Aviação Reviews 

Kit Review – FLY 1/144 McDonnell Douglas Dc-9-30 DHL #14406

 Este review e de um modelo da nova empresa Tcheca (Česká republika) chamada Fly, é uma empresa nova no mercado, com kits comerciais na escala 1/144 e militares na escala 1/48.

Recebi o kit que representa um DC-9-30 utilizanddo pela empresa DHL, vamos para um pouco de história desta aeronave.

O McDonell Douglas DC-9, voou pela primeira vez no final do ano de 1965 e foi produzido até 1982. Ele foi projetado como aeronave de alcance médio para vôos regionais.  976 unidades de todas as versões foram produzidas, sendo 47 delas para uso militar (C9A – “Nightingale”)

O DC-9 foi modificado extensivamente durante seus anos de vida, dando origem ao MD-80, MD-90 e MD-95, que foi rebatizado de Boieng 717, quando a McDonell Douglas se fundiu com a Boeing em 1997, o Boeing 717, era muito similar ao DC-9-30, destacando-se apenas a construção diferenciada, em materiais mais leves e resistentes.

Trinta anos depois do seu primeiro vôo e mais de vinte anos depois do ultimo modelo sair da fábrica, o DC-9 ainda mantém sua maestria em muitas empresas espalhadas ao redor do mundo, a frota atual de aeronaves faz mais de 3500 vôos diários, comprovando sua versatilidade e operacionalidade sem iguais. Sem sombra de dúvida o DC-9 é uma aeronave inigualável na história da aviação.

Aqui uma propaganda  de 1966 da extinta empresa Ozark Air Lines que mostra alguns detalhes da aeronave:

Fonte: http://www.boeing.com

O Kit

O kit vem bem embalado em um saquinho “zip”  contendo o único sprue do kit, moldado em branco, outro saquinho com as antenas em resina, além de manual de instruções e folha de decalques.

A injeção é limpa, sem marcas, e sem rebarbas (flash), os detalhes são em baixo relevo, bem finos e delicados, achei excelentes para a escala.

Não há aberturas para as janelas, o que facilita muito nessa versão de cargas, pois não há a necessidade de fechá-las, entretanto as janelas do canopy também são fechadas, mas para isso o pessoal da Fly enviou decalques, com as janelas, saidas de emergência laterais e canopy.

Como a maioria dos kits short run, não há pinos de encaixe para a fuselagem e as turbinas, portando um pouco de cuidado na hora de montar estas peças será necessário para evitar que fiquem fora de alinhamento. Entretanto há pinos para encaixar as turbinas na fuselagem e nas asas e outras partes também, evitando assim desalinhamentos, inclusive no intradorso da asa, há “marcações guia” para evitar que as peças sejam coladas desalinhadas, o que demonstra que o pessoal da Fly se preocupou em facilitar a montagem e previnir erros.

As antenas e tubos de pitot em resina, são muito bem detalhados, entretanto devido ao seu pequeno tamanho são bastante frágeis, e exigirão muito cuidado para separá-las. Particularmente acho que o pessoal da Fly poderia substituí-las facilmente por peças em photoetched, mais fáceis de manusear.

A montagem do modelo é simples e  feita em poucos passos, a folha de instruções é detalhada com diagramas e bem produzida, as intruções indicam cores das tintas da marca humbrol para a pintura básica do trem de pouso, rodas, saídas das turbinas.

A folha de decalques permite fazer até 6 aeronaves diferentes da DHL, bastando apenas recortar a matrícula, entretanto faltou indicações de referência destas aeronaves, pois nem todas da DHL tem as janelas pintadas, outras tem apenas o meio das janelas pintadas e outras ainda tem todas as janelas pintadas.

No verso da caixa há um diagrama com as indicações de cores para a aeronave N929AX, desta vez não há indicação de código de cores para nenhuma marca, mas por serem cores básicas creio que não seja difícil de encontrar. Há também as indicações para a aplicação dos decalques.

Para ajudar quem for montar o modelo consegui encontrar algumas fotos das aeronaves disponíveis na folha de decalques. Serve como referência.

N985AX – Photo Copyright Marty McGuire

N929AX – Photo Copyright DSavit

N909AX – Photo Copyright Michael Durning

N986AX – Photo Copyright Matt Kluck

Além desta versão do DC-9-30 da DHL, a Fly também disponibiliza outras versões do DC-9, são elas:

DC-9-B – “Navy”

DC-9-31 “Firebird II” – Inclui nariz em resina.

DC-9-32 “NASA”

DC-9-32 “United Nations”

VC-9-C “USAF”

Cada modelo tem edição limitada de 500 unidades, pode se comprado na Modelimex, a um preço de 16 euros (aproximadamente R$38,00 + frete).

O link para esta versão da DHL é este aqui.

Sem sombra de dúvida o kit é excelente, muito bem injetado e tem um nível detalhes muito bom também, recomendo !

Meus sinceros agradecimentos à Modelimex por gentilmente enviar este kit para review.

 

Espero que gostem do review e até a próxima !

[.” align=”alignnone” width=”144″] Pessoal, só fazendo uma correção no preço, para países como Brazil, USA, Japão e Austrália é cerca de  20% menor do que está no site, pois aquele preço inclui impostos para vendas na UE, para nós este kit vai sair por 13,33 Euros, ou seja aproximadamente R$31,83 !! Mais barato ainda !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Kit Review – FLY 1/144 McDonnell Douglas Dc-9-30 DHL #14406”

  1. como faço pra comprar o kit deste modelo DC-9?….
    grato.

    1. Olá Alvaro,

      Este kit não está disponível no Brasil, mas você pode comprá-lo diretamente na Modelimex, dê uma olhada nos links no final do artigo, um é para a loja da modelimex, para saber como comprar lá, leia este tutorial aqui

      Se tiver mais dúvidas pode postar aqui…

      Plastiabraço,

  2. alvaro gonçalves

    como faço pra comprar este Kite do DC-9?….
    grato pela atençao.

  3. Oswaldo Antonelli

    Daqui pra Sertãozinho é um pulinho!

    Tô indo buscar…

    1. Nem vem Tio que esse vai pra bancada nas próximas semanas ! , adorei o kit, muito bom ! 😀 😀

  4. A.Bell

    Gostei da dica!É uma ótima opção e me parece um kit muito bacana!

    1. A. Bell, é muito bom o kit, recomendo sim, e o preço é bem justo também. Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.