Tutoriais 

Cabos de aço para veículos militares na escala 1/35

Amigos,

Segue mais uma matéria passo a passo, desta vez são cabos de aço daqueles usados em veículos militares, quem escreveu este tutorial para vocês foi meu colaborador oficial e mestre da militaria Fernando.

Com vocês mais um tutorial, espero que gostem.

****************************************

Mesmo nos kits mais novos algumas peças não são fielmente reproduzidas pela injeção do plástico. Algumas vezes, geralmnte nos kits de moldes mais antigos, essas peças são até toscas, fazendo o modelista pensar duas vezes antes de colá-la no kit.

Mas para suprir essa deficiência, começaram a fazer parte dos kits peças em outros materiais, como metais diversos, transparências, resinas, etc… Hoje temos uma profusão de photoetcheds, os PEs, canos de metal, grades, munição, figuras, cabos e muito mais, à nossa disposição. Surgiram até empresas especializadas somente nesse tipo de “aftermarket” oferecendo complementos maravilhosos para nossos kits. Pena que muitas vezes eles custem mais caro do que o kit propriamente dito.

Porém, com um pouco de criatividade a alguns reais gastos em material, podemos com nossas próprias mãos dar um “up” em alguns detalhes de nossos kits.

E neste artigo vamos, especificamente, tratar dos cabos de aço do Pz.Kpfz. VI, Tiger.

O Tiger carregava, por padrão, 3 cabos de aço, sendo dois de espessura maior, colocados sobre o seu casco superior e outro mais fino, fixado à lateral do casco. Na foto abaixo podemos ver um dos cabos grandes preso no anel de reboque, na frente do blindado.

E nesta podemos ver nitidamente o cabo na lateral, mais fino.

Para quem quiser um preciosismo maior no detalhamento, essa imagem mostra os diferentes tipos de presilhas do cabo lateral do Tiger.

ão

Aqui as presilhas do cabo superior, juntamente com a haste que servia para a limpeza do canhão do tanque.

Bem, apresentações feitas, vamos ao trabalho.

Antes de começar, cabem algumas observações da minha parte:

– as técnicas apresentadas aqui são puramente intuitivas, experimentais, e têm como único objetivo melhorar o detalhamento do kit.

– os resultados podem não agradar a todos, e as técnicas podem ser aprimoradas, ou os materiais substituídos.

– vou aproveitar o espaço e falar que BLINDADOS ALEMÃES DA WWII NÃO USAM CORRENTES, usam cabos de aço. Se alguém possuir alguma evidência do uso de correntes, por favor me enviem.

Inicialmente vou fazer o cabo lateral do Tiger, o mais fino. Na foto a peça original do kit, da marca AFV.

Um detalhe da peça, que tem uma qualidade muito boa.

E o material que vamos utilizar:

– cabo de aço de encastoar anzol: comprado em lojas de material de pesca, possui várias espessuras, medidas em libras de capacidade, chegando até 200 libras. Custa entre 5 e 10 reais, dependendo da espessura, preços de abril de 2010. Vêm em rolos de 10 metros. Também acompanha o cabo uma quantidade de pequenos tubos de aço, que serão bastante úteis.

– pequenos pedaços de plasticard e de lata de cerveja ou de refrigerantes

– cola tipo cianoacrilato

– ferramentas adequadas

O primeiro passo é cortar uma quantidade suficiente de cabo, com alguns centímetros de folga.

Em seguida, temos que descascar o cabo. É um detalhe muito importante, pois o mesmo vem recoberto com uma camada de nylon transparente. Isso pode ser feito com um estilete ou bisturi, o que vai dar um certo trabalho.

Uma outra opção é derreter essa cobertura de nylon utilizando um isqueiro ou a chama de uma vela. Essa opção é bem mais prática e retira totalmente a cobertura do cabo. ATENÇÃO: o nylon exala fumaça tóxica, e mesmo sendo em pequena quantidade, não inale. E cuidado com as gotas do plástico derretido.

Feito isso, o próximo passo é dar forma ao cabo em questão. Com a ajuda de um alicate de bico fino, vá cuidadosamente entortando o cabo de aço. Vá aos poucos, evitando vincos, que são muito difíceis de serem eliminados desse material. Neste caso usei a própria peça do kit como exemplo, mas podem ser usadas fotos ou a criatividade para dar formato ao cabo.

