Tutoriais 

Tudo o que você sempre quis saber sobre Aerógrafos – III

Dando continuidade ao artigo sobre Aerógrafos, vamos falar um pouco sobre as principais marcas de tintas existentes no mercado, o  intuito dessa parte do artigo é informar para o modelista as opções que dispomos atualmente.

Não vou falar da qualidade das tintas, pois costumo sempre dizer que  tinta é como futebol, cada um acha que o seu time é o melhor e ponto final. Já  li muitas discussões em fóruns na Internet sobre qual tinta é a melhor, eu digo que a melhor tinta é áquela da qual você melhor se adapta, pois o que pode ser uma excelente tinta para um modelista pode ser uma péssima experiência para outro, portanto minha dica é: EXPERIMENTE.

Nada melhor que você mesmo usar a tinta e tirar suas próprias conclusões, por mais opiniões que lhe dêem, por mais que digam que a tinta boa é “Y” e não a “X”, experimente, e tire suas conclusões.

Basicamente as tintas para modelismo podem ser dividas em duas categorias as esmalte sintéticas (enamel) e as acrílicas (acrylic).

A princípio vou falar das tintas produzidas para a finalidade do hobby, depois mostrarei as adaptações que o pessoal faz, usando tintas para artesanato – Acrilex e Gato Preto, e as tintas automotivas.

Quanto a diluição para uso no aerógrafo a opção do solvente do fabricante é sempre a melhor, pois ele possui os componentes químicos corretos para diluição da tinta, que somente o fabricante conhece.

Entretanto nem sempre o preço é acessível ou mesmo os encontramos disponíveis no mercado. Existem vários diluentes “genéricos” que podem ser utilizados, vou falar sobre eles de acordo com cada marca de tinta.

Quanto a proporção para a diluição, tanto as acrílicas quanto as esmalte sintético recomendo o seguinte:

Cores Escuras

3 partes de diluente para 1 parte de tinta.

Cores Claras

2 partes de diluente para 1 parte de tinta, dependendo da cor, como o branco por exemplo, pode ser até 1 para 1.

Claro que isso não é uma regra, pois a proporção da diluição depende de muitos fatores entre eles a habilidade do modelista com o uso do aerógrafo e da sua afinadade com a tinta que está usando, além do acabamento que ele pretende alcançar, estas proporções são apenas um ponto de partida para quem esta utilizando o aerógrafo pela primeira vez.

Não esqueça que é melhor aplicar dez demãos de pintura fina (bem diluída), do que apenas uma demão de pintura grossa (que pode em alguns casos até esconder detalhes do kit) .

Uma atitude um tanto quanto controversa é a aplicação de “primer” antes da pintura, alguns modelistas acreditam que é extremamente importante e necessária, outros já pensam que não. Obrigatório ou não, uma coisa é certa, o primer realmente melhora a adesão de certas  marcas de tinta à superfície dos modelos, e em alguns casos, em figuras e carros especialmente, influi bastante na tonalidade das cores que se quer representar.

Portanto, cada caso é uma condição diferente a ser estudada, e depende somente do modelista aplicar ou não o primer. Na dúvida experimente e tire suas conclusões.

Existem vários primers disponíveis no mercado como o Mr Surface da Gunze, que é produzico especificamente para o modelismo, ou primers automotivos, que são muito utilizado por modelistas.

Segurança

Tanto tintas acrílicas quanto tintas esmalte sintético, requerem EPI para sua utilização.

Segundo o este guia disponibuilizado no site da 3M fabricante de EPI´s, as máscaras recomendadas são as VO (Vapores Orgânicos), tanto para o Álcool Isopropílico quanto para os Solventes Orgânicos.

Algumas indicações de respiradores:

Descartável – Respirador 8713B

Com Manutenção ( e necessário trocar o filtro) – Semi Facial Série 6000

Existem outras opções, o importante é que tenham proteção VO (Vapores Orgânicos).

Agora ja temos uma pequena noção do seu uso vamos conhecer algumas marcas de tintas Acrílicas e Esmalte Sintético (Enamel) disponíveis no mercado atualmente

Tintas Acrílicas

Estas tintas tem por característica não possuírem cheiro muito forte, devido ao solvente que utilizam, além de ser  atóxicas.  Podem ser diluídas em água, álcool isopropílico ou no solvente produzido pelo fabricante.

As principais marcas de tintas acrílicas atualmente são:

Tamiya

Produzem no total 81 cores diferentes, sendo 23 brilhantes, 51 foscas e 7 translúcidas, encontradas em frascos de 23ml ou 10ml (Mini Series).

Uma tabela com as cores disponíveis da Tamiya, pode ser encontrada aqui

Vallejo

Produz quatro linhas diferentes de tinta acrílica,

Model Color,220 cores nos mais variados padrões, civis e militares nos padrões Federal Standard, RLM, RAL e outros. Podem ser compradas separadamente ou em estojos com 8, 16 ou 72 cores.

Model Air, mesma variedade de cores das Model Color, com a diferença que estas tintas já vêm diluídas para uso em aerógrafos, podem ser encontradas em estojos com 8, 16, 29 e 72 unidades.

A tabela de cores da Vallejo pode ser vista aqui

Panzer Aces, tintas desenvolvidas em conjunto com a revista Panzer Aces, estas cores foram especialmente formuladas para pintar uniformes de soldados de várias nacionalidades, e podem ser compradas em 6 estojos diferentes com 8 unidades de tinta cada. No total são 16 cores. A tabela de Cores Panzer Aces, pode ser vista aqui

A desvantagem destas tintas Vallejo é que só podem ser diluídas com água ou com solvente próprio, dessa forma, não se pode usar álcool isopropílico para diluí-las.

Gunze Sangyo

Possui duas linhas de tintas as Lacquer (laca) chamadas de Mr Color e as acrílicas chamadas de Hobby Color ou Aqueous Hobby.

São 151 cores acrílicas, que compreendem também os padrões, Federal Standard, RLM, RAL, e outros.

Uma tabela de cores da Gunze pode ser encontrada aqui

Hobby Cores

Esta marca é reconhecidamente nacional e pode ser encontrada em mais de 100 cores disponíveis, nos padrões Federal Standard e RLM.

Também são disponíveis em 4 sets diferentes.

Uma tabela de cores pode ser encontrada aqui

Model Master Acryl

A model Master possui uma linha de tintas Acrílicas e esmalte sintéco, quanto as acrílicas são cerca de 100 cores, entre brilhantes, metálicas e foscas.

São solúveis em água e em solvente próprio desenvolvido pelo fabricante.

Para ver a lista completa de cores disponíveis clique aqui

Revell

A Revell possui duas linhas de tintas, as Enamel e as Acrílicas, sendo as últimas solúveis apenas em água, e proporção recomendada segundo o fabricante é de 20 a 25% de água.

As tintas acrílicas levam o nome de Aqua Color, e estão disponíveis em 72 cores diferentes.

São vendidas em frascos de formato quadrados com 18ml.

Para ver a lista completa de cores disponíveis clique aqui

Humbrol

A Humbrol também fabrica duas linhas de tintas, Enamel e Acrílicas, sendo as ultimas também solúveis somente em água.

Infelizmente não consegui encontrar uma tabela de todas as cores ou mais informações sobre estas tintas, mas recomendo uma visita ao site da Humbrol, clique aqui.

MH Tintas

Recentemente lançadas no mercado nacional, vendida em pequenos potes com 20ml, possuem cores nos padrões RLM, Federal Standard e algumas cores sólidas, não há uma tabela de cores ou equivalência no site do fabricante.

Tintas Esmalte Sintético (Enamel)

As tintas esmalte sintético, geralmente tem cheiro forte, e requerem o uso de solventes orgânicos para diluição, são tóxicas, e uma vez que os solventes orgânicos podem causar sérios danos a saúde requerem o uso contínuo de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Usam uma grande variedade de Solventes Orgânicos, sendo os mais comumente utilizados o solvente EcoSolv da Acrilex, o Solvente 237 , 2130 e até aguarrás, cada tinta se comporta de uma forma, o ideal é testar,  existem vários tipos de solventes que podem ser utilizados lembrando sempre que o solvente produzido pelo fabricante é sempre a melhor solução.

