Militaria Reviews 

Kit Review – IBG Models 1/35 Einheits Diesel Kfz. 61 #35004

Amigos, recebei este kit recentemente e pedi para que meu amigo e colaborador Oficial do SprueMaster Nando_Z fizesse um review para vocês, gostei muito ! E apresento para você, espero que gostem também !

Com com vocês o Nando_Z e o review do Einheits !

************************************************************************************************

O veículo

Por volta de 1935 a Wehrmatch começa a criar padrões para seus veículos de apoio e transporte de cargas e tropas, e também motocicletas: PKW, LKW e Käder. Essas eram especificações militares, quanto à capacidade de carga, potência dos motores, etc. Essas especificações foram distribuídas a diversas empresas alemãs que começaram a produzir os veículos. Os veículos que seguiram essas especificações foram genericamente chamados de Einheits (únicos, na tradução livre, ou “padrão”), então tivemos os Einheits PKW, de transporte pessoal, os Einheits LKW de transporte de cargas e o Einheits Diesel, que era uma especificação LKW com motorização a diesel.

Como transporte pessoal, temos o Horch com usas variações, o Steyr, sendo esses dois os mais conhecidos, fabricados e utilizados. Alguns modelos também foram fabricados pelas marcas Opel, Krupp, Stoewer, Hanomag e BMW.

Na foto abaixo podemos observar um Horch-Einheits Pkw na pista de testes, mas já com identificação da Wehrmatch na placa.

 

Um Horch 901, um dos primeiros modelos a serem utilizados, e o Kfz. 15, provavelmente o mais conhecido e utilizados Einheits Pkw:

   

E na sua versão “bus”, sendo que a segunda foto mostra um veículo recuperado:

E na foto abaixo, um Krupp, no seu contrato Einheits Pkw, e um Stoewer, na Russia:

   
Einheits Diesel

Dentro das especificações Einheits Lkw, existia uma variação para motores a diesel, com sofisticadas características de tração e suspensão e potência.

As empresas que produziram o Einheits Diesel foram:
– Man
– Büssing-NAG
– Henschel
– Borgward
– Magirus
– Krupp
– Faun
– Mercedes Benz

Ficou conhecido como Einheits-LKW 2,5 t 6×6 e foi produzido entre 1937 até 1940. Nesse período foram produzidos 12 mil Einheits Diesel, aproximadamente. Sua produção foi descontinuada devido à complexidade de sua tração e suspensão, dando lugar a veículos mais fáceis de produzir e principalmente efetuar manutenção.

Foi fabricado em três configurações distintas: com carroceria de metal para transporte de tropas, carroceria de metal para transporte de carga e um modelo furgão, que acomodou diversas aplicações. Vale citar que a Luftwaffe foi grande usuária do Einheits Diesel. Algumas utilizações:

– Kfz 61 – serviços de telefone
– Kfz 62 – serviços de rádio
– Kfz 63 – serviço de sinalização
– Kfz 64 – veículo de medições topográficas
– Kfz 76 – veículo de observação
Na foto abaixo a configuração para transporte de tropas:

Nesta, observa-se os bancos e o suporte de armas:

 

Sua versão mais produzida, com a carroceria de metal para carga, também foi utilizado como cozinha. Note-se as portas na parte posterior da carroceria:

Photo Copyright – Patrick VAUDREVILLE
 

E uma configuração pouco usual, da Luftwaffe:

Photo Copyright – Patrick VAUDREVILLE

Na foto abaixo podemos observar um veículo acidentado e notar a complexidade da suspensão/tração, o que ajudou a definir a sua retirada das linhas de produção:

Photo Copyright – Patrick VAUDREVILLE

Algumas especificações técnicas:

Peso vazio  5,000 kg
 Capacidade de carga  2,420 kg
 Comprimento  5,850 mm
 Largura   2,200 mm
 Altura   2,760 mm
 Altura do solo  280 mm
 Potência do motor   85 c-v
 Capacidade do tanque  120 litros
 Consumo médio  3 km/l
Fabricante – IBG Models

A IBG Models está sediada em Varsóvia, na Polônia. Visitando o seu site temos a impressão que é apenas uma loja virtual, mas depois percebemos que seus produtos figuram entre inúmeros outros de outras marcas. De sua marca são vários kits na escala 1/72 e 4 kits na 1/35, que além das duas versões do Einheits Diesel, possui duas versões da moto alemã BMW R12, na tradicional versão militar e na versão civil também, uma interessante opção. Do resto, caminhões na escala 1/72 e alguns sets de conversão e detalhamento.

