Aviação Reviews 

Kit review – Amodel 1/144 Antonov AN-2 “Colt” #1422

Falar do Antonov AN-2 “Colt” (Codinome da OTAN) é falar de uma lenda, pois esta é  uma das aeronaves mais versáteis já construídas.

O primeiro vôo do AN-2 aconteceu em 31 de agosto de 1947, e a versão da Polonesa PZL voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1960, tornando-se rapidamente um grande sucesso da empresa estatal Ucraniana.

Originalmente projetado para o Ministério da Agricultura e Florestas da União Soviética, em pouco tempo a aeronave foi adotada pela pela Força Aérea Soviética e construído também para seus países aliados, ele era perfeito para países menos desenvolvidos pois exigia pouca manutenção e era muito fácil de voar.

O AN-2 foi adotado em uma enorme gama de usos, desde reboque de planadores, pulverização de defensivos, lançamento de paraquedistas, entre outras funçoes. Ele é capaz de levar até 10 passeiros e tem uma cabine bastante ampla, o que permite a acomodação de cargas volumosas, pode levar até 1.500kg em cargas.

Uma outra grande vantagem do AN-2 é sua capacidade STOL (Short Take Off and Landing), ou seja, pousos e decolagens curtas. Aliás ver um monstrengo desses pousando em uma pista de 300m realmente impressiona.

AN-2 Versão Aeroagrícola

AN-2 Versão Aeroagrícola

Cerca de 12.000 unidades foram produzidas pela empresa Polonesa  PZL Mielec,  que tinha um acordo de licença de produção do modelo.  A Antonov produzidos em sua fábrica localizada em Kiev na Ucrânia cerca de 5.000 unidades antes de parar a produção em 1965. O projeto foi licenciado para a China, onde 1.500 unidades foram pela  Harbin entre 1957 e o início de 1970, e recebeu o nome de Harbin Y-5. No total aproximadamente cerca de 18.000 unidades foram construídas.

O AN-2 ainda está em serviço e muitas forças aéreas e operadores privados  ao redor do mundo, não se sabe exatemante mas acredita-se que cerca de 2.000 unidades ainda estejam em serviço.

No Brasil existem 7 registros para o An-2, são eles:

PR-AAG – Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G14149

PR-UAI – Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G17033

PR-UAR -Fabricado pela PZL Milec, número de série 1G18756

PR-WGA – Fabricado pela PZL Milec, número de série IG-19526

PT-BIA – Fabricado pela PZL Milec,número de série – 1G19243

PT-FZF – Fabricado pela PZL Milec,número de série  IG-229-02

PT-WGA – Fabricado pela PZL Milec,número de série- 1G237-34

Não sei dizer ao certo quantos estão em operação, mas tenho notícias de dois em operações de vôo.

Vamos dar uma olhada nestes dois vídeos, afinal  nada melhor do que ver esta lenda aeronáutica em operação, então vamos lá:

Fontes:

ANAC – RAB On-Line

Antonov AN-2 Owners and Friends Web Page

Jane´s Historic Military Aircraft Recognition Guide – ISBN 0 00 472140 7

****

Realizadas as devidas apresentações desta lenda voadora vamos ao kit:

A Amodel lançou este modelo no final do ano de 2009 ~início de 2010, é um kit injetado em tiragem limitada e no estilo dos fabricantes do leste europeu “short run”, ou seja, não possui pinos de encaixe, ou outras coisas que facilitem sua montagem, sendo assim é um tipo de kit não muito idicado para os modelistas menos experientes.

A Amodel lançou três variantes deste kit, sendo duas com trem de pouso convencional e uma com skis para neve.

O kit consiste em 4 Sprues, sendo 3 injetados em cinza e 1 em acrílico para as transparências. Acompanha o kit também uma pequena folha de detalhes em Photoetched, além de uma folha de decalques que permite fazer até 7 versões diferentes.

Todas as linhas de relevo são rebaixadas, e finas, bem fiéis a escala, o kit posui 92 peças, e após a montagem ficará com 90mm de comprimento por 126mm de envergadura.

A montagem se dá em 9 passou e o manual é bem ilustrado, existem bom detalhes no interior com assentos e painel de instrumento, coisa um pouco rara de se encontrar nesta escala tão pequena.

Na folha de Photoetched é possível encontrar deltalhes para os ailerons e para fixação da asa superior, um detalhe que achei muito bom, pois se esta peça fosse injetada além de frágil ficaria um pouco fora de escala, também há na folha, bem como nos sprues, peças que não serão utilizadas pois fazem parte do modelo com skis.

As indicações de cores para pintura são da Gunze Sangyo. As versões disponívies nos decalques são:

Aeroflot CCCH-71235 – Esquema de Pintura de 1972

Exército Soviético – Cores padrão de operação no Leste da Alemanha

Força Aérea Polonesa – Cores padrão de operação

Modelo Civil “Zero G” Hungria 2006

Modelo Civil Aeroagrícola da Bulgária – LZ-1177

Companhia Aérea da Slováquia “Slovair” -OM-KIN

E um último padrão um tanto curioso, hipotético da Segunda Gerra Mundial com as cores da Luftwaffe, segundo as intruções foi utilizado em um filme, mas não consegui encontrar nada a respeito.

Definitivamente é um kit que todo apaixonado por aviação deve ter na sua estante, e mesmo em uma escala tão pequena é incrivelmente rico em detalhes.

Sem dúvida nenhuma altamente recomendado !

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de mais este review !!

Lucas Rizzi[/caption]

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Kit review – Amodel 1/144 Antonov AN-2 “Colt” #1422”

  1. Piovan

    Excelente review Lucas, como sempre!!

    1. Obrigado !!! Que bom que gostou !!

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Fico imaginando o que deve ser montar um kit desses comPEs em 1/144…

    Insano!

    1. hhehe não é difícil não viu Oswaldo, eu acho que você devia encarar um kit desses qualquer hora pra ver… garanto que vai gostar.. essa escala é show ! Abração !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.