Gunze Sangyo

Sua linha de tintas Lacquer (laca) é chamada de Mr Color, são produzidas em 174 cores diferentes. Elas se diferenciam das Esmalte Sintético apenas pelo tipo de Solvente Orgânico que utilizam, neste caso específico para tintas Laca (é mais tóxico que o Solvente Orgânico para tintas Esmalte Sintético).

Uma tabela de cores pode ser vista aqui

Atenção, embora parecidas e produzidas pelo mesmo fabricante, os códigos de cores entre elas são diferentes !!

Model Master (TESTORS)

A Model Master possui uma série de tintas englobando padrões Federal Standard, RLM e RAL, são cerca de 100 cores, entre metálicas, foscas e semibrilho. Também possui uma linha de cores metalizadas, chamada de Buffing Metalizer, estas tintas já vem prontas para o uso no aerógrafo.

Uma lista completa destas tintas pode ser encontrada aqui

Humbrol

Com uma variedade grande de cores, a Humbrol possui tintas brilhantes, semi-brilho e foscas. São cerca de 100 cores.

Uma lista destas cores pode ser vista aqui

EasyColors

Fabricante nacional de tintas, possui uma linha de tintas de cores “lisas”, metálicas e especiais, embora não produza as cores ja no padrão, possuem um sistema de mistura que permite ao modelista fazer qualquer cor que desejar.

Não encontrei uma tabela de cores disponível, mas uma visita ao site do fabricante é recomendada, clique aqui

Revell

A Revell possui também sua linha de tintal Enamel, chamadas de Email, vem em latinhas muito semelhantes as da Humbrol. Além destas, ela também comercializa uma linha de cores chamadas Airbush, já preparadas para o uso com o aerógrafo.

Uma lista completa das cores Revell email disponíveis pode ser vista aqui

Uma lista completa das cores Revell Airbrush disponíveis pode ser vista aqui

Outras soluções e alternativas

Alguns modelistas preferem utilizar as tintas automotivas, estes modelistas geralmente encomendam as cores que precisam, a desvantagem é que muitas vezes tem de se fazer uma quantidade de tinta muito grande, que certamente nao será usada por completo. Os resultados obtidos com estas tintas são muito bons, e são mais utilizadas por modelistas que montam carros.

Outros modelistas preferem usar a tinta Acrílica da Acrilex ou Gato Preto, com resultados bastante satisfatórios, já publiquei aqui no SprueMaster dois artigos sobre estas tintas, veja aqui e aqui

Um grande problema que encontramos é que nem sempre temos disponíveis nas lojas do Brasil todas as cores de uma marca específica, ou mesmo a marca indicada no manual do kit que vamos encontrar não é econtrada no Brasil, para resolver este problema podemos utilizar as tabelas de equivalência, onde é possível determinar qual tinta da marca “Y” é igual da marca “X” ou “Z”.

Abaixo disponibilizo algumas destas tabelas de equivalência da cores:

Para ver uma lista de equivalência de cores das tintas Revell, clique aqui

Para ver uma lista de equivalência de cores das tintas Vellejo, clique aqui

Uma lista completa de equivalência de tintas pode ser vista on-line aqui ou feito o download aqui

Dicas

Imprima as tabelas com os “chips” de cor e marque nestas tabelas quais as tintas que você possui, dessa forma fica bem mais fácil identificar quais tintas necessárias para a montagem de seu novo projeto você tem em estoque e quais você precisará comprar. Eu uso uma caneta de tinta branca, assim fica bastante visível a marcação sobre os chips de cor

Coloque estiquetas nas tampas das tintas, assim fica bem mais fácil de econtá-las dentro da sua gaveta.

Coloque dentro dos frascos de tinta, algumas esferas de aço, isso facilita muito misturar a tinta quando ela fica armazenada por um longo período. Eu utilizo esferas de rolamento para bicicletas, elas têm cerca de 5mm de diâmetro e custam muito barato.

Um dica muito importante é sempre guardar suas tintas longe de fontes de calor e de luz. Pois estes são os fatores que mais influenciam para que elas se estraguem, quanto à validade, elas duram muito, eu tenho potes de tinta Humbrol com mais de 10 anos e a tinta ainda permanece em condições de uso.

É isso aí pessoal, espero que este artigo tenha sido útil para vocês e até a próxima !

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !
Série de Artigos:

Parte I – História da Aerografia

Parte II – Tipos de Aerógrafos

Parte III – Tintas

Parte IV – Limpeza dos Aerógrafos

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

125 Thoughts to “Tudo o que você sempre quis saber sobre Aerógrafos – III”

  1. Gerson Camera

    Bom Dia, excelente tutorial.
    Com relação a diluição , você menciona que as Vallejo e as Revel só podem ser diluidas com água.
    Eu diluo as tinta vallejo e as revel aqua com álcool isopropílico e o resultado fica perfeito.
    Vou testar com água pra ver se existe alguma diferença no resultado..
    Obrigado

    1. Bom dia Gerson,

      Como eu disse no início do artigo, não existe verdade absoluta quando o assunto é tinta, na verdade existe uma única: O melhor diluente SEMPRE será o do fabricante.

      No caso das Vallejo, tem um pessoal que dilui usando veja Vidrex, eu particularmente não gosto desta solução, pois não entra na cabeça usar “sabão” como diluente, mas claro, isso depende de cada um.

      Eu já consegui um resultado legal com a Vallejo usando Álcool de Cereais e água, fica legal também. O grande ponto da história toda é usar aquilo que você melhor se adaptar e mandar ver, afinal o que importa é a diversão de montar não é mesmo?

      Plastiabraços e poste aqui sobre como foi sua experiência usando água!

  2. Daniel Paschoal

    Ola Lucas, tenho a duvida se as tintas enamel Revell podem ser usadas npo aerógrafo? Podem ser diluidas com ecosolv? Obrigado de novo.

    1. Daniel bom dia,

      Em tese qualquer tinta pode ser usada no aerógrafo, desde que diluída de forma correta. Em 100% dos casos o melhor diluente é aquele produzido pelo fabricante da tinta, mas nem sempre temos nas lojas pra comprar por aqui 🙁

      No caso da Humbrol, eu não sei se ela dissolve com ecolsov, mas certamente ela irá diluir com algum solvente para Laca Nitrocelulose como por exemplo o Thinner da Tempo 2000 ou Anjo 2000. Existem vários tipos de thinners para nitrocelulose, pegue o mais fraco que encontrar. E preste atenção no prazo de validade, as lojas tem o péssimo hábito de vender thinners vencidos, e quando eles vencem não diluem as nossas tintas.

      Plastiabraços e boas montagens!

  3. Guilherme Santa Helena Papa

    Boa tarde, primeiramente parabens pelo blog, estou aprendendo muito com ele!

    “Segundamente”, queria saber se poderia me ajudar com algumas poucas informações sobre o seguinte. Comecarei a trabalhar com impressora 3d, com materia prima de plastico ABS, e farei posterior pintura. Gostaria de saber se o tratamento todo, desde primer, diluicao do primer e tintas, aplicacao de verniz final, etc, sao os mesmos para plasticos mais comuns.

    Muito obrigado!

    Abraco!

    1. Boa tarde Guilherme,

      Eu nunca pintei nada que tenha sido impresso em 3d pra poder dizer se há alguma diferença ou não devido ao material, mas em tese acredito que não haverá problemas. Somente testando mesmo pra saber.

      Plastiabraço!

  4. Jorge Luiz Rodrigues

    Boa noite Lucas parabens pela explicação tenho interesse em entrar no ramo de restauração de bonecos como gi joe, marvel, dc comics ou ate mesmo personalização e precisaria de um amparo pois gostaria de saber qual tipo de aerografo eu deveria adquiri, quais tipos de tinta utilizar pode ser por fabricante ou modelo de tinta, para o restauro de partes que estão faltando como polegares qual o melhor material usar como durex ou massa acrilica, tipos de pinceis quais as suas numerações para fazer detalhes e algo que voce ache importante eu adquirir ou ter conhecimento obrigado

    1. Bom dia Jorge,

      O que você está procurando são técnicas que no modelismo chamamos de “scratch” se você procurar nos fóruns e youtube achará muitos vídeos ensinando várias coisas, particularmente não utilizo muito esta técnica, uma vez que os kits que monto geralmente não precisam de muitas modificações.

