Militaria Reviews 

Tank Model – Review de produtos

Encaminho pra você mais uma matéria do meu Colaborador Oficial, Fernando Zavarelli, desta vez ele fez um review dos produtos da Tank Model, muito excelentes por sinal, e que serão dados de presente para os 2° e 3° lugares do I Concurso SprueMaster de Modelismo !

Com você meu grande amigo Nando,

Espero que gostem da matéria !

 

***************************************

Recentemente escrevi em uma matéria a falta que sentimos de acessórios para os nossos kits e modelos. As vezes um capacete, uma arma pessoal, uma metralhadora para um diorama… Geralmente “canibalizamos” isso de outros kits. Ou muitas vezes compramos um set de acessórios para usar uma ou duas peças somente, o que acaba encarecendo tudo.

Mas, pelo menos em parte, isso está sendo solucionado. Estão chegando no Brasil os produtos da Tank Model, que é uma iniciativa russa que produz peças e figuras em resina. E de alta qualidade e nível de detalhamento.

O responsável por trazer esse material para a gente é o André Eigenheer, proprietário da loja virtual T6 Hobby, que muito já conhecem do modelismo, e que patrocina este blog.

E quando falo em peças, estou falando de capacetes alemães com a coureira dentro, armas pessoais avulsas, russas e alemãs, metralhadoras com tripés, cabeças avulsas de figuras, muitas peças de militaria moderna, acessórios pessoais como coldres, pás, munição, caixas de granadas, enfim, dezenas de peças que com certeza vão agradar a muitos modelistas.

Em breve o site www.tank-model.com.br vai estar no ar com fotos de todas as peças, locais de venda, etc. Mas para matar a curiosidade, podemos acessar o site russo em www.tank-model.ru

Mas agora vamos ao que interessa. Recebi do André duas figuras e uma metralhadora, a fim de avaliar o material e escrever este artigo.

A primeira impressão é boa. As figuras vêm acondicionadas dentro de uma pequena caixa de papelão  e dentro dela as peças das figuras dentro de um pequeno saco plástico.

  

German Infantry SS – Kharkov, winter, 1943

Como o nome da figura já diz, representa um soldado das tropas SS na frente leste, no inverno. A figura montada é essa aí em baixo, em foto cedida pela própria Tank.

 

Impressionante, não? Não sou especialista em figuras, mas quando olhei essas fotos fiquei bastante animado, pois estou acostumado com as figuras que acompanham os kits ou dos sets em plástico das marcas mais famosas.

Abrindo o saco plástico e tirando as peças de dentro, foi isto que encontrei:

Uma figura extremamente detalhada e muito bem moldada. Peças sem rebarbas ou bolhas, em uma resina acinzentada, fácil de trabalhar. Os dry-runs dos braços e cabeça mostraram que a figura vai montar sem problemas, talvez com um mínimo de massa. Não vai assustar modelistas iniciantes e muito menos irritas os mais experientes. Nenhum manual acompanha a figura. Ah, o cano da MP 40 veio quebrado… Mas nada que um pouco de paciência não resolva.

Nesta figura, vem junto uma base, que é bem bacana. Uma caixa de munição e um capacete afundados no piso, terra, areia e pedaços de tijolos acrescentam um drama à figura, que pode ser montada separadamente ou compor alguma vinheta ou diorama.

 

O corpo, as pernas e os pés estão juntos, acredito que para uma melhor moldagem da roupa. Mas isso não desmerece o detalhamento, onde até rasgos na calça foram detalhados. Notem a fivela do cinturão e os furos das correias no peito da figura.

 

Um close da cabeça, que tem uma expressão bem forte, na minha opinião. (tank_06.jpg)

 

E aqui um detalhe que achei muito bacana. A pá que vem junto com a figura está dentro do seu suporte de couro e até a fivela da tira que prende a pá foi colocada, um detalhe que não se vê nem em kits de plástico das melhores marcas. 

 

Metralhadora SG-43 – 7,62 mm – Goryunov

Essa é a outra peça que chegou para nossa avaliação. Mas antes cabe uma pequena explicação histórica sobre essa peça.

A mais famosa metralhadora russa da WWII, sem dúvida nenhuma, foi a Maxim, eternizada em inúmeros filmes, fotos e até kits.  Também com calibre 7,62, iniciou sua trajetória em 1910 no exército russo. Mas existia a necessidade de uma arma mais moderna e confiável, e em 1943 a SG-43 entra em atividade nas forças vermelhas, sendo a substituta da Maxim.  Sua configuração podia mudar de uso da infantaria para uma arma anti-aérea.  Lutou na Segunda Guerra, Coréia e Vietnam. No início da década de 60 foi substituída pelas PKM no Exército Vermelho.

  
 

O Kit

Sua embalagem é bem mais simples, apenas um saco plástico com as peças grampeado num suporte de papelão, com as instruções grampeadas junto. Nada que desabone, mas a apresentação das figuras tinha deixado uma apresentação bem melhor.

 

As instruções são bastante simples, mostrando as duas opções de posicionamento da arma, infantaria ou anti-aérea.

 

Da mesma resina acinzentada das figuras, as peças são muito bem injetadas, mantendo o mesmo nível de detalhamento.

 

As caixas de munição com a estrela na lateral e a fita de balas mostram a preocupação com a escala correta.

 

As rodas trazem até as presilhas dos aros de ferro na madeira.

 

Bem, está apresentada, para quem ainda não conhecia, a Tank Model. Oportunamente vamos trazer mais reviews e montagens de seus kits. Pelas informações colhidas, em breve muitos itens vão estar à disposição de modelistas brasileiros, e com preços bastante convidativos.

Agradeço ao André da T-6 Hobby por ter fornecido estes kits para review.

 É isso aí !!!

Fernando Zavarelli – [email protected]

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Tank Model – Review de produtos”

  1. HEINDRICH

    Adiquiri um figura desta e posso dizer que nunca vi nada igual em qualidade pelo preco oferecido…

    Grüß

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.