O Kit

Fernsprechbetriebskraftwagen (Kfz. 61) mit Einheitsfahrgestell für leichter Lastkraftwagen, ou Caminhão Gerador de Telefonia Com Chassis Padrão para Caminhões Leves.

É exatamente isso que a IBG representa nesse kit. Seu preço no site da Modelimex é de 28,50 Euros, lembrando que há um desconto de 20% para compradores internarcionais, portanto o valor será de 22,80 Euros (algo em torno de R$50,30). Some-se a isto o frete, claro, e, eventualmente, uma possível taxação. Um preço bastante razoável e atraente para um kit desse nível, além do fato de ser lançamento e uma grande novidade.

Para quem nunca comprou na Modelimex é bacana dar uma olhada neste artigo que tem um passo a passo de como comprar por lá.

O kit vem em uma caixa grande, um pouco maior do que o necessário, com espaço de folga. Coisa que não estamos muito acostumados a ver.

   

Em seu interior encontramos quatro sprues muito bem embalados em 3 sacos plásticos, as transparências e a pequena folha de decais, tudo muito organizado, passando uma boa impressão. Nenhuma peça solta e na verificação de costume, nenhuma peça grande empenada, o que nos dá um grande alivio. O kit é muito bem injetado, num plástico cinza, mais para escuro. Observando as árvores, nota-se uma grande coerência nos pontos de injeção das peças, localizados em locais onde não irão dar trabalho para limpeza. Isso confirma um bom projeto e planejamento, com certeza desenvolvido nos mais modernos processos de CAD para a confecção dos moldes.

Mas em compensação o kit não traz nenhum adicional. Nenhum detalhamento em PE, nenhum tipo de carga, ferramenta, figura ou armamento. O interior da cabine é bastante simples: volante, alavancas de câmbio, freio, controles de tração, um painel de instrumentos bem simplificado e, pasmem: apenas os pedais de freio e embreagem. Faltou o pedal do acelerador.

Acho que a IBG poderia ser um pouco mais generosa e atenciosa. Ou fornecendo as peças ou pelo menos fornecendo fotos e referências, pois as informações sobre o veículo não são fáceis de encontrar.
Na foto abaixo está o sprue X, que traz uma boa parte das peças da suspensão, rodas e pneus, entre outras.

Para quem gosta de caminhões, os pneus são uma alegria à parte. Eles vêm separados em duas partes, para serem montados junto com as rodas. Possuem uma leve textura, que com certeza vai fazer diferença na pintura, dando um realismo maior. Notem os pontos de injeção nos pneus.

 

Volante, baterias e tampas dos faróis. Somente essas, sem opção de lentes transparentes.

 

Sprue Y (sinceramente não entendo essa definição dos sprues X e Y, os outros dois são A e B…), Nele estão algumas peças da suspensão, peças da tração, chassis, motor e algumas peças da cabine.

Na foto abaixo vê-se a picareta, que junto com a pá, completam as ferramentas do kit. Nota-se também a qualidade da injeção, nenhuma rebarba ou flash no kit inteiro. Os detalhes também são muito bem acabados e definidos.

O motor muito bem acabado e detalhado, bem próximo ao original. Na parte superior esquerda podemos ver o piso da cabine.

 

Sprues A e B. Onde estão as maiores peças do kit como o teto, laterais da carroceria, portas e algumas peças relativas ao funcionamento do veículo, como central telefônica.

As peças utilizadas para a função do veículo. Não me perguntem. Ainda não sei o que são…

Mais uma vez o kit não decepciona na qualidade e quantidade de detalhes. Cada parafuso, dobradiça e puxador é muito bem retratado no kit, o que gera uma grande expectativa para a montagem.

Mas, não sei se por algum problema de produção, ou de custo ou de esquecimento ou de falta de atenção, as partes internas são completamente lisas, apenas com os pontos de encaixe. Seria o veículo assim mesmo?
Acredito que não… Mas isso vai deixar a desejar se o modelista quiser fazer um interior mais detalhado da cabine ou mesmo da carroceria.

