Aviação Reviews 

Kit Review – Elaga 1/48 Embraer EMB-202 Ipanema #0001

Esse é um lançamento histório, um kit totalmente nacional de um avião nacional !!

Peguei este kit no seu lançamento nacional realizado no XIII Open de Catanduva, que aconteceu neste domingo (07/03), tive a oportunidade de conhecer o pessoal da Elaga, e eu não poderia começar este post sem dar os parabéns ao pessoal da Elaga Modelos Plásticos pela ousadia e coragem em fazê-lo !! Esta é uma iniciativa que merece o total apoio de nós modelistas !

Mas vamos ao review,

Um pouco de história sobre o Ipanema,

Pouca gente sabe, mas na verdade o primeiro avião agrícola totalmente brasileiro não foi o Ipanema, mas sim o SP-18 “onça”, projetado pelo pessoal do IPT,  o projetista Willian Niess também enviou um projeto (AG-1A-150) que a principio foi aceito mas nunca construído. Nenhum dos dois modelos chegou a ser fabricado em série, sendo construído somente um protótipo do primeiro.

O Ipanema começou sem estes percalços, ele foi desenhado pelo PAR, no CTA no ano de 1969, dentro de algumas especificações feitas pelo Ministério da Agricultura. Ele foi batizado de IPANEMA, em homenagem a Fazenda Ipanema, local onde funcionava um núcelo de pesquisas do Ministério da Agricultura no estado de São Paulo. Entretanto a responsabilidade do seu desenvolvimento foi transferida para a EMBRAER, na ocasião do início de suas atividades em janeiro de 1970.

O primeiro protótipo do EMB-200 Ipanema (matrícula PP-ZIP) fez seu oo inaugural em 30 de julho de 1970, e a homologação da aeronave saiu em  dezembro de 1971, em janeiro do ano seguinte, 23 unidades já haviam sido produzidas !

A versão inicial apresentou alguns problemas relatados pelos operadores, como a ineficiência da hélice de passo fixo, pouca capacidade do tanque, bem como rodas pequenas demais para operar em pistas despreparadas, assim algumas melhorias foram realizadas e nascia o EMB-200A.

De lá para cá muitas melhorias foram realizadas, culminando no último modelo da série atualmente, o EMB 202A, que foi a primeira aeronave do mundo homologada para voar movida a álcool !

Atualmente mais de 1000 unidades do famoso modelo agrícola já foram fabricadas, a grande maioria opera nas regiões centrais e sudestes do Brasil.

As versões fabricadas do Ipanema foram:

EMB 200A – Com alguns aperfeiçoamentos, nas rodas, tanques e hélice
EMB 201 – Motor Lycoming de 300 HP, alterações aerodinâmicas. Capacidade do reservatório de 750kg.
EMB 201A – Novo painel, controles e asas.
EMB 202 – Alterações aerodinâmicas como adição de a adição de winglets, equipamento de pulverização eletrostática opcional. Capacidade do reservatório foi ampliada para 950kg.
EMB 202A -Primeira aeronave de série no mundo a voar com motor álcool, um Lycoming de 320 HP. O álcool possibilita um melhor desempenho, além de custos mais baixos de manutenção e operação.

Fonte: Website Embraer e Neiva Aeronáutica

A Construção Aeronáutica no Brasil, Andrade, Roberto Pereira de,

O kit:

Ao abrir a caixa você encontra um único bag, com todas as peças embaladas, isso é muito bom, pois proteje os decalques da humidade evitando seu amarelamento, bem como as peças ficaram se mexendo dentro da caixa durante o transporte.

O kit é composto de 4 árvores, sendo três injetas em plástico cinza e uma para as transparências, além de um bag com as asas em separado.

 

As intruções são bem simples e precisas, com dois manuais, um manual para a montagem do modelo, que se dá em 5 passos, e outro colorido para a aplicação da pintura e dos decalques.

Os decalques vem protegidos por uma folha de papel manteiga, eles apresentam todos os estencils da aeronave, até o indicador de quantidade de litros no tanque está presente, o pessoal da Elaga caprichou nos detalhes, uma coisa muito bacana nos decalques também é quase ausência de filme “extra” nos decalques, isso evita bastante o silvering e ajuda muito na qualidade final da montagem.