      Quanto ao aerógrafo, um STEULA BC-60 para começar está perfeito. Quanto a tinta acredito que terá que usar tintas automotivas, como as Tom Colors, Aerotech entre outras, pois as tintas que usamos no plastimodelismo (Tamiya, Gunze, etc) não tem resistência para manuseio e vão acabar se soltando com o tempo.

      Entre na área de donwloads do Blog, lá tem um curso de plastimodelismo, muitas dúvidas suas poderão ser tiradas lá.

      Plastiabraços!

      1. Jorge Luiz Rodrigues

        Muito Obrigado estou curtindo muito seu blog parabens pelo seus trabalhos ja virei seu fã.

  5. Rafael Salvador

    Lucas., primeiramente muito obrigado por toda a sua dedicação com o blog.
    Eu pratico um tipo de modelismo muito diferente do seu mas aprendo D+ aqui. Muito obrigado mesmo.

    Gostaria de tirar uma duvida. Vc já utilizou as tintas Mr Color? Gostaria de saber se eu tenho que utilizar o diluente da marca mesmo ou se posso usar outro… não consigo achar o original e mesmo que ache duvido que ele esteja a um preço praticável.

    Gostaria de saber se essa tinta é para ser usada com tiner ou álcool Isopropílico. Muito obrigado.

    1. Bom dia Rafael, obrigado pelos elogios, fico contente que tenha gostado do Blog!

      Para estas tintas eu uso o Thinner Anjo 2900. Dilui elas bem, quando for comprar atente apenas a um pequeno detalhe: a data de validade. Muitas lojas vencem thinners “vencidos”, se estiver fora do prazo de validade ele não vai funcionar.

      É isso aí, plastiabraço e boas pinturas!

      1. Rafael Salvador

        Poxa muito obrigado Lucas!
        Mais uma vez parabéns pelo Blog. Estou lendo TUDO! rs

        Abs

        1. Legal Rafael!

          Lendo e aprendendo! 😀

          Plastiabraços!

  6. Jean Soares

    Olá amigo, gostaria que me ajudasse , o meu aerografo quando estou usando , ele fica espirrando tinta essa tinta fica acumulando no bico ai toda hora tenho que ficar irando o excesso o problema est no bico?

    1. Boa tarde Jean,

      É difícil dizer sem ver o aerógrafo, mas alguns fatores que podem causar este efeito, que parece ser entupimento podem ser:

      – Tipo de tinta
      – Diluição da tinta
      – Pressão de uso
      – Limpeza do aerógrafo (alguma sujeira inteira)
      – Problemas de vedação

      Aqui no Blog tem um tutorial explicando como limpar o aerógrafo, eu recomendaria fazendo uma boa limpeza, e depois testando sem tinta, somente com água para ver ser o problema persiste. Se não persistir, então o problema pode ser pressão/tinta/diluição. Se mesmo depois de bem limpo e com água o problema continuar, aí o problema pode realmente ser mecânico, neste caso você terá de levá-lo para assistência técnica.

      Plastiabraços!

  7. Micheli

    Obrigada por nos ajudar com suas dicas!. Recentemente comprei um aerografo 0,2mm e estou usando tinta pva e/ou acrílica para artesanato (a base de agua), mas esta entupindo toda hora. Fico mais tempo limpando do que trabalhando. Já dilui tanto, que chega a escorrer. Não sei como fazer. Tem alguma sugestao?

    1. Michele, existem muitas variáveis que podem fazer um aerógrafo entupir, especialmente um de agulha tão fina.

      Três perguntas principais:

      – Qual tinta está usando?
      – Qual a proporção de diluição?
      – Qual a pressão (psi) que está utilizando pra aplicar?

      Sabendo estes pontos poderei te dar algumas dicas.

      Plastiabraços

  8. Flávio Lebre

    Boa tarde,

    Para diluir tintas Model Color da vallejo, qual a percentagem de água ou diluente para usar no aerografo?

    1. Bom dia Flávio,

      Não existe uma fórmula pronta pra diluição, pois depende muito do aerógrafo, agulha e pressão que estiver usando. Você terá que fazer alguns testes, comece testando diluição 1:1 (diluente:tinta), depois 2:1, 3:1 e por aí vai até achar o ponto que você se sentir mais confortável. Um dica, sempre dilua a tinta FORA do copo do aerógrafo.

      Para limpar o aerógrafo com Vallejo recomendo veja Videx, mas o que contém amoníaco (líquido azul).

      Muito obrigado pela sua mensagem e boas montagens.

      Plastiabraço!

  9. Meu amigo, obrigado peklas dicas…

    Estou com um problema especifico e gostaria de saber se pode me ajudar…..apliquei uma pequena camada de tinta tamiya diluida com o thinner do fabricante mesmo X20A, porém apesar de ainda transparente sinto que ficou um pouco “arrepiada”, o que fazer? passar o primer novamente e pintar com uma diluição maior? ou diluir mais nas proximas demãos?

    Agradeço desde já,

    Abraço

    Fábio Candelorio

    1. Oi Fabio,

      Fico contente em saber que gostou do conteúdo do Blog. Se sua tinta ficou áspera, a dica neste momento é lixar com a lixa mais fina que conseguir (acima de 2000), na próxima vez que for pintar use as dicas deste tutorial aqui, embora as tintas sejam diferentes o modo de aplicação é o mesmo.

      Plastabraço e boas montagens!

  10. Pedro Ivan

    Caro Lucas,
    Boa Noite.
    Apenas a título de contribuição, para todos os demais plastimodelistas, já que me considero apenas um curioso desse hobby, até agora só montei 15 peças 1/72, venho utilizando o chamado alcool absoluto (99,3º) encontrado nos distribuidores de medicamentos, o preço varia de R$ 12,00 a 18,00 dependendo da marca.
    Ele tem um cheiro forte, e deve-se se usar a máscara para VO. Limpa bem o aerógrafo.
    Uma demão com acrílica seca em apenas 15 minutas e ele tem um fixador muito bom.
    Venho usando o mesmo em tintas da Tamyia e da Model Master Acrílicas e tudo fica bem. Ele dilui bem até o verniz da Tamyia!!
    Abraços e parabéns pelo site.

  11. Wagner

    Bom dia,

    Estou iniciando no plastimodelismo e necessito da sua ajuda.
    O modelo da Revell que estou olhando em um site , na descricao do produto aparece “requer cola e tinta” e na frente aparece cores de referência: 4 9 31 47 61 90 91 99 371 374.
    Que cores são essas? Aonde eu acho a relacão de todas as cores das tinta da Revell?

    1. Bom dia Wagner,

      Infelizmente não tenho como te ajudar, mas acredito que se você manda um email para a loja ou ligar para eles, certamente eles vão dizer quais são as cores.

      Plastiabraço!

    2. Lister

      Tem uma tabela de referência da revela. Nas lojas de aeromodelismo geralmente tem. 4 branco,9 antracito, 31 fiery Red, 47 mouse Grey,61 verde esmeralda, 90 prata, 91 aço, 99 alumínio, 371 cinza claro,374 cinza

  12. Leandro

    Olá ! Gostaria de sua ajuda ! Estou pintando um auto modelo, usando pistola da Tamiya, tinta automotiva ! Até aí foi tudo bem ! Fui aplicar um verniz cerâmico automotivo, e quando estava aplicando, começou aparecer um micro buracos no verniz ! O que fiz de errado ? Estou usando as medidas certas 3x1x1 – verniz, catalizador, tíner ! Pode será preção do compressor? E agora o que eu faço ? Complicou ! Devo esperar secar e lixar e aplicar novamente ? Obrigado se puder ajudar !

    1. Bom dia Leandro,

      Eu não uso este tipo de tintas pois sou alérgico ao tipo de solvente que elas necessitam, além de serem muito tóxicas, portanto não vou ter como te ajudar por não ter experiência com elas. Sugiro que entre em algum fórum de modelismo como o Small Dreams por exemplo, lá o pessoal poderá te ajudar.

      Plastiabraços e boa montagem!

  13. Bom dia queria tira uma duvida com vcs, eu comprei uma máquina de aerografia e to usando tinta guache e tinta para tecido diluído em agua , só quando eu vou usar a aerografia ela começa a solta agua no aerografia e estraga to desenho , vcs saber como devo fazer ? Devo compra uma tinta própria pra aerografia?