Depois do cabo já conformado, corte pequenas tiras de alumínio (latas) e as cole no cabo para segurar o alinhamento. Use a cola cianoacrilato e o alicate para apertar as tiras de alumínio e manter os cabos alinhados. Observe a foto.

Repita esse procedimento em todos os pontos de ancoragem do cabo.

Neste caso, resolvi aproveitar os terminais do cabo original do kit. Para isso, separei-os cuidadosamente da peça e com o mandril manual (pin vise) fiz os furos para facilitar a colagem no novo cabo.

E está pronto. Terminais colados e as sobras das tiras de alumínio dobradas para a parte de trás do cabo, o que vai ser bastante útil na colagem do cabo na lateral do Tiger.

Um close do terminal colado no lugar.

E do outro lado.

E terminado o cabo lateral, vamos partir para os cabos principais, que são esses aí.

Para eles, vamos usar o cabo de 120 libras. No outro, usei o de 75 libras, mais fino.

A minha intenção é deixar os cabos na posição original, presos no upper hull do Tiger, e para isso vou manter a configuração original, com as partes do limpador de canhão presas junto com o cabo. Notem na foto que tudo é preso dentro dessas duas peças.  Também já vimos como funcionavam essas peças originalmente no blindado.

Para isso, cortei pedaços de plasticard com o mesmo tamanho dos originais do kit.

Depois, com o mandril, fiz 5 furos em cada, para o cabo e para a ferramenta.

Para o limpador do canhão, usei pedaços de clips de papel, pois era o que mais se aproximada da espessura.

Depois foi só inseri-los nas peças furadas e fixar usando cianoacrilato.

Em seguida passei o cabo pelos furos externos e fiz a ponta dele utilizando os tubinhos que acompanham o cabo de aço. Tudo devidamente colado com cianoacrilato.

E aqui estão os cabos prontos para o uso. Vou dar a forma final quando for colar no veículo, para obedecer as posições de fixação.

Com uns poucos reais e alguma paciência podemos melhorar bastante os nossos kits e acrescentar muita diversão e satisfação ao nosso hobby.

Espero que esse pequeno tutorial tenha sido útil e qualquer coisa o e-mail está aí em baixo.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

[email protected]

Clique aqui e receba as atualizações do SprueMaster em seu e-mail

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Cabos de aço para veículos militares na escala 1/35”

  1. Reginaldo

    Fernando,

    Estou com um projeto de customização para transformar uma mini em um guincho. Pretendo fazer a estrutura da carroceria em madeira balsa. Ainda não sei como irei fazer o redutor (onde o cabo de aço é enrolado) e também estou sem ideia para fazer as polias. 1 – Você tem alguma sugestão? 2 – Esse cabo de aço de pesca, ele é flexível o suficiente para ser enrolado no redutor ?

    Obrigado e parabéns a você e ao Lucas pelo blog. Espero que o mantenham no ar para sempre! Os tutorias como legenda em fotos são perfeitos.

  2. Tenho que dizer que o seu trabalho é exepcional! Ver estes laços de cabos de aço sendo feitos nessa pequena escala mostra o quanto você tem de paciência/habilidade e ama seu hobby! Parabéns!

  3. OSWALDO ANTONELLI

    Maravilha de trabalho! Impressionante!

    Abraços.

  4. franneto

    Parabéns Fernando,tremendo tutorial.Valeu

  5. Paulo Rogério

    Fernado

    Tutorial fora de série, parabéns e valeu pelas dicas

    Te mais

    Paulo Rogério

  6. Henrique Siqueira

    Show de bola!

    Não sabia que tinha este cabo para vender em loja de pesca. Vou dar uma passada para comprar depois.

    Tentei fazer com cabo de aço para bicicletas. O formato é muito bom, a escala bate certinho, porém ele é muito rígido para dar forma.

    Fazer um laço na ponta dá um trabalhão.

    Ps. Ficou ótimo como foi montado o tutorial.

    Abraço

    Hendrix

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.