A injeção do kit é muito boa, com poucas rebarbas e o plástico é boa qualidade, percebi ao soltar as metades da fuselagem da primeira árvore para fazer um “test fit”.

A fuselagem se encaixa muito bem, exceto pelo único contratempo que encontrei em todo o kit, o pino traseiro inferior, parece que está um pouquinho deslocado (cerca de 1mm) para trás da parte fêmea, mas nada que impeça a montagem do kit, removendo o pino a montagem se dá normalmete. Nada que desqualifique o kit

As asas não possuem pinos de encaixe, porém tem uma excelente área para aplicação de cola, facilitando muito a montagem.

De um modo geral encaixe é muito bom, ficando pouca coisa para ser aplicado putty.

O kit é um mix de baixo e alto relevo, assim como é o modelo real, que digamos a verdade não é assim nenhum modelo de limpeza aerodinâmica, todos os detalhes estão presentes no kit, rebites, apoiadores de mão, trancas, um detalhe que foi adicionado a este kit e que achei muito legal e incomum presente nos kits no mercado atul, o sistema de freio esta na roda !

Um ponto importante a ser realizado durante a montagem do kit, conforme orientação do pessoal da Elaga, é a montagem do trem de pouso, pois como no modelo real, ele tem poucos pontos de encaixe, então pessoal , na hora da montagem, nada de pressa, deixe secar muito bem antes de colocar o modelo apoiado sobre o trem de pouso

Aqui a apresentação do Kit no XIII Open de Catanduva

 

Minha conclusão final: Este é um kit que não pode faltar em nenhuma coleção, muitos pontos positivos na montagem, parabéns ao pessoal  da Elaga Modelos Plásticos.

O preço médio de venda para o consumidor é em torno de R$60,00, e pode ser adquirido diretamente com o pessoal da ELAGA ou nas melhores lojas de modelismo do país.

Gostaria de agradecer ao pessoal da Elaga Modelos Plásticos por fornecer este kit para review.

Muito Obrigado Pessoal !

Espero que tenham gostado de mais esse review  até a próxima !

P.S. Fiquem ligados que na próxima semana vou publicar um Walkaround de um Ipanema 202 e também iniciarei a montagem do kit..

ADENDO

Publico orientações de pintura, enviadas pelo meu amigo Tsukamoto (Tsuka-Sam)

1-VERMELHO IBÉRICO – VOLKSWAGEN 1975/1976 COD VW 3021 – WANDALAC;

2- VERDE HIPPIE VOLKSWAGEN 1973/1974 COD VW60006 – WANDALAC.

TODAS COM PIGMENTAÇÃO LACA NITROCELULOSICA “DUCO”.

SOLVENTE CORRESPONDENTE LACA NITROCELULOSICA MAIS RETARDADOR UNIVERSAL.

O “Primer” Branco acrílico automotivo é preponderante para um bom resultado das pinturas.

DILUIÇÃO 1X 3 + 10% DE RETARDADOR UNIVERSAL .

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

58 Thoughts to “Kit Review – Elaga 1/48 Embraer EMB-202 Ipanema #0001”

  1. WARLEY ALVES ATAIDES DOS SANTOS

    Alguem me ajuda queria muito compra um embraer ipanema emb 202 sou muito fãn desse aviao por favor alguem me de uma dica ja procurei e nao acho.

    1. Oi Warley,

      Se não me engano na época o Sr Elaga produziu algo em torno de 500-600 unidades do kit e não produziu mais, fazendo dele um short-run puro sangue :-).

      Então só quem comprou na época tem na coleção, você só vai encontrar pra comprar com alguém que esteja se desfazendo do kit, procure em fóruns de plastimodelismo e no mercado livre, talvez você encontre.

      Plastiabraço e boas montagens!

  2. hudson murilo

    onde posso comprar um kit da elaga do ipanemão?

    1. Boa noite Hudson,

      Procure nas lojas de plastimodelismo ou mercado livre, esse kit já ficou um pouco raro de encontrar.

      Plastiabraços!

  3. João Elaga está de parabéns por superar o desafio do primeiro kit injetado! Só conheci agora o kit (estava afastado desde 2008 do modelismo) e realmente gostei muito de saber desta novidade e iniciativa. Logo vou adquirir alguns kits.