    1. Bom dia Netto,

      O que você chama de “máquina de aerografia” seria um aerógrafo certo? Se estiver usando para desenho, sei que existem tintas próprias para isso, porém não as conheço pois eu utilizo as tintas próprias para o modelismo, que são bem diferentes. Acredito que nestas lojas especializadas em arte você pode encontrar estas tintas.

      Abraço,

  14. Marina

    Ola!
    Tenho um aerógrafo paasche e preciso comprar uma mangueira de tecido, você sabe em São Paulo onde achar acessórios para aerógrafo paasche? Vi que na Casa do Artista esse ítem está indisponível no momento,,,
    Obrigada
    abs

    1. Bom dia Marina,

      Não existe um importador oficial Paasche no Brasil, então encontrar as peças para eles é um pouco mais complicado. Procure nas lojas especializadas em plastimodelismo ou no mercado livre que talvez você encontre.

      Plastiabraços,

  15. RAFAEL

    BOA TARDE,
    AMIGO, POSSO PINTAR MEU CAPACETE COM ESMALTE SINTETICO IMOBILIARIO? SEM SER O AUTOMOTIVO?

    1. Boa tarde Rafael,

      Não sei dizer, pois nunca realizei este tipo de trabalho.

      Plastiabraços!

  16. marco

    Ola bom dia! Estou querendo pintar minha bolha com tinta automotiva, mas não sei se ela pode ressecar e trincar com a flexibilidade da bolha! poderia me dar uma dica? Outra pergunta tintas esmalte sintética podem derreter a bolha?

    1. Oi Marco,

      Não sei dizer, pois nunca pintei esse tipo de material, corte um pedaço que esteja sobrando e pinte para ver se a tinta reage com o material ou não. Eu sei que a Tamiya possui uma linha especial de tintas para pintura de policarbonato que em geral é este material das bolhas.

      Plastiabaço,

  17. alessandro magno

    Olá gostaria de saber onde posso comprar aqui no Brasil um aerografo “IWATA” se poder me ajudar afradeço

  18. Jair

    Boa tarde Lucas, li sua materia, gostei muito. To com um problema e veja se vc pode me ajudar.
    Estou usando nos meus modelos (trens) tinta Laca Duco, faço a diluição em 1×1, quando pinto com aerografo ela sai bem fosca e deixa residos no modelo, ficando aspero e querendo soltar residos, isso não é em todas as cores não. No modelo não uso prime e o thiner que faço a diluição é o 237 lukscolor lata verde. Usei tambem a tinta poliester e usei o thiner p/ poliester aconte o mesmo.
    Se puder me responder. Ficarei no aguardo. Abraços e Obrigado

    1. Bom dia Jair,

      Eu nunca usei este tipo de tinta, então fica difícil dar alguma dica, mas eu tentaria uma diluição maior pois sempre uso mais solvente do que tinta. Procure verificar se o solvente que você está usando é o adequado para o tipo de tinta.

      Plastiabraços!

  19. Willian

    Olá. Sou novato na área. Na verdade, estou querendo montar meu primeiro kit: um Saturno V da Revell. Gostaria de pedir alguns conselhos para os mais veteranos, especialmente com relação à questão de pintura. No caso, o foguete tem áreas bem grandes em branco. O manual diz para pintá-las. Mas o plástico já é branco! O acabamento fica muito melhor ao pintá-lo de branco também? Obs: Eu vou ter que fazer a pintura com pincel, já que não possuo aerógrafo e como não pretendo fazer deste um hobby rotineiro, acaba sendo inviável para mim economicamente falando.

    Minha outra duvida é com relação as tintas esmaltes vs acrílicas. Existe uma mais recomendada para pintura com pincel? Há diferença entre elas no resultado final do acabamento? Ou a única diferença entre elas fica por conta do solvente a ser usado?

    E a dúvida final fica por conta da utilização do primer: Pode-se usar o primer da marca X e pintar com tintas da marca Y?

    E parabéns pelo blog. Eu tinha várias outras dúvidas com relação ao procedimento de montagem, uso de colas etc e que os artigos daqui me ajudaram. Aliás, eu ia comprar as tintas da Revell antes de encontrar o site. Quando vi que há outras marcas, um pouco de pesquisa me ajudou a encontrar boas alternativas que vão me ajudar a fazer alguma economia. Então muito obrigado mesmo.

    1. Oi Willian,

      Obrigado por visitar o blog e pelo seu comentário.

      Quanto as suas dúvidas de montagem aqui no Blog na área de Downloads você pode baixar um curso gratuito de plastimodelismo, lá você irá encontrar tudo o que precisa saber para montar o seu kit.

      Quanto a pintura de branco, sim, o primer é requerido, aqui no blog já escrevi um tutorial sobre primers, clique ali na busca e digite Primer, ou então vá na área de tutoriais.

      Um grande plastiabraço e boa montagem!

  20. Ola Lucas, estou começando agora com o Hobby de pinturas com aerografo, pinto madeiras e telas estou com dificuldade de que tinta usar,pode me dar uma ajuda sobre tintas de boa qualidade e facil de achar aqui no Brasil msm?
    obrigado desde ja.

    1. Oi Marco,

      As tintas disponíveis para o hobby são estas que eu mostrei no artigo.

      Aqui no Brasil você encontra praticamente todas elas nas lojas de modelismo.

      Plastiabraços

  21. Aylton Hoenen

    Muito obrigado pelas informações .
    Normalmente estou usando as tintas a base de água mas nesse caso tive que comprar enamel
    por causa das cores especificas .
    Mais uma vez obrigado .
    Abraço

  22. Aylton Hoenen

    Lucas,
    A dúvida é a seguinte, que diluente devo usar: alcool etilico, thinner, àgua ou solvente??
    Abs e Obrigado

    1. Oi Aylton,

      Cada tipo de tinta tem o seu diluente, no seu caso que está utilizando a Tamiya Esmalte o melhor diluente é o X-20 (Enamel Thinner). Eu nunca tentei diluir usando thinner comum, mas você pode tentar usar o Luksnova código 228 eu já diluí o primmer da Tamyia com ele, talvez funcione com as tintas.

      Devido à minha alergia a Solventes eu uso somente tintas acrílicas a base de água ou álcool, então não tenho muita experiência com tintas enamel. A proporção da diluição pode ser a mesma que eu citei no artigo.

      Espero ter ajudado e boas montagens!

  23. Aylton Hoenen

    LUCAS

    Boa tarde
    Comprei umas tintas ENAMEL da Tamyia e estou com duvidas quanto a diluição das mesmas .
    Pode me ajudar ?

    Abraço

    1. Oi Aylton, qual a sua dúvida?

      Plastiabraço!

  24. carlos melo

    Qual o tipo de aerógrafo e de verniz que posso utilizar para dar acabamento em botons metálicos (latão, aço e alumínio) após a impressão.

    Obrigado!

    1. Carlos,

      Você pode usar um de dupla ação, nos outros artigos desta série eu explico sobre os tipos de aerógrafos, quanto ao verniz eu não vou saber lhe dizer pois nuna fiz esse tipo de trabalho, mas em tese deve ser algum que o solvente não ofereça reação com o tipo de impressão que você usa.

  25. Junior

    Opa amigo, boa tarde! Amigo, comprei agora um aerografo sagyma sw800 bico 0.35mm, vou usar para fazer arte em gabinetes personalizados, qual tinta que eu usao para aplicar em massa plastica? pq vou revesti-los em massa e lixar, seria a tinta pu?
    Att.

    1. Oi Junior,

      Eu nunca realizei este tipo de pintura, então não saberei lhe informar qual é a tinta ideal para este tipo de trabalho. No modelismo usamos tintas próprias para este fim e que não servem para pintura de metal.

      Dê uma pesquisada com o pessoal que faz este tipo de trabalho que acredito irá encontrar o que precisa.

      Boa sorte na pintura!

  26. Vitor Gustavo

    Oi Lucas.
    Estou ficando careca com as tintas Model Master que comprei, vc sabe de algum substituto para diluição, tentei tudo o que esta no meu caminho, e realmente até agora só funciona bem com agua.
    Vc compra suas tintas acrílicas da gunze no Brasil?, ou compra no exterior, tem algum limite no valor da compra ou no número de frascos?
    Obrigado

    1. Oi Vitor,

      Se for a Model Master Acrílica você pode usar água mesmo, agora se for a Model Master Enamel, só usando o solvente da Model Master mesmo. Você acha pra comprar na Modelismo Alplha aqui no Brasil.

