Gundam Na bancada ! Tutoriais 

GUNDAM – MS06D Zaku – Desert Type 1/144 – Montagem Completa

Quero apresentar para vocês meu último kit a sair da bancada, e meu primeiro kit mecha, no caso um MS06D  Zaku Desert Type  do anime GUNDAM, achei legal diversificar um pouco e sair dos aviões…

Infelizmente não tenho todas as fotos da montagem, pois durante o perído de montagem deste kit, eu estava sem máquina fotográfica, que aliás está na assistência técnica a mais de 90 dias e nada de resolverem, já acionei o PROCON e nada ainda…

Mas vamos ao que interessa, este kit é bem antigo, das primeiras séries de fabricação de GUNDAM pela BANDAI, eu costumo dizer que esses kits são “ancient grade” porque vem antes de todos os “grades” que temos hoje em dia.

Pelo que pude ver nos sprues, a data do molde de injeção é de 1985, portanto um kit com pelos menos 25 anos no mercado, e ele não tem absolutamente nada das tecnologias utilizadas atualmente nos kits modernos de GUNDAM, onde não se precisar de nem uma gota de cola para montar um kit…

Este para montar é bem mais trabalhoso é preciso muita cola, lixa e putty, um trabalho enorme, pois as peças são móveis, então tem que montar tudo na sequência certinho para poder ficar móvel depois, muitas vezes foi preciso colar, lixar, passar putty, deixar tudo certo pra pintura, antes de passar para o passo seguinte, foi realmente um teste de paciência esta montagem.

Para a montagem deste kit decidi fazer uma pequena base com a areia do deserto e um rochedo, também tive a idéia de colocar um LED de alto brilho na cabeça do mecha. O LED utilizado foi um padrão de alto brilho na cor rosa, o trabalho de adaptação na cabeça do mecha foi bastante simples e sem problemas, para a  fiação usei fio de cobre esmaltado bem fino, retirado de um pequeno motor elétrico, a saída dos fios para a lâmpada da cabeça ficou nos pés do mecha.

Para fazer o rochedo esculpi um bloco de espuma floral, daquelas utilizadas para arranjos de flores, após esculpir é bom aplicar algumas camadas de cola branca diluída com água, isso irá fechar os poros, facilitando a pintura, e também dará resistência ao material. Neste rochedo apliquei 6 camadas de cola branca diluída com água. Recomendo esperar secar muito bem entre uma camada e outra. Esculpi também um rochedo menor, que será móvel pemitindo a troca da pilha que alimenta o LED na cabeça do mecha.

Selecionei um pedaço de madeira MDF para usar como base e deixei os fios, suporte da bateria, botão liga-desliga do LED bem como os fios já preparados para aplicação da base, neste caso usei massa corrida de pintura.

Uma boa ferramenta para ajudar espalhar massa corrida sobre uma superfície é a espátula, se você não tiver uma em sua bancada um cartão de banco funciona muito bem.

Apliquei também uma fita nas laterias da base, para proteger da massa e da areia que virá depois.

Após a aplicação da massa corrida, deixei secar por alguns minutos para dar uma pequena endurecida e fiz as marcas dos pés dos mecha, para não manchar o modelo protegi com filme plástico.

Para aplicação da areia da base fiz o seguinte: uma pintura básica de fundo na cor areia, utilizei tinta acrilex para esse trabalho, para a areia usei daquela comum mesmo, de construção, a única coisa que fiz para deixar um pouco mais real foi coar para selecionar os menores gãos possíveis, para isso utilizei um coador de tinta, daqueles vendidos em casas especializadas.

A pintura do rochedo foi no aérografo utilizando várias misturas de cores para dar o efeito dos sedimentos da rocha.

O resultado final foi este aqui:

Medalha de Prata – XIII Open de Catanduva – 2010

Ainda tenho muito o que aprender sobre esse mundo de mechas, gundams, animes e sci-fi, mas confesso que gostei muito da montagem e já estou planejando um diorama…

Espero que tenham gostado e até a próxima !

[.” align=”alignleft” width=”144″]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “GUNDAM – MS06D Zaku – Desert Type 1/144 – Montagem Completa”

  1. Suzuki

    Boa Noite
    Eu queria umas peças de artilharia..tem alguma escala que eu possa usar?
    obrigado

    1. Bom dia Suzuki,

      Você pode procurar militaria na escala 1/144 mesmo, ou então peças de wargame, alguns estão em escala bem próxima a 1/144.

  2. gundam unicorn

    This gundam serie is the very best. I cannot forget my very first time watching Gundam Wing then know about japan mobile suit gundam. Hope to own much more wonderful gundam serie in the future

    1. You are right, this series was the best Gundam Series. I like too Armored Troopers Votoms, to me they are the best mechas series. Thank you to visit my blog ! Best regards.

  3. Israel

    Muito legal. Diversificou.

    1. Sim, é bacana fazer algo de diferente de vez em quando, assim aprendemos novas técnicas 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.