    Pessoal, independentemente do kit ser bom ou não, TEMOS que apoiar o Elaga dentro das nossas possibilidades, senão vamos passar o resto da vida reclamando “por que não se injeta kit no Brasil”. Nosso parque industrial do setor plástico é GIGANTE, e é realmente uma pena que tivemos que esperar 20 anos após o fim da Kikoler para outra empresa aparecer no mercado.

    Esse kit agora é parte da história do modelismo do Brasil. Só isso já vale MUITA COISA! Independente do tema/escala que você monte, PRESTIGIE E COMPRE! Somente assim, futuramente a empresa poderá fazer algo que lhe atenda na sua preferência!

    Forte abraço a todos!

  4. Carlos Alberto Gabardo

    os kits da ELAGA, não expõe na cx da embalagem e mesmo na propaganda de dos produtos, as medidas dos kits. ( SERIA O BASICO, escala..??? nem todos estão á fim de calcular as medidas reais de uma aeronave e converter em escala..) Achei isso uma falha bastante significativa para mim, pois preciso de vários kits e nem um é in formado medidas.

    1. Oi Carlos, obrigado pelo sem comentário.

      Na tampa da caixa informa a escala, veja do lado direito no canto inferior. Quanto a medida do kit nem todos os fabricantes fazem isso, aliás a Revell é a única que tem esse prática em todas as suas caixas. Sua observação realmente é boa.

      Infelizmente parece que o ELAGA desistiu de injetar os kits, pois não divulgou mais nada.

      Plastiabraços!

  5. mateus

    quero comprar um ipanema emb 202 a

  6. Irapuan

    João Elaga

    Primeiramente parabéns pela iniciativa. Mesmo não montando muitos aviões acho que irei montar o Ipanema.

    Aguardo o Super-tucano.

    Após essas duas aventuras, pretende lançar quais modelos? Osório seria um deles?

    Esobre as figuras estarão em um futuro catálogo?

    []s

    Irapuan (Gwion)

  7. Celso Dornelas

    Nosssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaa!
    fala aí irmão, onde compro esse kit!
    Fico no aguardo
    Abraço
    Celso

    1. Esse é fácil de achar, a maioria das lojas de plastimodelismo aqui no Brasil tem o kit, o valor aproximado é de 50 Reais.

      Aqui no Blog rolou um concurso com esse kit, clique aqui para ver

      Plastiabraço,

  8. Daniel

    Boa a iniciativa, mas vamos com calma…

    Primeiro que o kit não é nenhuma “maravilha” moderna, precisa melhorar em vários pontos:
    – Os sprues são grossos demais, isso acarreta em um custo de fabricação maior para algo que é descartado ao montar o kit. Para reduzir os custos os sprues deveriam ser mais finos;
    – Notei também que o plástico das peças em si também é muito grosso, além de pesar mais no custo de produção (mais material usado) pode prejudicar o modelo final por ficar mais pesado do que deveria ou difícil de manter por exemplo a espessura correta das peças;
    – Os “pontos de contato” entre o sprue e as peças são grossos demais. Nada que não dê de tirar com estilete e paciência, mas idealmente deveriam ser menores para deixar o mínimo possível de “cicatrizes” na superfície da peça;
    – As transparências precisam claramente serem feitas com um plástico mais transparente, tanto é que um modelo que vi a montagem o sujeito trocou as mesmas por acrílico moldado.

    Para um primeiro kit ficou legal Sr. Elaga, mas precisa melhorar. Peço expressamente que não vá na velha onda do empresariado brasileiro de “brasileiro não dá bola para qualidade” e que tente melhorar cada vez mais, dê especial atenção aos detalhes para que os seus kits tenham o diferencial da qualidade e não meramente preço ou “comprem porquê é feito aqui”.

    1. Com Certeza Daniel,

      Tanto que para o próximo modelo o Tucano, o Sr João já mudou muitas coisas…. este kit é um verdadeiro short-run, onde com um pouco de trabalho dá pra fazer um modelo bem legal.

      Veja aqui no blog o concurso que rolou e as montagens que o pessoal fez:

      https://www.spruemaster.com/index.php/2011/06/resultado_concurso-3/

      Plastiabraço e obrigado por visitar o SprueMaster.

