Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review: 1/144 Avia 14FG – Amodel #143

A Aeronave,

avia-14fg-6102Ilyushin Il-14, produzida na Tchecoslováquia pela empresa Avia.  A aeronave operou missões especiais de reconhecimento em vários tipos de situações, como restauração de mapas, avaliação de acidentes ambientais, fotografia de rodovias e entroncamentos ferrioviários, além de mapeamento de montanhas. Entre 1967 e 968 foram modificados nove aeronaves para a versão FG (que possuía um nariz estendido envidraçado). Três foram convertidos a partir dos soviéticos Soviet Il-14P (0508, 0603 e 0610), dois a partir de Av-14P (1103, 1106), um a partir de Av-14-24 (3111 / LCC-OK) e três a partir da versão extendida Av-14-32 (6101, 6102 and 6103).

O último modelo da série foi retirado do serviço em 30 de abril de 1994, eles operavam, a partir de Hradec Kralove

Fonte. Clique aqui.

O kit,

Avia 14FG   020FK quando na verdade deve ser FG. Provavelmente alguém só notou isso na fábrica da Amodel depois das caixas prontas…

Como todo kit Amodel este é um short-run puro sangue, ou seja nada de moleza na montagem. São 6 sprues, sendo 5 injetados em cinza e um para as transparências, no total são 94 peças e o modelo após montado terá 154mm de comprimento por 220mm de envergadura.

Os detalhes são simples porém mesmo assim ainda incluem uma cabine de pilotagem com painel e assentos, algo geralmente omitido por muitos fabricantes de aeronaves civis nesta escala. A montagem do modelo é simples e se dá em apenas 13 passos, sem muita complicação. Um detalhe importantíssimo que não está no manual, adicione peso ao nariz, pois este é um verdadeiro “tail sitter”, ou seja, seu nariz ficará empinado se não colocar peso no nariz. Um detalhe que me chama muito a atenção nesse avião é o enflechamento negativo das asas, jogando o centro de gravidade para a frente da aeronave, ou seja, mesmo no real a traseira era pesada…

Os decalques possuem uma impressão um pouco fraca, principalmente no verniz, recomendo uma camada de Microscale decal film para dar uma reforçada. É oferecida apenas uma versão nos decalques a a aeronave 3111. As cores para a pintura tem como referência os códigos da marca Humbrol.

Em um teste à seco foi possível perceber que os encaixes precisarão ser trabalhados para dar um bom resultado final, outra coisa que chama a atenção é uma certa quantidade de rebarbas, mas isso é normal para kits short-run.

Um grande erro cometido neste kit são as marcações Tchecas que deveriam estar espelhadas, ao se colocar os decalques no kit, eles ficaram errados! No roundel Theco a cor vemelha deve sempre ficar para baixo e o azul para a esquerda. Na folha de decalques há apenas decalques para o lado esquerdo da aeronave e não para o direito.

Mesmo com alguns pequenos problemas, considero este kit essencial para quem gosta de aviões diferentes, principalmente do bloco Soviético.

A montagem,

Iniciei a montagem lixando as metades da fuselagem para que se unissem melhor, eliminando muito o uso de lixa e putty para que ficasse bom. A estratégia deu certo. Em seguida montei o interior e as asas, nas fotos é possível perceber o trabalho que se dá ao unir peças de kits short-run.

Após unir a peças colei a asa na fuselagem pintei a cabine e comecei o trabalho de fechar as frestas, utilizei Gunze Mr Surfacer 1000 e 500 para o trabalho. Depois de dado o acabamento apliquei uma camada de primer branco da Tamiya e mais uma vez mais lixa e mais acabamento.

Depois de tudo ok, utilizei a tinta Gunze H-8 para o alumínio e H-1 para o branco. Não foi utilizado nenhum tipo de verniz para finalizar esta montagem,  brilho é natural da tinta.

Para as rodas utilizei Mr Sol para pode pintar os pneus, depois de tudo pintado apliquei os decalques, para resolver o problema do espelhamento das roundels que estão erradas nos decalques, utilizei um set de decalques que tinha sobrando de outro kit.

Os decalques das janelas são menores que os orifícios deixando pequenas frestas brancas que tive que preencher com tinta depois, para fazer as janelas decidi não utilizar as do kit, e depois de pronto utilizei cola de bijuterias para fazê-las. Os decalques do nariz são bem complicados de aplicar e só consegui aplicar utilizando amolecedor de decalques e mesmo assim ainda ficaram umas marcas, ele se quebrou durante a aplicação.

Para a base utilizei um pedaço de madeira e apliquei tinta Tamiya neutral gray em várias tonalidades, ficou um acabamento até que bacana.

O toque final foi o colocação da antena, para reproduzir a antena do modelo utilizei um fio de metal de 0,1mm da Albion Alloys, e voilá Avia 14FG finalizado.

Este foi um kit que tomou um certo tempo para a montagem uma vez que o trabalho de lixa e aplicação de putty para preencher as frestas deve ser minucioso, mas confesso que o resultado final me agradou bastante. Mais um Soviético para minha coleção 😀

Aqui o resultado final da montagem.

Onde comprar.

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 12,60 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 57,00 Reais (cotação outubro/2015). Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Build Review: 1/144 Avia 14FG – Amodel #143”

  1. Marcelo Albuquerque

    Fcou bem lindinho !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.