O sprue de transparências traz todos os vidros do veículo. Veio sem manchas e todos os ppontos de injeção vão ficar na parte de dentro do kit. Notem a pequena borda, detalhe que vai facilitar uma barbaridade a sua colocação.

Decais muito bem impressos com as linhas bastante finas. Alguns quase não se enxerga… E apenas o suficiente para as duas versões possíveis do einheits.

As Instruções

Em formato de revista, preto e branco, com 20 páginas, bem impresso e nítido, tendo letras, indicações e peças totalmente legíveis.

As instruções são desenhos de CAD explodidos e renderizados, o que facilita a identificação das peças.

 

Porém certas partes são um pouco confusas, com uma grande quantidade de linhas subindo e descendo, o que pode confundir os modelistas menos experientes e fazer os mais experientes executarem muitos dry-runs.

Indicações de pintura e decais para duas unidades (não muito) diferentes. O Einheits Diesel é todo pintado em panzer grey. O manual traz muito poucas referências de pintura, mas isso nãoo vai impedir um bom acabamento do kit.

Uma ajuda? Leiam este artigo sobre panzer grey que está aqui no Spruemaster.

Aftermarkets

Existem dois sets de melhoramentos para os kits do Einheits, produzidos pela Niko Model, que nada mais é do que uma outra marca da própria IBG. Um deles é destinado ao Einheits de carga com carroceria metálica e o outro pra a van de telefonia. Os dois sets são compostos de PEs e várias partes de resina, que melhoram sensivelmente o acabamento dos kits, como podemos observar nas fotos abaixo. E fica clara a “jogada” comercial da IBG Models, para tentar vender seu produto. Mas como já falei antes, ela poderia ter adicionado ao kit alguns detalhes em PE, seguindo a tendência de todas as grandes marcas, que cada vez mais adicionam esses detalhes aos seus kits.

Eles podem ser adquiridos no site  Modelimex, os links são esses aí em baixo:

1/35 Einheitsdiesel Kfz.61 – detail set (resin,PE)

1/35 Einheitsdiesel Pritschenwagen – detail set

Para ilustrar, as fotos para o set do cargo:

 

E para o da van. Note-se o piso de madeira, marcado em um material similar à madeira. Ou pode até ser madeira mesmo, mas infelizmente não obtive essa informação. O set promove uma grande mudança no kit.

   
   
 
Finalizando

O kit da IBG quebra uma monotonia que pairava há um certo tempo no mercado de kits de militaria alemã. Estávamos vendo sempre “mais do mesmo”, relançamentos e pequenas variações. A IBG ousou com esse caminhão e, na minha opinião, o tiro foi certeiro, pois agitou as lombrigas de todo modelista que estava cansado dos mesmos blindados e meia-lagartas. Foi bem aceito nos principais mercados de modelismo (leia-se Europa e Estados Unidos), onde os comentários foram bastante positivos. E ele é uma peça que vai fazer a diferença em qualquer coleção de veículos alemães.

É um kit que eu recomendo a qualquer modelista, mais ou menos experiente. Podemos notar que a sua montagem não tem nenhum mistério, o que promete ser diversão garantida.

E não posso deixar de agradecer à Modelimex, que gentilmente nos enviou este kit para este review. E convido a todos que gostam de militaria para visitar o site, que além da iBG, também traz marcas como Allan, Maquete, Eastern Express, entre outras. Tudo com 20% de desconto no preço do site…

Daqui a poucos dias vou iniciar a montagem deste kit. Para quem quiser acompanhar, recomendo se cadastrar aqui no Spruemaster para receber os avisos de atualizações e não perder nenhuma etapa da montagem do Einheits Diesel.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

[email protected]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Kit Review – IBG Models 1/35 Einheits Diesel Kfz. 61 #35004”

  1. Oswaldo Antonelli

    Já montei um desses na 1/72. Era uma goiabinha, que veio com o parabrisas quebrado e faltando partes. As rebarbas davam pra injetar outro kit, enfim, mas era um modelo único, interessante. Mandei bala.

    Fica muito bonito esse caminhão. Nando, monta ele pra gente ver nessa escala. Vai valer a pena.

    Abraços, e parabéns pelo review.

    1. Oswaldo, o Nando já começou a montagem 😀 em alguns dias vou postar aqui no Blog o build log ! Fique de olho e se cadastre para receber as novidades !!

      Plastiabraços !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.