  9. julio vinicius

    gostaria de saber se tem como eu comprar ele ja montado e pintado?
    se tiver comunique comigo q irei comprar 1 de vcs!!
    obrigado!
    [email protected]

  10. Gostaria de comprar esse exemplar, como faço?

    1. Julio, a T-6 Hobby, um dos patrocinadores do Blog, tem esse kit pra vender, é só entrar no site deles clicando no Banner aí do lado da matéria 😉

      Um grande abraço e obrigado por visitar o SprueMaster !

  11. Pessoal,

    Uma boa notícia sobre as cores pra quem for fazer o Verde, recebi hoje um vidro de Tamiya X-15 Light Green e outro de Gunze H16 Yeloow Green, comprei justamente para comparar.

    A cor do Ipanema é algo entre essas duas, a Gunze e a Tamiya, na minha opinião, se pintar com qualquer uma delas dará certo.

    Fica aí a dica !

    Valeu !

  12. Luiz Antonio da Silva

    Parabéns.Depois de 38 anos na profissão de piloto agricola vejo chegar aomercado um modelo do nosso Ipanema. Fico emocionado que alguém tenha se lembrado de nós. Mais uma vez parabéns.Vou montar um que irá enfeitar com muita honra a mesa da minha sala.

  13. João Elaga

    Obrigado Ricardo P40 pelas tuas palavras de incentivo.O ipanema foi uma escola para nós.Com ele aprendemos muito e como voce mesmo disse,sem ninguem com conhecimentos na fabricação de um plastimodelo.Nosso próximo lançamento será o EMB-312 T-27,e em breve teremos fotos do molde da fuzelagem.Vai dar pra ver que estamos caprichando muito.
    Um abraço do amigo João Elaga.

  14. Ricardo P-40

    Gostaria parabenizar tanto ao Lucas pelo Blog e pelo Review que estão excelentes quanto principalmente ao João Elaga pela fantástica iniciativa. É para mim que acompanho o plastimodelismo desde meados dos anos 60 uma grande satisfação ter visto chegar esse dia em que um modelo totalmente desenvolvido e produzido no Brasil está sendo colocado no mercado.

    Embora reconheça que o modelo possivelmente necessite ainda de alguns ajustes e que ainda haja um bom caminho a ser percorrido até se chegar ao mesmo nível dos melhores produtos do mercado internacional. Acho que o resultado alcançado foi expetacular, principalmente se levarmos em consideração de que aqui não há mão de obra com experiência nessa área tal como existe lá fora.

    Só me resta no momento esperar que este seja apenas o primeiro de muitos que estejam por vir.

    Abs,

    Ricardo

  15. Cebola

    Até que enfim um avião brasileiro, num kit brasileiro.

    Acho muito que temos grandes aviões kitáveis como o Demoiselle, o Tucano,bandeirantes ou Brasília e os planadores, como Neiva B monitor, Quero Quero, e Urupema.

    Tão logo ache a venda vou comprar o meu, acho este avião muito legal e com ele o orgulho de ver algo daqui, e feito prá cá.

    parabéns ao fabricante do Kit e review do Lucas

    Cebola

  16. Jocelei

    Vai em frente Sr Elaga, apezar de só montar caminhões, vou montar 1 ou 2 desses, já que
    conheço esse avião voando pelas lavouras daqui. Também espero o Super Tucano, e porque não
    futuramente alguma(s) coisa(s) na 1:24, principalmente caminhões tupiniquins. Abraço!

  17. Robison Fernandes

    Me animei a voltar a trabalhar com plastimodelismo, tanto que comprei o Kit da Elaga, e logo estarei montando. Quero aqui agradecer ao Sr. João Elaga que prontamente respondeu meu e-mail.

    Para quem quiser conhecer meu trabalho com um galeão espanhol, pode ver as fotos que postei no fórum abaixo:

    http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=37&t=2776&start=150

  18. Amigos, acabei de publicar no blog um Walkaround do Ipanema, ótimas referências para quem vai montar o kit…

    Plastiabraço e obrigado !

