Aviação Reviews 

Review – Minicraft 1/144 E-3 Sentry AWACS – #14611

Bom pessoal, vamos a mais um kit review !

O kit desta vez é o mais novo e tão esperado lançamento da MInicraft o E-3 Sentry !

História do Modelo

     O E-3 AWACS representa o padrão mundial para controle e suporte aéreo avançado embarcado. Ele preenche a necessidade de funções de comando e controle (C2)  táticos para forças de defesa.

     O E-3 é uma versão militar do Boieng 707-320B pode  voar a até 35000pés de altitude, sua autonomia de vôo é de mais de 11 horas sem reabastecimento com um alcance de  até 5000milhas.

     Dentre suas principais características destacam se:

         •         Detecção, identificação, rastreamento e interceptação de aeronaves hostis operando a baixas altitudes em qualquer tipo de tempo e terreno

         •          Identificação e controle de aeronaves amigas no mesmo espaço aéreo de aeronaves hostis. (IFF)

     O E-3 AWACS combina as seguintes missões:  radar de vigilância (operando a partir de um dome rotativo sob a fuselagem – Look Down), navegação, comunicação, processamento de dados, identificação de equipamentos, e uma versão embarcada do sistema de controle de tráfego de multiprocessamento desenvolvido pela IBM

     O radar look down instalado no radome rotativo sob a fuselagem permite uma visão de 360 graus ao redor da aeronave e tem um alcance de 200 milhas (370km), pode seguir e detectar simultaneamente alvos no ar, terra e mar.

     Usuários

     O primeiro E-3 entrou em serviço pela U.S. Air Force em 1977, seguido por intensivos testes e fly offs do protótipo que duraram por mais de 10 anos. O último dos 34 US AWACS foi entregue em 1984. O E-3 também presta serviço a OTAN (NATO) 17 unidades, o Reino Unido com 7 unidades, a França com 4 Unidades e a Arábia Saudita com 5 unidades. Totalizando 68 unidades produzidas (incluindo um protótipo)

     Ficha técnica: (Plataforma 707)

     Função Primária: Vigilancia Embarcada, commando e controle de tráfego aéreo e comunicações

     Motorização: Quatro CFM-56-2 turbofan engines — 24,000 lb. empuxo (aeronaves de exportação); Quatro TF-33-PW-100 A turbofan engines — 21,000 lb. empuxo (Aeronaves da US e OTAN).

     Dimensões:

     Envergadura 44.43 metros/145’, 9”; comprimento 46.62 metros/152’, 11”inches; Altura do Radome do Radar: 12.5 metros/41’, 9”

     Radome do Radar: Diâmetro 9.1 metros/30’; espessura 1.8 metros/6’; altura sob a fuselagem 3.35 metros/11’.

     Velocidade: Aproximadamente 800km/hr/500m/h

     Altitude máxima: 12000m/35,000’

     Autonomia: Mais de 11 horas sem reabastecimento

     Armamento: Nenhum

     Alcance: Mais de  9,250 km/5,000 nautical miles.

     Tripulação:

      E-3A – 17 (quarto tripulantes e 13 especialistas de AWACS)

     E-3B&C -21 (quarto tripulantes, 17 especialistas AWACS).

     Peso máximo de decolagem: 151,955 kg/335,000 libras.

     Frota Mundial

     Estados Unidos (US Air Force) 33*

     Arábia Saudita 5

     OTAN 17**

     França 4

     Reino Unido 7

     * Um E-3 caiu em 22 de semtembro de 1995 no Alaska, reduzindo a frota americana em uma aeronave

     ** Um  E-3  da OTAN caiu depois de uma arremetida durante um pouso na Grécia em 14 de Julho de 1996

     Os E-3 operados pela OTAN são operados por uma força internacional de tripulantes de 12 países ( Bélgina, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Turquia, Estados Unidos e Noruega.)

     Aqui um video sobre a aeronave:

 

Fonte das informações: Boieng Aircraft Co. (em Inglês):

http://www.boeing.com/defense-space/ic/awacs/docs/E-3AWACS_overview.pdf

http://www.boeing.com/defense-space/ic/awacs/index.html

     O Kit

     O E-3 Sentry da Minicraft surgiu como uma opção ao antigo kit da revell, que é bem conhecido no mundo modelístico devido aos seus erros, uma vez que o kit é baseado no 707-120 e não no 320B como é a aeronave real, assim o comprimento e o formato das asas é diferente, além do nariz e fuselagem.

