Dioramas 

Ju-87 e Me-262 – Pequeno Diorama 1/144 – Parte I

PROJETO

A idéia deste projeto surgiu ao ver esta foto na internet, em um dos fóruns que freqüento. Vi as fotos do Stuka dentro do celeiro e foi paixão a primeira vista, uma cena bem inusitada e que daria um belíssimo diorama ! E em Julho de 2009 comecei o projeto. O diorama já está quase finalizado, hoje recebi as árvores que faltavam para compor o cenário, dividi a reportagem em partes, para poder detalhar cada etapa da construção do Diorama.

Comecei fazendo uma pesquisa histórica sobre o ambiente e local, trata-se de um aeródromo encontrado pelas Diviões de Infantaria Americanas (algumas fontes citam a 103rd Infantry Division) próximo a Hötting na Áustria (no aeródromo de Innsbruck). Entrei em contato com o museu local da cidade, e através da troca de algumas mensagens com o curador do museu, este me indicou alguns livros e também forneceu algumas informações, dessa forma pude  montar o “cenário” onde se passa o diorama.

A maioria das fotos foi feita em épocas diferentes (percebe-se justamente pelo estado de conservação do celeiro), segundo os livros que pesquisei o período é o fim do conflito no ano de 1945.

Este aérodromo foi o primeiro local onde as forças aliadas puderam encontrar de fato o primeiro caça a jato operacional o Me-262.

Quanto ao Ju-87 a unidade de caças NSGr-9 moveu-se da Itália para Innsbruck em abril de 1945, e alocou lá os seus caças, isso explica o Stuka (Modelo Ju87D-3, código E8+GL) escondido no celeiro, prática bem comum em tempos de guerra.

Também no mesmo aeródromo ficou alocado a JV44, conhecida como “Squadron of Experten” que era liderada por nada mais nada menos que o grande às Adolf Galland, a transferência das aeronaves do JV 44 se deu de forma bastante incomum, exigindo que durante a “viagem” as aeronaves pousassem nas Autobahn! e fossem camufladas nas árvores às margens da rodovia.

Me-262 em Innsbruck

Soldados posam para foto ao lado de outro Me-262

Me-262 Abandonado as margens de uma Autobahn

Primeiramente o Jv44 moveu-se para Munich- Salzburg e depois para Hötting-Innsbruck, todos os Me-262 disponíveis foram alocados para lá, e alguns para manutenção foram enviados para os hangares da Lufthansa em Riem.

A mudança do Jv44 para Innsbruck foi estratégica pois permita que ataques pudessem ser realizados na região de Linz.

Um bom livro para ler sobre o Jv44 é o Osprey Aviation Elite 027 – Jagdverband 44 – Squadron of Experten, nele encontrei a maioria das informações de que precisava para formar o contexto histórico deste diorama.

Já com a idéia na cabeça e o contexto histórico montado, iniciei a construção do diorama, a escala escolhida para o trabalho, foi a minha preferida 1/144.

Construção do Celeiro

Com a ajuda de alguns amigos do fórum que moram na Áustria, pude desenhar um típico celeiro, o tipo de telha e forma de construção foram guiados por eles.

Assim desenhei uma pequena planta do celeiro em escala e comecei a construção usando madeira balsa.

Fiz as estruturas laterais usando pequenas varetas de madeira balsa, em seguida coloquei as chapas laterais que compõem o celeiro, para este trabalho usei madeira compensada naval de espessura de 0,3mm (1/64).

 

Depois de prontas as laterais, construí a estrutura do teto, usando as mesmas varetas de balsa (1,5×1,5mm).

Para o post não ficar muito extenso, encerro por aqui pessoal,  fiquem ligados que postarei a parte II em breve !!!

Picture Source:

WWII Photographs courtesy of Jeff Gates ©2010 from his Web site: Life Outtacontext (http://life.outtacontext.com)

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Ju-87 e Me-262 – Pequeno Diorama 1/144 – Parte I”

  1. Marcelo

    Vou aguardar as fotos da segunda parte… Até agora, MUITO BOM, MUY BUENO, VERY NICE…

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.