  19. NIGHTRIDER

    Boa tarde pessoal
    Eu recebi agora a tarde o modelo do Ipanema…
    Olhando em fotos vc ve uma coisa e in loco é outra….
    Realmente um kit que veio pra ficar.. nao é um Hasegawa, um Tamyia, ou similar… é um modelo parecido com um Airfix, pelo menos o plastico…e nao fica devendo nada a nenhum kit importado.Eu aprovei e em breve estarei adquirindo mais alguns …. pelo menos dois montados eu terei na coleçao…
    Agora uma Dica…
    O modelo pode ser montado diretamente da caixa sem alguma modificaçao, mas um cinto de segurança para os assentos e um painel de Instrumentos em PE seria muito bem vindo.. Mas logo logo eu acho que ja exitira no mercado alguma coisa a respeito para incrementar este kit… pra mim é historico, uma aeronave nacional e de um fabricante nacional
    Parabens Elaga.. vida longa aos kits plasticos..
    A iniciativa da Elaga Kits Plasticos esta de parabens!!!!

  20. João Elaga

    Diretamente na Elaga Modelos Plasticos.
    [email protected]

    Tenho certeza que quem montar o Ipanema,vai se surpreender.Não vejo a hora de ver as fotos do primeiro montado e pintado.
    Um grandes abraço do amigo João Elaga.

  21. André Delecrodi (Botucatu)

    Como vai Sr. João Elaga
    Por favor, divulgue os locais onde podemos comprar o kit, ou como comprar diretamente com a Elaga.
    Algumas pessoas aqui da Embraer estão se interessando.
    Grande abraço

    1. André,

      Para entrar em contato com o Sr. João, é so ir no website dele (lá em tem e-mail e telefone) é só clicar no logo ou no banner da Elaga aqui no blog 😀

      Plastiabraço,

  22. daniel iscold

    Olha pessoal, nessas horas fico orgulhoso de ser brasileiro, e com relação aos comentários do nosso amigo anônimo acho o seguinte.
    Academy, Italeri, Monogram entre outras,já fizeram goiabas e tenho certeza que no país deles sempre foram muito comemoradas como está sendo o lançamento do João, comentários totalmente desnecessários.
    Parabens João!!! Vida longa a Elaga modelismo em tempos de resinas e photoecths e cada vez menos kits montados.

  23. João Elaga

    Faço minhas as palavras do anonimo.Temos muito o que aprender e com certeza,todas as sugestões para melhoramento dos kits serão de extrema importância.Mesmo utilizando maquinas modernas CNC,injetora própria e tudo o mais para a fabricação dos moldes,todos nós aqui da Elaga Modelos Plasticos,sabemos que os grandes fabricantes usam uma tecnologia muito mais avançada como por exemplo scaner digitais a laser,modeladores de ultima geração e sem falar do tempo de existencia destas empresas que algumas já tem mais de 60 anos.
    É como disse o guitarrista B.B.King quando terminou um dos shows dele:”Pode não ter ficado otimo,mas eu fiz o meu melhor”.
    Um grande abraço e fica aqui o meu agradecimento à todos aqueles que estão adquirindo o kit,pois se não tiver quem compra,não tem como ir para frente.
    João Elaga.

  24. Valeu pessoal !

    Ficou feliz que gostaram do kit e do review

    O Sr. João merece todo nosso apoio.

    Obrigado a todos pelos elogios !

  25. Anônimo

    Cuidado com esse ufanismo todo. A injeção do kit não é excelente, é média. Os detalhes não são excelentes, são medianos. Exatamente o que se devia esperar de um primeiro kit feito por uma empresa que está começando nesse negócio.

    SE fosse qualquer outra empresa no mundo seria imediatamente taxado de goiaba. Mas como é brasileiro, não se pode dizer nada que não seja elogio?

    Todo mundo vai comprar, eu vou também, vamos dar a força que pudermos, mas daí a dizer que está melhor que Academy e Italeri??? Cada coisa no seu lugar.

    A empresa do João Elaga vai longe, por mérito próprio, todos esperamos isso, mas ainda tem muito chão pela frente. Eu realmente desejo boa sorte e um futuro brilhante, mas não vou pingar colírio alucinógeno por causa disso.

    Anônimo, por razões óbvias.

  26. Junior JUMBO

    Grande amigo Lucas !!!

