Aviação Reviews 

Review – 1/48 – Ilyushin Il-2 Shturmovik – TAMIYA #61113

 Ilyushin Il-2,

O Ilyushin IL-2 Shturmovik foi uma das aeronaves mais construídas da segunda guerra mundial. Um total de 36163 aparelhos foram produzidos nas mais diversas variantes. Algumas versões destacaram-se das demais sendo as mais importantes a Il-2M que possuía dois assentos e canhões de 37mm. Nenhuma outra aeronave, de nenhuma outra nação foi construída até este número durante a segunda guerra mundial.

O Il-2 foi uma peça fundamental na luta da Rússia contra a Alemanha. O modelo entrou em serviço apenas três meses depois da investida Alemã em junho de1941. o modelo era monoposto e equipado com motor de 1660hp (AM-38), seu armamento consistia em 2 canhões de 20mm e duas metralhadoras de 7.62mm, além de bombas e foguetes.

O  modelo tornou-se um formidável caça antitanque  e era temido pelas forças alemãs, vsito que seu poder de fogo era suficiente para destruir os carros de combates alemães e sua blindagem o protegia de forma muito eficiente do fogo amigo. Sua importância era tal que em 1942 ele representava um terço do inventário total de aeronaves da Força Aérea Russa.

Suas asas e fuselagem eram construídas em madeira, com alguns reforços estruturais em alumínio, a blindagem era de 12mm em alguns pontos, e uma das características mais interessantes do modelo era o seu radiador que ficava dentro da fuselagem visto que era uma peça frágil ao fogo inimigo, assim, para que ele funcionasse de forma eficiente, uma entrada de ar foi instalada no capô acima do motor, tornando esta uma das principais características do modelo.

Sua blindagem era tão eficiente que durante a segunda metade da guerra patriótica quando a Rússia tomou parte da campanha da Bielorússia cerca de  50 por cento das aeronaves retornavam com algum dano de combate, mas apenas 2.8% das aeronaves foram perdidas. 6% tiveram que fazer pouso forçado  e cerca de 90% das aeronaves avariadas podiam ser reparadas no front de combate, podendo retornar ao combate muito rapidamente. O tempo de vida média de uma aeronave durante esta campanha era de 30 missões antes da aeronave ser perdida.

A prova de que o Sturmovik era uma aeronave formidável é que cerca de um terço dos pilotos que receberam as maiores condecorações eram pilotos de Il-2

Abaixo um documentário (com legendas em Inglês) que conta a história do desenvolvimento da aeronave, e o vídeo do primeiro voo e um modelo que foi encontrado na lama em XXXXX e depois de 6 anos de restauração voltou aos ares.

Quando vistei o museu Kbely em Praga tive a oportunidade de ver um destes de perto, segue abaixo algumas fotos, o número de série desta aeronave é 12 438, ela serviu no 3º Regimento Aéreo durante a batalha de Ostrava, após ser atingida por fogo antiaéreo, seu piloto e tripulante, Karol Novotný e Ladslav Leng, fizeram um pouso forçado nas linhas amigas. O modelo foi desmontando e depois reincorporado à Força Aérea da Checoslováquia onde serviu até 1948. Depois disso o modelo passou para o acervo do museu técnico nacional. Foi encontrado em Kbely em 1966 e após uma intensa restauração. Em 2005-2006 sofreu nova restauração e voltou a ser exposto agora com as cores originais que possuía na época. Este é um autêntico Il-2M3 que lutou efetivamente na segunda guerra mundial.

Leitura recomendada:

Il-2 Shturmovik Guards Units of World War 2

Manual da Aeronave:

Il2 Sturmovik – Manual

O kit,

Composto por apenas 6 sprues, sendo 5 injetados em cinza e um em transparente o modelo possui 170 peças. Depois de montado ficará com 305mm de envergadura por 243mm de comprimento. O kit ainda inclui duas figuras e bombas de 100 e 2500kg e também foguetes. Não vou me ater no quesito do kit estar correto ou não, pois não sou contador de rebites, e não encontrei nenhum problema que poderia ser “gritante”.

O kit é um mix de alto e baixo relevo, as representações das áreas de madeira, enteladas e de alumínio que compunham a aeronave estão bem detalhadas. Um detalhe que chama a atenção são os rebites nas asas. O interior é bem detalhado, inclusive com detalhes do painel em alto relevo incluindo decalques para os instrumentos. Para quem quer melhorar o nível de detalhamento do modelo já está disponível no mercado alguns aftermarkets (veja abaixo).

O motor não tem detalhes,  que abre oportunidade para que em breve saia algum aftermarket para isso, ele é apenas uma caixa simples sem detalhamento algum. O radiador possui bom detalhamento assim como as bombas e foguetes.