     É possível ver a diferença da asa através deste desenho:

 

     Fonte (Em Inglês): http://www.airlinercafe.com/page.php?id=72

     O kit da Minicraft corrige este erro, além de adicionar antenas e radares que não são fornecidos no kit da Revell

     Lançado no final de 2009 e apresentado em várias feiras ao redor do mundo foram apresentado na ultima feira de Nuremberg.

      A aeronave básica no kit é o mesmo kit do 707 vendido pela Minicraft já a algum tempo, o único “new tooling” é o radome do radar.

     Vem muito bem embalado em 7 bags, sendo seis bags  com sprues injetados em cinza e um com a transparência da cabine.

     A fuselagem já vem destacada da árvore e com as parte unidas, no dorso o encaixe é razoável, mas no intradorso será necessário um pouco de putty para corrigir a junção.

      O kit tem um baixo relevo bem razoável, não tão bom quando os baixos relevos na 1/144 que a Dragon e a Revell Alemã tem produzido em seus kits ultimamente, mas é bem melhor que do antigo Revell.

     A montagem do kit se dá em 11 passos, bem ilustrados no manual de montagem, o kit também vem com turbinas e tubeiras diferentes, além de antenas que são marcadas no manual para não serem usadas nesta versão da OTAN. Creio que possivelmente a Minicraft lancará decalques para versões diferentes (estrangeiras ?) no futuro. Também há peças para o E-8 Joint Stars.

     As instruções de cores são para tintas TESTORS.

 
    
 
 
    
   
Decalques

     Os decalques representam a aeronave da OTAN (LX-N90442) pintado especialmente para comemorar o aniversário dos 50 anos da criação da OTAN no ano de 1999.

     Os decalques são impressos pela Italiana Cartograph de reconhecida qualidade, entretanto já existia no mercado um set de decalques da Draw Decal para o kit da Revell. A arte do decalque é exatamente a mesma, creio que a Draw deve ter fornecido à Minicraft.

    Fiz uma comparação dos decalques e a folha de decal da Draw Decal apresentea menos filme “sobrando” entre as   marcações, o que é bom, pois ajuda a evitar silvering no acabamento fnal,  e acredito que seja melhor que a impressa pela Cartagraph (perceba os detalhes do degradê das marcações). Isso é devido ao fato dos decalques da Draw Decal serem feitos em Silk.

[caption id="attachment_536" align="alignnone" width="300"] Decalque Minicraft – Cartograph

Decalque Draw Decal

Filme decalque Minicraft – Cartograph

Filme Decalque Draw Decal

     O kit é muito bom, e adiciona um item bastante incomum a qualquer coleção.

     Recomendo !

   Plastiabraços a todos,

[.” align=”alignleft” width=”144″] Lucas Rizzi[/caption]

*** Este review foi patrocinado por mim e meu Cartão de Crédito 😀

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review – Minicraft 1/144 E-3 Sentry AWACS – #14611”

  1. José Maria

    Lucas,
    Atente para um defeito grave nesses kits de 707 da Minicraft. Eles possuem o shape do parabrisas bastante incorreto, basta você encaixar o párabrisas na fuselagem em uma montagem a seco e comparar com alguma imagem de um 707 real. O párabrisas do kit é muito reto, pouco inclinado, muito menos do que deveria ser. Uma dica para você notar bem esse detalhe é observar o desenho do decalque dos párabrisas do kit e do da Draw (este último casa do o shape correto). Uma dica interessante é usar a peça de resina maciça da Contrails, ela corrige muito bem essa falha da minicraft, substituindo a transparência original com pouco trabalho para adaptar, e apresenta como único inconveniente o fato de ser opaco e maciço, não permitindo uso de cockpit transparente.
    Um abraço
    José Maria (TriStar)

    1. Obrigado José Maria ! Já haviam mesmo me falado qualquer coisa sobre isso, mas como o kit ainda não foi pra bancada não deu tempo de pesquisar heheh, Muito obrigado pela dica !!! Valeu mesmo ! Plastiabraço 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.