    Parabéns pelo excelente review, e parabéns especialmente ao amigo João Elaga por apostar e investir na construção de kits 100% nacionais. Que a Elaga Modelos Plásticos seja um tremendo sucesso e que muitos outros modelos nacionais assim como o famoso Paulistinha, o T-25 Universal, o T-23 Uirapuru, o Regente, e tantos outros também possam virar lindos modelos assim como o Ipanema.

    Abração do amigo JUMBO

  27. Juninho

    Lucas…. lindo o ipanema!!! show de bola!!! puxa esse avião é lindo mesmo e o kit ficou show… quero um!!! Ehehe… abraços!

  28. Israel Sanches

    Vai deixar todo mundo com agua na boca sobre a montagem!!!
    hahaha!!!
    Eu quero ver! Parabéns, muito detalhado, excelente kit, e brasileiro ainda! aew brazuca!!!
    Boa iniciativa lucão!

  29. NIGHTRIDER

    Rapaz,estou sonhando de zoio aberto com este lançamento….
    Que modelo … Parabens ao Elaga por este fantastico modelo….. e ao Lucas por este Perfeito Review…… Vida longa aos kits nacionais

  30. A.Bell

    Meu caro Lucas,
    Parabéns por ajudar nosso hobby brasuca com o seu trabalho de divulgação!Nota 10 pra você.
    Esquecendo do kit,e olhando a iniciativa do Sr.João.
    Parabéns Sr.Elaga!
    Está resgatando pra nós plastimodelistas a esperança de termos kits nacionais a preços competitivos em nossas coleções.Agora é ir atrás do kit,pura diversão!
    Abs,a todos.

  31. mauricio

    muito bom o kit !! , otima injeção ! gostaria de sugerir um decal dos instrumentos para o kit assim ficaria completinho o kit , mesmo assim nota 1000! .

  32. João Elaga

    Bruno,sugestão dos pontos de injeção da fuzelagem anotada e aprovada.
    Um abraço,João Elaga.

  33. Roberto (Jacavoadora) Monteiro

    Putz! O João Elaga me sacaneou! Vou ser obrigado a montar um kit 1/48! he he he! Show de bola o bichinho! Onde tá vendendo? Alguma loja aqui do RJ já pediu?
    Torço para que seja um sucesso absoluto de vendas para aí, que sabe num próximo lançamento, um dia eu possa montar um AMX 1/72 antes de passar pro andar de cima.
    Parabéns pela iniciativa!

  34. Bruno

    Olá Pessoal!!

    Maravilha…
    Em primeiro de tudo Parabéns ao Pessoal da ELAGA!!!
    Faz muito tempo que aguardamos por iniciativas como esta.

    Exigir o estado da arte em uma primeira instancia é incoerente, assim como modelistas só conseguimos evoluir após muitas experiência e tentativas.

    Apesar de não montar 1/48, este vai entrar no acervo com certeza.

    Aproveitando para futuras modificações;

    A arvore que contem a fuselagem

    A fuselagem poderia ser presa pela parte inferior, com uma quantia menor de contatos.
    A fixação pela parte inferior evitaria problemas que normalmente ocorrem a estrutura ao se remover da arvore.

    Aguardando novidades!!!

    Que venham os

    AMX
    Xavante
    Dentre outros..

  35. Nilson M.Ferreira

    Certo Lucas,
    Parabéns pelo site e pelo review e claro mais ainda pelo Senhor João, a iniciativa do kit e modelo totalmente brasileiros. Temos que tirar o chapéu e aplaudir de pé!!!!
    Devo pegar o meu no sábado com o amigo Masp aqui em Brasília, e para aqueles que ja estão com ele, boa montagem.
    um abraço
    Nilson

  36. Léo

    Meus parabéns João e cia. Haja coragem pra fabricar kits! Esse pessoal que critica…não tem vergonha na cara não??O cara tá fabricando kits 100% brasileiros, coisa que não se via há muito tempo…vamos pegar mais leve ok?Não gostou, faz melhor…
    Quanto ao kit, parabéns, estou louco pra monta-lo.

  37. Paulo do Rio

    Sr Elaga
    Parabéns pela iniciativa e espírito empreendedor. Há homens que fazem e outros que atiram pedras.
    Continue e verá que há mercado para produtos e empresas honestos.

