Artigo do Leitor 

Artigo do Leitor – Focke Wulf Fw 190 Dora – Trimaster 1/48

 

Publico para vocês um artigo enviado por um dos leitores do blog,o  Adilson Denis Jankowski, ele realizou uma ótima  montagem de um kit da Trimaster na escala 1/48 do famoso FW 190-Dora.

Parabéns Adilson!

Espero que gostem…

 

*************************************

A aeronave:

Pessoalmente acho esta série do FW 190 D-9, Ta-152 C e H-1 os mais belos caças da WWII, são impressionantes em todos quesitos, Kurt Tank, seu projetista, certamente sabia o que estava fazendo.

A princípio o D-9 era tido como um passo para desenvolvimento do novíssimo Ta 152, ele acabou provando a muitos sua eficiência em combate, trazendo dor de cabeça aos aliados, ele recebeu a designação “D” devido ao abandono das séries B e C, e o número “nove” decorre do fato de que ele sucedeu ao A-8, ele foi conhecido simplesmente como “Dora-Nove”.

Equipado com um motor Junkers Jumo 213A, de carter seco com 12 cilindros refrigerado à água, a versão padrão do Dora-Nove, que se tornaria o melhor caça a pistão a ser entregue para a Luftwaffe, possuía dois canhões de 20 mm nas asas e duas metralhadoras de 13 mm no capô, tinha ainda capacidade de levar um suporte de bombas ETC504 (para artefatos de fragmentação).

Seu motor alcançava 1.776 HP, e era equipado com uma injeção de água-metanol MW50 lhe permitindo a velocidade máxima de 704 Km/h a um teto de serviço máximo de 10.000 m.

O kit:

Para quem não conhece, a Trimaster foi há muitos anos atrás a melhor marca de kits do mercado, pois eles vêm com diversos acessórios, como trem de pouso em metal , interior em resina e photoetched, além de outros detalhes.

Eu comprei este kit em um famoso site nacional de plastimodelismo, paguei  por ele a quantia de R$190,00 aproximadamente 11 anos atrás, a embalagem veio lacrado, atualmente é um kit raro, já cheguei a ver a venda no EBAY por incríveis US$300,00, um absurdo.

Sua montagem é complexa, existem problemas de encaixe, uma séria dificuldade no alinhamento das asas em relação a fuselagem, e também ao seu diedro, mas, para época de seu lançamento, era uma obra de arte.

A versão a ser contruída de numero de série 500570, pintada em RLM 84 (no lugar de 76), atuou sobre Berlim em maio de 1945,  usei basicamente tintas da Marca Gunze Mr. Collor Enamel.

Os de D-9 de fim de guerra tinham os porões do trem de pouso abertos, dando acesso ao compartimento do motor, neste caso cortei a peça e vou executar um motor em scratch.

É isso aí,

Adilson Denis Jankowski

Plastimodelista desde 1986

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.