      Gunze quem vendia aqui no Brasil era a HTC, mas eles deixaram de importar. Daí você vai ter que comprar fora. Uma coisa importante é que precisam vir por “surface” ou seja, navio, o que pode demorar até 3 meses pra chegar. Tintas não podem ser enviadas via aérea.

      É isso aí,

      Plastiabraço.

  27. alessandro magno

    Boa noite Lucas tem com conseguir uma boa palhete de cores e como mistura-las pra conseguir a cor desejada,sim suas dicas são maravilhosas estão me ajudando muito valeu mesmo obrigado

  28. Teresa

    Oi, Lucas,

    Em complemento a minha pergunta, o Aerografo é para ser utilizado em modelismo para bolhas de carros. Como estamos indo para os EUA queria comprar no Amazon. Ele tem um preço bem bom.
    Obrigada.

    1. Para este tipo de trabalho é preciso um aerógrafo de agulha 0,5 pois tem uma agulha maior, o compressor também o ideal seria algo um pouco melhor.

      Aqui no Brasil você encontra compressores da Sagyma por um excelente preço, eu acho que não vale a pena trazer isso de fora, devido ao peso.

      O aerógrafo eu não vou saber dizer se é bom porque como disse até pouco atrás nunca tinha ouvido falar nessa marca rssr Eu recomendaria um Iwata ou mesmo um Paasche.

      Esta loja vende excelentes aerógrafos por bons preços.

      http://www.chicagoairbrushsupply.com/

  29. Teresa

    Oi Lucas,
    Já tirei algumas dúvidas com vc.
    Agora queria saber o seguinte: vou fazer uma viagem aos EUA e pretendo comprar pelo Amazon um
    aerografo + o compressor da marca Master. Essa marca sai muito no Amazon.
    Vc acredita para quem está iniciando vale a pena?
    Está na faixa de 79 dólares (o conjunto).
    Um abraço e obrigada.

    1. Oi Teresa,

      Eu não vou saber te dizer com certeza, pois nunca utilizei um aerógrafo desta marcas (aliás até pouco atrás nem os conhecia rsrs), poderia por favor me informar para que pretende usar? Sabendo qual o uso que fará do aerógrafo eu posso lhe ajudar um pouco melhor. O preço realmente está bastante convidativo.

      Um abraço,

  30. paulo damazo

    oi..

    eu sou novato na aerografia, estou aprendendo pintando camisas e uso a tinta de tecido acrilex mais ainda nao aprendi a diluição certa da tinta alguem pode me ajudar com proporções certas .

    1. Oi Paulo,

      Para cada tipo de cor e material que você pretente pintar há um tipo de diluição, isso também depende do seu aerógrafo. Não existe assim uma “fórmula mágica” que sirva para tudo, mas você pode começar com uma diluição com consistência parecida com leite.

      Plastiabraço,

  31. Flavio Carvalho

    Bom dia!
    Lucas,
    Sou de Recreio – MG,aposentei-me a 01 mes e queria usar para hobby.
    Pintar pequenas peças de ceramica, madeira, porta-retrato.
    tentar fazer um trabalho personalizado e presentear amigos.
    Obrigado pela atenção e tenha um bom dia.
    Flavio

    1. Bom dia Flávio,

      No seu caso um aerógrafo mediano já resolve muito bem o seu problema. Eu recomendo um aerógrafo nacional da Lince (L1500) ou mesmo um da marca Sagyma. Acredito que irá gastar algo em torno de 150 a 200 Reais para comprar um deles.

      Como você pretende usar tinta comum e o que vai pintar são peças relativamente grandes, uma agulha de 0,5mm já resolve o seu problema.

      Acho que é isso 😀 qualquer dúvida é só chamar.

  32. Flavio Carvalho

    Lucas, boa noite.
    Estou querendo comprar um aerógrafo, o compressor eu já tenho.
    Qual me recomenda?
    tintas esmaltes tipo da coral ou suvinil podem ser usadas em aerógrafo?
    Obrigado pelas informações.
    Flávio

    1. Oi Flávio,

      Tudo depende do quanto você tem disponível para gastar, existem aerógrafos nacionais bacanas para começar, e os melhores são os importados mas o preço pode variar entre 150 Reais até 500 Dólares, tudo depende basicamente do quão familiarizado com a ferramenta você está, e qual o uso que irá fazer dela. Não adianta comprar um de 500 Dólares se você nunca usou um aerógrafo antes, pois a habilidade para usá-lo não vem dentro da caixinha.

      Já vi bons modelos pintados com aerógrafos razoáveis, assim como já vi modelos que foram mal pintados usando aerógrafos de primeira linha, uma boa ferramenta ajuda, mas não é ela sozinha que fará o resultado final do modelo ser excelente. Muita gente se engana achando que comprando de cara o melhor e mais caro modelo e como um passe de mágica passará a produzir modelos “museum quality”. A coisa não é bem assim que funciona. Minha recomendação é ir devagar, compre um simples use-o o máximo que puder, passe para um intermediário, use-o muito e só depois compre um de primeira linha.

      Quanto as tintas comuns, elas possuem um pigmento um pouco mais grosso, mas se diluídas adequadamente podem ser usadas, novamente, tudo depende do que você quer fazer, às vezes o resultado com uma pistola comum de pintura pode ser melhor do que com um aerógrafo dependendo do que pretende pintar.

      Me diga mais ou menos para que você vai usar o aerógrafo e quanto pretende investir na compra do mesmo que poderei lhe dar algumas dicas.

  33. Alexander

    Bom dia, iniciei faz pouco tempo na aerografia, estou tendo um problema, junto com a tinta esta saindo água, meu compressor tem filtro e tudo mais, é preciso fazer alguma limpeza especifica no filtro do compressor, porque no começo quando comecei a usa-lo isso não acontecia?

    Desde já, Obrigado!

    Att

    Alex

    1. Alexander,

      É difícil responder sem saber qual é o equipamento e tudo o mais, mas se está saindo água junto com a tinta, certamente está havendo um acúmulo de água ou no interior do compressor ou no interior da mangueira.

  34. wilker

    olá boa tarde cara vou fazer umas placas de indicação e destino aquelas que coloca em rodovias mas não sei qual a tinta propia pra aplicar no fundo a cor verde mas qual o verde certo?
    sera que pode mim ajudar ?

    1. Oi Wilker,

      Não sei te dizer qual é a cor exata, procure por empresas que façam placas de sinalização, talvez eles possam te informar qual é a cor correta.

      Plastiabraço,

  35. wander helsing

    olá, meu nome é wander,gostaria de saber que tipo de tinta eu uso para pintar tanque de moto e capacete de moto e qual o diluente e tambm se uso verniz

    sei desenhar e comprei um aerógrafo e quero começar a fazer trabalhos

    um grande abraço!

    1. Bom dia Wander,

      Eu nunca realizeieste tipo de trabalho, pois usamos o aerógrafo de forma diferente. Não poderei te ajudar muito bem, mas acredito que para realizar este de trabalho que você precisa certamente irá utilizar tintas automotivas.

      Grande abraço,

    2. alessandro magno

      Ai wander eu também gosto de fazer esse tipo de pintura e gosto de usar tintas poliester eu gostei muito vc pode comprar cores lisas e metálicas tu com thiner pu e depois da pintura dar o verniz fosco ou brilhoso,valeu? boa sorte com seus trabalhos.

  36. gustavo Candia

    para fazer download do catalogo de tintas Italeri : http://shop.italeri.com/images/acrylics.pdf

  37. caê

    acabei de comprar um aerógrafo pra ser bem sincero não sei qua de nada.1 Acabei de fazer retira lo do caixa cone quitei ao compressor coloquei agua pra testar so que não sai aqua somente ar mesmo quanto puxo a gatilho para trás.que pose ser isso sendo que nunca foi usado? 2° para pintar camiseta posso usar tinta de tecido? ou vc me indica outra tinta.