  38. João Elaga

    Olá pessoal.Muito obrigado pelas palavras de incentivo e obrigado também pelas críticas que são fundamentais para melhorar algo.Só com muita determinação se consegue tocar um negócio destes para frente.O Ipanema nos ensinou muito,e para os próximos modelos,muitos detalhes serão melhorados.Estarei sempre à disposição.
    João Elaga.

  39. Muito obrigado pelos elogios pessoal !

    Na verdade quem merece todo nosso apoio e reconhecimento é o Sr. João pela iniciativa.

    Marcos, é bem verdade, sempre tem algum pra falar besteira… fazer o quê, a turma do contra sempre está presente por aí.. mas e como você disse, a injeção não perde em nada da qualidade dos kits por ai. Tem muito kit dessas outras marcas conhecidas que são verdadeiras “goiabas”…

    Essa semana começo o trabalho de montagem do kit, fiquem ligados para ver…

    Plastiabraço a todos e muito obrigado !

  40. Icaro Valenca

    Para ser o primeiro Kit injetado e pela iniciativa e coragem da ELEGA, voces estao de parabens. Mas olhando bem o kit pelas fotos publicadas, deu para ver alguns pontos negativos neste kit.
    1- A injecao esta parecendo os moldes da Revell antiga, muitas rebarbas. (Os sprues sao Grosseiros)
    2- Detalhamento dos paineis como rebites e linhas em alto relevo, como e original do modelo real, estes poderiam ser mais suaves.
    3- Painel de instumentos (Relogios) poderiam ser mais detalhados.
    Na primeiro vista este kit esta parecendo modelos injetados de Marcas do Leste Europeu. Para ser vendido no exterior tem que melhorar muito.
    Nao levem este comentario como negatividade, somente dicas de melhorias na qualidade para os proximos Kit’s.
    Mais uma vez Parabens pela iniciativa.
    Estamos esperando modelos injetados da FAB, como por exemplo…..
    O AMX na 1/48
    O Super Tucano na 1/48
    Abs Icaro….

  41. Marcos Costa

    Eita nóis, sempre tem um pra falar [email protected], interessante que esses são sempre os que encontram dificuldades e impossibilidades para tudo. A injeção do kit não tem nada de grosseira, na verdade, é muito melhor que muito Academy ou Italeri que eu vejo por aí.

  42. Cristiano

    Olá, O kit parece muito bom mesmo pelas imagens e o avião, pra minha surpresa, até que é bunitim. Minha sugestão a Elaga: O manual e a embalagem parecem estar todo em português. Sugiro incluir uma versão em inglês e talvez espanhol.

    []’s

  43. João Elaga

    Dragon,a roda não está descentrada,é apenas uma rebarba que sai facilmente com uma lixa.Voce não sabe o trabalho que deu pra fazer esta injeção grosseira.
    João Elaga.

  44. Caro Lucas, excelente trabalho.

    Nós aqui da Neiva/Embraer ficamos maravilhados.

    Parabéns a vc modelista e ao criador dessa maravilha.

    Adriano Cardoso
    Vendedor de Peças de Reposição do Ipanema

  45. André Delecrodi (Botucatu)

    Ahh, esqueci de falar… trabalho na Embraer e estou falando com um vendedor do Ipanema, vou ver se arrumo o cod das cores exatas do Ipanema.

  46. Pressinatte

    Boa Lucas! Agora quero acompanhar a montagem dele, tenho um colega piloto agrícola e acho que vou conversar com ele, hehehehehehe.

    Um abraço.

  47. André Delecrodi (Botucatu)

    Legal Lucas, prazer em conhecê-lo no open de Catanduva!

    Esse kit agora faz parte da história do plastimodelismo nacional, bela iniciativa da Elaga.

    Abraço

  48. Fernando Galdiano

    VAleu Lucas !! Show este teu Review ! O kit fica realmente lindo depois de montado ! Com certeza, vai ser um sucesso de vendas aqui ! E lá fora também !

    abraço.

  49. Dragon

    Bem,achei que era um Zvezda…A injecao parece ser grosseira ,nao??? Muitas rebarbas,e a roda parece descentrada..isso sera eliminado na serie de producao???

  50. OSWALDO ANTONELLI

    Belo trabalho, Lucas!

    Um lançamento como esse merecia um reviuew tão bem feito e detalhado como o teu.

    Parabéns e abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.