Na bancada ! 

TBM/TBF Avenger 1/144 Minicraft – Montagem Completa

Vamos para mais uma montagem completa….

Como de costume, vou contar a história da Aeronave…

O TBF Avenger surgiu de um requerimento para um novo torpedeiro para a marinha americana, afim de substituir o Douglas Devastator, o primeiro protótipo voou em agosto de 1941, e o batismo de fogo do Avenger aconteceu durante a  famosa Batalha de Midway, no dia 4 de Junho de 1942.

Seis TBF´s pertencente ao esquadrão VT-8 decolaram da Ilha de Midway, liderados pelo Tenente Langon K. Fieberling, a esquadrilha era composta por poucos pilotos que já haviam estado em combate, e alguns outros possuíam uma pequena experiência, pois já haviam voados Douglas Devastators a partir do USS Hornet, entretanto a maioria era inexperiente em combate e voando uma aeronave totalmente nova, devido a esse fato, poucos sobreviveram a esta missão…

Os seis TBF´s liderados pelo Tenente Fieberling alcançaram a frota japonesa as 7h10 da manhã daquele dia, voando a baixa altitude os Zeros de escolta atacaram os topedeiros.

Dois TBF´s foram destruídos no primeiro ataque, seguidos depois por mais três, percebendo que não seria possível alcançar os Porta Aviões, Ensign Albert K. Earnest jogou seu torpedo em um cruzador e saiu de combate com dois Zeros em seu encalço, ele conseguiu se livrar dos Zeros e como ele mesmo descreveu, só conseguiu chegar de volta a ilha de Midway navegando por “instinto e por Deus”. O TBF de Earnest foi o único a retornar daquela desastrosa missão, seu Radio operador Harrier H. Ferrier foi ferido, e o Operador da Metralhadora Jay D. Manning foi morto durante aquele ataque.

TBM Avenger 8-T-1 – O único sobrevivente do fatídico 04/06/1942

Após este grave incidente em sua primeira missão, o Avenger rapidamente amadureceu para o que seria o melhor torpedeiro usado pela marinha dos Estados Unidos da América.

Um total de 9836 unidades foram fabricadas pela Grumman (TBF) 2990 e pela General Motors (TBM) 7546, muitas variantes foram produzidas e equipadas com os mais diversos tipos de radares, luzes de busca,e usadas nas mais diversas missões,  mostrando assim, toda a versatilidade proposta pela aeronave. A Marinha Real da Inglaterra também utilizou o Avenger (957 unidades no total), do qual eles chamaram de Tarpon.

O Avenger permaneu na linha de serviço da Marinha Americana até o final de Junho de 1954, entretanto outros ainda serviram de reserva em esquadrões de treinamento.Os Avengers também foram largamente utilizados como tanques aéreos no combate a incêndios e alguns ainda permanecem em serviço, mais de 50 anos depois de ter sido projetado.

Sem dúvida o mais famoso homem a voar um Avenger foi George H.W. Bush, que mais tarde se tornaria o 41° Presidente dos Estados Unidos da América (seu filho George W. Bush também se tornaria presidente dos Estados Unidos, sendo eleito o 43° Presidente daquele país). Ele entrou para a marinha em 1942, e serviu em 1943 na VT-51 voando Avengers a partir do USS San Jacinto.

Aqui um pequeno documentário sobre esta mortal máquina:

Fonte:

http://www.acepilots.com/planes/avenger.html

Ronald J. Drez (2001-11-28). Twenty-Five Yards of War:

The Extraordinary Courage of Ordinary Men in World War II. Stephen Ambrose

U.S. Navy Naval Aviation News August 1979, official U.S. Navy photo 80-G-11637

Vamos ao kit:

O kit apresentado pela minicraft é bastante simples, com apenas três sprues, dois injetados em azul e um em acrílico para as transparências.

Optei por fazer um trabalho diretente, então cortei as asas para fazê-lo com elas dobradas, pois era assim que ele ficava nos porta-aviões, este tipo de artíficio era bastante comum em aeronaves navais, pois dessa forma ocupavam bem menos espaço no deck.

Para o trabalho de corte utilizei uma microserra em photoetched de 0,10mm, cortei também os profundures para apresentar assim um maior realismo ao modelo finalizado. Acrescentei também ao kit um motor em resina, e o interior fiz em scratch usando plasticard.

Para o leme, optei por não usar os decalques, pois o cabamento não seria ideal, então mascarei e pintei. A metralhadora da torre eu substituí por uma agulha de insulina, dando um efeito muito mais real. Também recortei as peças de plasticard para fazer o interior. Para a base, utilizei um porta copos, daqueles vendidos em lojas de artesanato, imprimi o deck em laser/papel fotográfico.

Para o canopi, usei a técnica de pintar sobre uma folha de decal, basta pintar a cor desejada, depois recortar as tiras no tamanho correto e aplicar nos frames. Para as portas laterais do canopi, tive que fazer um molde em vaccumforming caseiro, pois as que vinham no kit eram extremamente grossas, impossíveis de usar.

Levei cerca de 80 dias para realizar esta montagem completa, o resultado final foi esse:

Bom pessoal, é isso aí, espero que tenham gostado de mais esta montagem e até a próxima !

Plastisaudações,

[.” align=”alignleft” width=”144″] Lucas Rizzi[/caption]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “TBM/TBF Avenger 1/144 Minicraft – Montagem Completa”

  1. Daniel Follador

    PQP velho, ficou muito bom! Curti pacas a dica do decal para o canopy – Onde se conseguiu a folha ou já vem pintada?

    Abraço!

    Daniel

    1. Obrigado Daniel, essas folhas de decal, são as mesmas usadas para impressão de decalques em impressoras laser e jato de tinta. Estou preparando um tutorial para ensiar fazer decalques, em breve posto por aqui. Valeu !

  2. Henrique Siqueira

    Ainda não consegui fazer a técnica do vaccumforming. Também tenho um ventilete aqui – vou insistir mais um pouco.

    A montagem ficou animal – curti a base também. Você pintou por trás, não?

    1. Sim, não é complicado não !! Vai praticando que é muito mais fácil do que você imagina !!

      Na verdade a pintura de trás eu fiz da seguinte forma, para os frames eu pintei uma folha de decal transparente na cor do interior do cockpit (interior green) depois pintei por cima com o azul. Ao aplicar no canopy dá pra ver a cor de baixo, no caso a do interior. É uma técnica que vale para qualquer escala…

      Plastiabraços e obrigado !!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.