    1. Oi Cauê, dê uma olhada na área de Downloads do blog, lá tem um curso de plastimodelismo e você poderá tirar muitas das suas dúvidas quanto ao uso do aerógrafo 😉

      Quanto a usar o aerógrafo pra pintar camiseta não poderei te ajudar, pois nunca utilizei o aerógrafo para este tipo de finalidade.

      Plastiabraço,

      Lucas

  38. RAFAEL

    MAN PRIMEIRO PARABENS PELO BLOG !!

    E GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER PARA KI A TINTA BRANCA TENHA MAS INTENSIDADE NA HORA DA PINTURA EM CAMISA PRRETA SEMPRE FIK BEM FRACA ,RALA..

    DESDE JA GRATO!!

    1. Oi Rafael,

      A minha experiência com pintura em tecido é somente por meio do Silk Screen, eu não sei dizer se dá certo, mas talvez você possa tentar usar a tinta de silk no aerógrafo, pode ser que dê certo.

      É isso aí,

      Plastiabraço

  39. Teresa/Aylton

    Oi, Lucas.
    Obrigada pelo retorno.
    Fizemos um tour pelo seu Blog. Inclusive na seção Na Bancada. Gostamos muito, bem objetivo e claro.
    Pesquisamos vários sites e realmente o Micro Sol e Micro Set são ideais para as grades dos carrinhos.
    Porém, somente encontrei os produtos no ebay. Vc sabe onde posso comprar estes produtos em São Paulo?
    Um abraço
    Teresa

    1. Oi Teresa, que bom que gostou e foi útil. Fico contente.

      Pra falar a verdade eu não conheço nenhuma loja aqui no Brasil que venda os produtos da Microescale, os meus comprei diretamente no ebay mesmo.

      Aqui no Brasil sofremos muito com a falta deste tipo de material, e os lojsitas parecem não se interessar em suprir o mercado com estes produtos, infelizmente.

      Acredito que a solução será você comprar pelo e-bay mesmo.

      Um grande plastiabraço,

  40. Teresa/Aylton

    Olá, Lucas,

    Tenho que aplicar um decal numa superfície que simula grelha. Que tipo de amaciante de decal posso usar? Como fazer a aplicação do produto sem danificar o decal? E onde posso encontrar?
    Se não existir um amaciante adequado, que método usar?
    O modelo em questão é um carro de corrida, em cujos para-lamas dianteiros existem duas entradas de ar em forma de grelha vazada.
    Agradeço antecipadamente por um retorno.

    1. Oi Teresa,

      Existem produtos específicos para “amolecer” os decalques, se der uma olhada aqui no Blog na seção Na Bancada durante minhas montagens eu uso este tipo de produto. Tammbém há na SprueWiki um artigo falando sobre decalque e com alguns links inclusive ensinando como aplicar.

      O melhor deles é produzido pela Microescale Industries, e é um par, um se chama Micro SOL, e outro Micro SET. São excelentes.

  41. Evandro Cavali

    gostaria de saber se possível como comprar o aplicador de glitter ( purpurina )e onde encontrar ou tem como fazer artesanalmente o recipiente se atendido fico muito grato sou de santa Catarina, cidade de Rio do Sul e por aqui não tem nada disso um abraço, fico no aguardo

    1. Oi Evandro, sinceramente não vou poder te ajudar, pois eu nem sabia que existia aplicador de glitter rsrsrs esse tipo de produto não utilizamos no Plastimodelismo. Dê uma procurada em casas de material de artesanato que você deve encontrar.

      é isso aí,

  42. Leonardo Venturini

    Lucas
    meu aerografo é um sagyma sw770 ele e estou com um problema com ele, gostaria de saber se vc sabe o que posso fazer, ele ta falhando no fato de tinta, ele começa normal mas depois de um tempo ele começa a falhar ele não faz um traço direto fica picotanto,ja desmontei ele todo e pimpei cada componente dele, limpei o corpo ( copo) agulha, ponta, e ele continua fazendo a mesma coisa.
    abraço!

    1. Oi Leonardo,

      É difícil dizer com exatidão o que pode estar acontecendo, mas pode ser que ainda exista alguma micro sujeira dentro do aerógrafo. O ideal seria fazer uma limpeza mais a fundo, talvez com um limpador ultrassônico, veja aqui no mesmo blog a última parte desta série de artigos que explica como limpar o seu aerógrafo.

      Plastiabraço!

  43. alessandro

    Olá,nobre foram otimas suas informaçoes,realmente de muita utilidade,mas eu gostaria de saber como posso conseguir informaçoes de postagens anteriores,pois só encontrei este site agora e já faz um bom tempo que procuro informaçoes tão importantes quanto estas e faz já um bom tempo que tenho e adoro usar meus aerografos só não tenho muiutas opçoes de material aqui onde moro pois são poucas pessoas que usam esse tipo de ARTE,ate mesmo material de limpeza do aerografo é dificel pois alguns tem os orings de borracha e se usar thiner elas vão inchar e fica muito ruim nanusear o aerografo,bom sertia se tivesse tinta a base de agua com mais faciliodade,valeu e obrigado pelas informações,abraços.

    1. Oi Alessandro,

      Obrigado pelos elogios, fico contente em saber que o conteúdo do Blog foi útil para você.

      Você pode navegar entre as postagens do Spruemaster usando os menus, a ferramenta de busca que fica no canto superior esquerdo ou clicando nas palavras chave (tags) na barra na final do artigo.

      é isso aí :d,

  44. Leonardo Venturini

    Muito bom esse post, mas gostaria de saber se você pode tirar minha duvida que ainda não encontrei a resposta, um aerógrafo com agulha de 0.25mm qual o minimo que ele consegue riscar,pois eu vejo aerógrafos que falam ser agulha de 0.2mm mas quando vou realmente ver são de 0.20mm tipo, um de 0.25 consigo fazer detalhamento pequeno com qualidade?
    Pois estou pensando em comprar um lince L1500 gostaria de saber se é bom mesmo, ele é de 0.25 eu trabalho com personalização em geral desde capacetes a videogames!
    Agradecido!

    1. Bom dia Leonardo,

      A agulha é somente um dos fatores que influenciam no momento de fazer traços mais finos. Para fazer este tipo de traço além de uma agulha fina, a capa da agulha também influencia, outro fator é o material que estiver pintando, é mais fácil fazer traços finos em papel do que em plásitico por exemplo, além do tipo e diluição da tinta que estiver usando, assim como a pressão do ar e também sua experiência com o uso da ferramenta.

      Como exemplo eu posso citar o Tamiya HG 0,2mm e o Testors AZTEK A430, a agulha do Tamiya é mais fina, mas não foi por este motivo que consegui fazer traços mais finos com ele do que com o Testors, que em tese é um aerógrafo inferior.

      Um aerógrafo de agulha 0,15 como o Harder&Steenbeck (tem um review aqui no Blog), que é considerado um dos melhores do mundo, você consegue fazer traços de menos de um mm, mas isso se for com tinta acrílica e sobre o papel. Para pintura de kits os traços começam com aproximadamente 1mm.

      Acredito que para este tipo de pintura que você pretende, na grande maioria dos casos você irá utilizar máscaras de pintura e não será necessário fazer traços “não mão”.

      Minha experiência com a Lince foi somente com o modelo AL-3, e ele não atendeu no que preciso, mas veja bem, monto kits na menor escala 1/144, e os detalhes são muito menores do que os que você vai precisar para personalização de capacetes.

      Eu acredito que o L1500 vai te atender bem no início, depois que já tiver com um pouco de experiência no assunto, aí você pode partir para um Iwata. Só não recomendo começar pelo Iwata, pois é um tipo de aerógrafo que exige um certa experiência para utilizar, mesma coisa os Harder&Steenbeck.

      Acho que é isso.

      Plastiabraço,

  45. Teresa

    Lucas, muito obrigada pela ajuda.
    Abraço

  46. Teresa

    Olá, Lucas.
    Obrigada pelo retorno.
    Quero fazer mais uma pergunta: qual o thinner que vc usa para não derreter o plástico (no caso um kit Tamiya)?
    Há Algum tempo eu usava o Audi 2800, existe similar?
    Mais uma vez obrigada.

    1. Oi Teresa, essa pergunta não posso responder com exatidão, pois nunca utilizei estas tintas para policabornato.

      Atualmente eu não utilizo tintas à base de thinner, devido a serem mais tóxicas que as acrílicas, mas já utilizei thinner no passado para diluir tintas. Atualmente uso somente para diluuir primer.