A Tamyia também inovou nos encaixes e não utiliza mais os sistemas de pino de alinhamento, neste kit ele foi substituído por um sistema de encaixe tipo gaveta e quadrado, gostei bastante do resultado na fuselagem e asas. Uma coisa que chama a atenção é método de injeção por onde entra o plástico no molde, a Tamiya tem usado o mesmo sistema da PLATZ onde a injeção não é mais pelas bordas externas das peças, mas sim pelas bordas internas, assim sempre que recortar uma peça do sprue, será necessário lixar a borda para que as peças possam se encaixar. Isso evita que se corte a peça no momento de remover do sprue, mas cria o inconveniente de ter que remover estas pastes que “sobram”  por toda a peça antes de colar.

Os detalhes do trem de pouso são bons, mas os pneus deixam a desejar, recomendo fortemente substituí-los por outros mais detalhados em resina. O porão do trem de pouso também possui bons detalhes, com um pouco de scratch é possível melhorá-lo ainda mais. As portas do trem de pouso possuem detalhes internos, garantindo uma boa representação

As figuras dos pilotos são bem simples também, e só podem ser montadas dentro do cockpit, o que limita um pouco se a intenção for compor um diorama.

Me chamou a atenção o fato das asas possuírem longarinas internas, o que garante uma montagem mais firme destas áreas, ponto mais que positivo para a Tamiya!

Os manual é no estilo Tamiya, bem detalhado, inclusive junto com o manual vem um pequeno folder com informações históricas do modelo. A indicação de cores é para tintas acrílicas da Tamiya, e a montagem se dá em 29 passos.

Os decalques seguem o padrão de qualidade Tamiya e são perfeitos. Permitem a construção de 3 modelos diferentes sendo:

A inscrição apresentada nesta aeronave é: “Para o Herói da União Soviética Pavlov dos trabalhadores da cidade de Kustanay ‘. Após a sua chegada à linha de frente, o Il-2 foi apresentado ao CAPT I E Pavlov, que era então um líder de esquadrão no 6º GShAP . Pavlov posteriormente viu a ação neste aeronave quando seu regimento atacou as forças inimigas na Prússia Oriental durante o ataque do Exército Vermelho em Königsberg (agora Kaliningrad) em abril de 1945

– 6th Gv OShAP

– 566th ShAP 1944 – Leningrad

– 16th VA April 1945 – Berlin

A primeira marcação é a da artbox e refere-se a aeronave pilotada pelo Capt Pavlov (veja quadro ao lado), achei muito bonita inclusive.

As transparências são excelentes, e permitem a montagem do modelo com o cockpit aberto ou fechado. Uma coisa que particularmente ainda não havia visto em kits da Tamiya é a presença de máscaras para pintura das transparências, uma pequena cartela com as máscaras impressas acompanha o kit. Porém são apenas impressas e não vêm recortadas como já estamos acostumados com algumas outras marcas, isso com certeza é um ponto que a Tamiya pode melhorar, pois recortar estas máscaras poderá ser um pouco complicado.

Aftermarkets

Máscaras de pintura já recortadas
Set de detalhamento em photoetched
Rodas em resina
Flaps em photoetched

Clique sobre o nome Ivan F. Pavlov para ler mais sobre este grande aviador Russo.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas 45 Dólares (cerca de 90Reais) + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui

Comprar em lojas no exterior é muito simples e fácil, se você não sabe como fazer recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos à Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado e até a próxima !!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review – 1/48 – Ilyushin Il-2 Shturmovik – TAMIYA #61113”

  1. Rommel Nóbrega

    O pessoal aqui do JG400 vai pirar!!! hahah

  2. daniel iscold

    A Tamiya precisava investir mais na figuras do seus kits. O kit do Zero 1/48 novo saiu com uma grade de figuras fantásticas.
    A Tamiya nunca prezou muito na qualidade das figuras. As figuras dos kits 1/32 são sofríveis a do P-51 1/32 então nem se fala, acho que é única coisa que falta nos kits deste fabricante. O kits da Tamiya com figuras melhores ficariam imbatíveis na qualidade!!

    1. Concordo plenamente Daniel,

      Essas figuras em 90% dos casos acabam não sendo usadas justamente por não serem muito detalhadas.

      Plastiabraço!

  3. Nilton

    Recebi o kit há cerca de um mês e estou babando até agora.
    A impressão que tenho é que se eu sacudir a caixa e jogar na bancada o kit sairá montado.

    1. Pois é Nilton, eu também, só agora que consegui encaixar ele na grade de posts heheheeh

      E realmente a impressão é esta mesmo!! Kit nota 10. O meu já foi pra bancada 😀 😀

      É isso aí! quando montar o seu me mande as fotos 😀

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.