para desmistificar a lenda de que a Airfix continua parada no tempo com os seus, tão criticados, moldes antigos.

    Parabéns.

  2. Marcelo Albuquerque

    Que bom que a velha Airfiz reaje !

    1. Pois é Marcelo,

      Eles tem lançado excelentes novos kit, e por um preço bem justo.

      plastiabraço!

  3. Paulo Castro

    Olá Lucas
    Excelente review. Eu me tornei fã desses novos lançamentos da Airfix. Primeiro porque eles são bem fáceis de se montar e os encaixes são fantásticos. Segundo porque são bem detalhados para a escala e os decalques são de ótima qualidade. E por último, esses kits são encontrados por um preço bem mais em conta do que os tradicionais Tamiya e/ou Hasegawa.
    Plastiabraços
    Paulo

    1. OI Paulo,

      Fico contente em saber que gostou do review, e olha esses novos kits deles realmente estão bem legais e por um preço muito justo, valem cada centavo.

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.