      Neste caso utilizo o solvente para Laca Nitrocelulose, acredito que ele possa funcionar com as tintas de policarbonato, embora o recomendado seja sempre o solvente produzido pelo fabricante da tinta.

      Utilizo o thinner Luksnova código 228 para diluir o primer da Tamiya, quanto ao que você perguntou não sei dizer se funciona, pois nunca o utilizei.

      O esquema é testar em um pouco de tinta e ver o que acontece.

      Não se esqueça de usar máscara de proteção VO (Vapores Orgânicos) quando estiver pintando!

  47. Teresa

    Olá,Lucas!
    Muito boas as suas informações. Gostaria de uma ajuda. Tenho uma bolha branca e vou pintar de branco. Qual base que eu uso?
    Muito obrigada.

    1. Oi Teresa,

      Se a bolha que você se refere for de automodelismo, ela não não precisa de base (primer) uma vez que elas são pintadas pelo lado de dentro.

      Para pintura de bolhas é recomendado utilizar tintas para policarbonato, no caso das tintas Tamiya o código dela é PC-XX.

      Obrigado!

  48. lucas pode-se usar tinta automotiva em um aerografo? e como posso diluir

    1. Oi Maikel, pode usar sim, aliás muitos modelistas optam por usar este tipo de tinta.

      Quanto à diluição, vai depender do tipo de tinta automotiva, como eu não as utilizo acredito que um ponto de partida seria a diluição recomendada pelo fabricante.

      Lembrando que estas tintas são mais tóxicas, portanto pinte em áreas bem ventiladas e sempre com máscara de proteção.

      É isso aí!

  49. Douglas

    Buenas Lucas …

    Sou iniciante no plastimodelismo, estou começando o primeiro modelo, e comprei a relação de tintas descritas pela fabricante no caso a revell. Optei pela linha esmalte, todavia, umas das cores só encontrei Aquacolor. você acredita que há problemas em pintar uma parte do avião com essa aquacolor e as demais com Enamel ? Desde já obrigado meu caro.

    Abss !!!

    1. Oi Douglas, eu diria que não é muito recomendando pois o acabamento das tintas pode ficar um pouco diferente. De qualquer forma você pode fazer um teste.

      Antes de partir para o kit, pegue um kit velho ou mesmo um pedaço de plástico e faça um teste com as tintas, veja como fica o acabamento, se não der pra saber o que é esmalte do que do é acrílico, manda bala na pintura!

      Eu acredito que não haverá problemas, mas não custa tentar antes 😉

      É isso aí,

      Plastiabraço!

  50. NELI OLIVEIRA

    Estou começando na utilização de aerógrafo e gostaria de saber se é possível a utilização de aerógrafo em compressores maiores, 26 litros, por exemplo, com a devida regulagem de saída de ar.

    Grato.

    1. Oi Neli pode usar sem problemas, tanto que atualmente eu utilizo um compressor de 22l como este aqui

      A única desvantagem é o barulho que ele provoca, quando ligo acorda a vizinhança srrs

  51. Jonas

    Cara não consigo primer(de preferencia tamyia) para pintar minhas figuras de militaria tem outra base q eu possa usar?

    1. Oi Jonas,

      Você pode tentar o acrilex. Já vi o pessoal usando ele.

      Alguns modelistas também usam o primer automotivo.

  52. Rodrigo

    Oi Lucas;

    Muito boa essa iniciativa, parabéns.
    Uma pergunta, com o que podemos diluir as Hobby Color da Gunze (acrílicas), afim de obtermos uma melhor performance das mesmas ao aerógrafo?

    Abraços
    Rodrigo

    1. Oi Rodrigo,

      Muito obrigado por visitar o blog e pelos elogios.

      Como descrevi no artigo, você pode diluí-las com álcool isopropílico, água ou o solvente fornecido pelo fabricante, as proporções são as mesmas que descrevi no começo do artigo também.

      Eu utilizo estas tintas há muitos anos e gosto muito do resultado. Faço a diluição com álcool isopropílico.

      Qualquer coisa é só chamar,

      Plastiabraço

  53. Gustavo

    Boa tarde, estou iniciando no aerógrafo e gostaria de saber mais sobre as tintas da acrilex. Sobre diluição e limpeza do aerógrafo apos a mesma. Qual a diluição “exata” ( quanto leio em sites que a diluição é de 2:1 seria dois de solvente para um de tinta certo? )para as tintas de tampa ver (base água – usei já água e estou seguindo a dica do vidrex) e qual seria para as da tampa laranja (esmalte vitral). Vi que algumas tintas vem escrito solúvel em solvente, comprei um solvente da corfix seria este mesmo? (descobri que solvente e plastico não combinam para mistura as tintas..rs) Li também sobre a aplicação do BF ao invés de vernix, mas como limpar do aerógrafo este apos aplicar? No inicio deste artigo li sobre as cores claras e escuras e sua diluição isso serve para qualquer tipo de tinta, senda base de água ou outro solvente/álcool etc… Parabéns pelo artigo e seu trabalho que ja vi em outros fóruns. HA quanto tempo deve esperar para aplicar a primeira demão apos prime, e quanto tempo para a próxima cor de tinta. Grato.

    1. Boa Tarde Gustavo,

      Obrigado por visitar o Blog e postar suas dúvidas. Vamos lá:

      Sobre limpeza do aerógrafo publiquei aqui no blog a continuação destes artigos sobre aerografiia, basicamente o processo de limpeza é quase o mesmo para todos os tipos de tintas, veja aqui: http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2012/04/aerografos_4/

      Quanto a diluição das tintas, não existe uma “fórmula exata”, pois a diluição depende de inúmeros fatores, como pressão, tipo de aerógrafo, habilidade do modelista, etc.Geralmente o que informamos é um ponto de partida, a partir dele você irá encontrar o ponto de diluição que melhor se adapta.

      O uso da dupla aerógrafo + tinta é mais questão de adaptação do modelista do que do material em si. Muita gente erra achando que comprando um aerógrafo dos mais caros tipo um H&S vai obter melhores pinturas. A ferramenta ajuda, mas se você não estiver familiarizado com ela não terá bons resultados. (Talento e experiência é algo que se trabalha e adquire com o tempo, e não vem dentro da caixinha do aerógrafo ;))

      Particularmente já vi bons trabalhos com tintas acrilex ou tinta automotiva, assim como já vi resultados ruins utilizando tintas profissionais como Gunze, Vallejo ou Tamyia, é mais questão de adaptação mesmo. Eu já tentei usar a acrilex e foi um desestre total, pois não entrava na minha cabeça usar sabão (limpa vidros) como diluente (risos). Os vernizes da marca consegui usar e obtive bons resultados, mas diluídos com água.

      Como eu não consegui usar estas tintas acrilex, não posso lhe ajudar nas suas dúvidas. Mas aqui mesmo no blog dois grandes amigos escreveram bons tutoriais que talvez sirvam de orientação para você:

      Tabela de mistura de cores: http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2011/08/tabela-de-referencia-acrilex/
      Usando Primer Acrilex: http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/09/usando-primer-acrilex/
      Utilizando Tinta Acrilex para pintar kits: http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/03/utilizando-tinta-acrilex-para-pintar-kits/

      Quanto aos solventes para a acrilex, novamente não posso lhe ajudar pois não utilizei estas tintas. Sobre aplicar o Brilho Fácil no lugar do verniz, ele é uma cera para chão, limpe o aerógrafo com água e sabão que não haverá problemas.

      Quanto à proporção de diluição das tintas, aqueles são pontos de partida, podem variar de marca de tinta, tipo de pressão, aerógrafo, experiência do modelista, etc..

      Como você pode perceber quando a questão é pintura não existe uma fórmula pronta para as coisas. Minha dica é PRATIQUE, pegue um kitinho velho ou que não deu certo e faça experiências com ele, usando diluições diferentes, solventes, pressões, etc.. somente assim você poderá achar o seu ponto de adaptação. Também não deixe de experimentar outras marcas e tipos de tintas, e use aquelas que você achar melhor, não é porque todo mundo usa Tamiya que ela seja a única e a melhor tinta do mundo 😉 encontre aquela que você se adaptar melhor e divirta-se, afinal o hobby é para isso mesmo: DIVERSÃO.

      Muito obrigado pelos elogios, sempre fico muito contente quando algum leitor usa um pouquinho do seu tempo para escrever umas linhas para mim. Obrigado.

      Quanto ao primer, geralmente espero 24h para ter certeza que está realmente seco. Mas dependendo do primer entre 2-6h já estará seco.

      Plastiabraço e precisando é só chamar!

      Lucas

  54. Gustavo Candia

    Bom dia. Seu artigo é um farol de guia para os navegantes novatos como eu. No caso das tintas revell ( enamel) qual solvente usar?, tem alguma marca que recomende?, tentei com tinner, aguarras e não deu certo.
    E no caso de uso de tintas acrilicas, é necesario o uso de berniz protetor para dar o acabamento e proteger a tinta?, o somente para dar brilho?

    1. Oi Gustavo, que bom que o Artigo foi útil para você.

      Quanto ao solvente para enamel, procure o solvente para Laca Nitrocelulose, é o que funciona melhor com estas tintas.

      Quanto ao veniz sobre a acrílica, não é necessário, apenas se quiser dar ou tirar o brilho da pintura.

      Eu particularmente só utilizo tintas acrílicas, pois o cheiro de thinner me dá enxaqueca. Veja na parte “Na bancada” aqui no blog e poderá ver alguns trabalhos meus com pintura em tinta acrílica.

      É isso aí!

      Plastiabraço,

    2. gustavo candia

      Muito obrigado Lucas, abraços (plastiabraços).

  55. wagner

    ola
    estou pretendendo começar no aerografo e fiquei com duvida, uso tamiya acrilica e pretendo usar o x20A como diluente, a grande maioria informa que a diluição é mais tinta do que diluente tipo 3/1 alguns modelistas dizem que com o diluente da tamiya é 1/1 mais a duvida é mais tinta ou mais diluente? para chegar no ponto de leite?

    1. Oi Wagner,

      Conforme eu expliquei no começo deste artigo sobre aerografia:

      Cores Escuras

      3 partes de diluente para 1 parte de tinta.

      Cores Claras

      2 partes de diluente para 1 parte de tinta, dependendo da cor, como o branco por exemplo, pode ser até 1 para 1.

      Claro que isso não é uma regra, pois a proporção da diluição depende de muitos fatores entre eles a habilidade do modelista com o uso do aerógrafo e da sua afinadade com a tinta que está usando, além do acabamento que ele pretende alcançar, estas proporções são apenas um ponto de partida para quem esta utilizando o aerógrafo pela primeira vez.

      Não esqueça que é melhor aplicar dez demãos de pintura fina (bem diluída), do que apenas uma demão de pintura grossa (que pode em alguns casos até esconder detalhes do kit) .

      A diluição deve ser sempre mais diluente do que a tinta 😉 No caso da Tamiya, você pode substituir o diluente da marca por álcool isopropílico.

      É isso aí, qualquer dúvida é só chamar.

      Plastiabraço!

  56. A.Piva

    Ótimo tutorial! Estou querendo comprar um compressor e um aerógrafo, porém estou com uma dúvida. Vi no ML um compressor da marca DAKK com reservatório de 3,5l + aerógrafo (K132), e queria saber se a marca é boa e também se o reservatório de 3,5l serve pra algo.
    Abraço.

    1. Oi A.Piva,

      Obrigado pelos elogios.

      Eu desconheço esta marca, mas parece ser uma destas chinesas OEM. O reservatório é sempre importante, pois garante um fluxo de ar contínuo para o aerógrafo, o que não se consegue com compressores de ar direto.

      Veja a disponibilidade de peças de reposição para estes equipamentos, se for fácil de achar peças em caso de quebra, pode valer a pena.

      Plastiabraço!

  57. gostei muito da sua publicação , só queria q me tirasse uma duvida que tipo de tinta pega legal em camisa de cor escura “preto ” porexemplo?

    1. Obrigado pelo elogio e por enviar sua dúvida.

      Para pintar tecido, as tintas de modelismo acrílicas como as Tamiya e Gunze não servem, vão sair na primeira lavada.

      Neste caso recomendo o uso de tintas específicas para pintura de tecido, como a acrilex acrílicas por exemplo, eu nunca pintei tecido como aerógrafo, mas acredito que deve funcionar, só testando mesmo para ter certeza.

      É isso aí,

      Plastiabraço e até mais,

  58. joão neto

    ola , gostei muito da sua publicação tenho uma duvida em relação a pintura em camisas de cor escura “preto” por exemplo, que tinta vc me aconcelharia a usar?

    1. Oi João, obrigado pelo elogio e por enviar sua dúvida.

      Para pintar tecido, as tintas de modelismo acrílicas como as Tamiya e Gunze não servem, vão sair na primeira lavada.

      Neste caso recomendo o uso de tintas específicas para pintura de tecido, como a acrilex acrílicas por exemplo, eu nunca pintei tecido como aerógrafo, mas acredito que deve funcionar, só testando mesmo para ter certeza.

      É isso aí,

      Plastiabraço e até mais,

  59. Roberto

    Ola amigao..li seus artigos sobre tintas e gostei muito do que vi…cara eu tmbm trabalho com aerografia e to comecando e eu queria saber sobre estas tintas da revel a emailcolor e a aquacolor…elas precisam ser diluidas pra usar no aerografo??diluo com agua ou com o diluente da aquacolor..e a proporcao..desde ja te agradeco..abraco.

    1. Oi Roberto, o solvente próprio da marca é sempre a melhor solução, mas na falta destes pode-se usar alternativas.

      Eu nunca usei estas tintas, mas se forem acrílicas podem ser diluídas com água ou álcool isopropílico, tem que testar pra ver.

      As tintas sempre tem que ser diluídas para usar no aerógrafo.

      Quanto a proporção, isso varia de tinta para tinta e da cor que você vai pintar. Geralmente algo em 2:1 ~3:1 é o ideal.

      Plastiabraço!

  60. Luciano Medeiros

    Boa tarde. Para pintura em madeira com tintas de pva a base de aguq, qual a proporção que utilizo para diluição em pintura com aerógrafo. Estou começando. Entrei em contato com um fabricante e o mesmo informou que não saberia me informar pois só utilizam a suas tintas com pincéis e rolinho.

    1. Oi Luciano,

      Não vou saber te responder com exatidão pois nunca usei este tipo de tinta no aerógrafo, mas um ponto ideal de diluição para começar seria 1:1, uma parte de diluente para uma de tinta. Veja como fica, o ponto ideal de diluição pode variar , mas normalmente ele tem a mesma consistência de leite.

      Se precisar de mais ajuda, pode postar aqui, será um prazer ajudá-lo.

      plastiabraço !

  61. Rafael Gonçalves

    Bom Dia. Estou para comprar um aerógrafo da Revell. O aerografo é o airbrush mini kompressor basic set, que vem numa mala. Só que pelo que tenho visto nos videos, e so para tintas Aqua. Queria saber se as Enamel também dão para este aerógrafo. Obrigado

    1. Rafael, é preciso ver se o corpo do aerógrafo é de plastico, se for não recomendo para tintas esmaltes pois elas usam um thinner mais forte que ocasionalmente pode reagir com o plástico. Infelizmente eu não conheço esse aerógrafo para dizer com certeza, mas tomar um pouco de cuidado é sempre bom.

      Plastiabraços !

  62. gundamaster

    muito bom,ótimo tutorial, me ajudou demais,mas eu tenho uma duvida. eu sequi seu tutorial usando 100% material acrilex,apos a pintura qual verniz eu uso, tenho varias opções de verniz também da acrilex e não sei qual usar,qual utilizar para pintura com tinta acrilex fosca(tampa verde) e smalte vitral (tampa laranja).

    1. Oi gundamaster, obrigado pelos elogios e por visitar o meu Blog.

      Quanto a sua pergunta pode usar o verniz da acrilex acrílico, da tampa verde, dilui com água, e fica com um acabamento muito bom ! Recomendo diluir bem e aplicar duas ou mais demãos para obter um bom resultado. ( verniz fosco, só começa a fosquear mesmo depois da 3ª demão 😉

      Plastiabraços !

      Lucas

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.