Autos Na bancada ! 

I Oficina de Customização Die-Cast SprueMaster

Depois do pessoal ter visto a primeira customização que postei aqui no SpruMaster, outros amigos pediram para mais uma sessão de customização e neste final de semana nos reunimos para fazê-la !

O objetivo da oficina foi mostrar as técnicas e as formas de utilização das ferramentas disponíveis.

As ferramentas utilizadas neste projeto foram:

– Furadeira

– Broca para madeira/metal de 6mm

– Micro retífica (Dremel)

– Disco de corte para metal (utilizado na micro retífica)

– Aerógrafo

– Compressor

– Alicate de corte

Basicamente o trabalho realizado foi remover os pinos que seguram o carro fechado, isso pode ser feito com uma furadeira e uma broca de 6mm. O objetivo é remover a parte superior do pino de maneira que seja possível soltar a carroceria e as outras partes do carro.

 Após abrir o carro, nós removemos os eixos e as rodas, pois vamos usar os eixos e rodas dos famosos Super T-Hunt que vêm com rodas de borracha. Para fixar o eixo, basta colocar um pouco de cola de Cianocrilato (Super Bonder, Tek Bond, adesivo 725, etc…). Como o modelo será estático não há problemas em colar o eixo, em algums modelos talvez seja necessário cortar o eixo para diminuir seu comprimento, isso pode ser feito sem problemas usando um alicate de corte.

Modelo que será modificado

Remoção do pino usando a broca

Aspecto do pino depois de removido

Fazendo a remoção do pino

O pessoal aprendeu rápido a abrir os carrinhos...

Alunos aplicados ! Aprenderam tudo certinho !

 Em seguida partimos para a pintura, para este projeto decidimos não remover a pintura original da mini, mas ela pode ser removida utilizando um produto chamado PintOff , lembre-se sempre de usar equipamento de proteção individual – EPI ao manusear produtos químicos.

Caso o modelista opte por remover a pintura original, o ideal é depois de removida, lavar muito bem o kit. Em seguida aplicar uma camada de primer automotivo e só depois a tinta final. Como nosso projeto era de apenas um dia, decidimos por pintar por cima da tinta original mesmo, a única recomendação é dar uma lixada na pintura com uma lixa 1000 para dar uma fosqueada e melhorar a aderência.

Decidimos dar uma cor acetinada no modelo, então usei uma tinta da marca Gunze Sangyo na cor roxa diluída com álcool isopropílico. Para a parte de baixo, usaremos uma cora laranja, também da Gunze Sangyo.

Carroceria pronta para a pintura

Aerógrafo...

Pintura pronta

Detalhes em laranja

Pintura do motor em Gun Metal

Tudo pronto para a montagem

 Para os detalhes das lanternas utilizei caneta prata da marca, em seguida apliquei tinta Gunze Clear Red (que é um verniz tingido de vermelho), caso não encontre esta tinta, pode-se utilizar verniz vitral.

O centro dos escapamentos foi pintado com tinta preto fosco da Tamiya (XF-1).

Fixação dos eixos com cola CA

Detalhes dos escapes

Para os detalhes do motor, utilizei a tinta gunmetal da Testors.

Após secar a tinta, é só fechar o modelo, eu utilizei cola CA para travar no chassis nos pinos, mas alguns modelistas utilizam parafusos…

E aqui o resultado final desta customização,

 

 

 

 

Todo o trabalho de desmontagem, pintura, montagem, levou cerca de 3 horas. Bem rápido comparado aos meses que eu geralmente levo para montar um plastimodelo…

Bom pessoal, é isso espero que tenham gostado e lembrem-se que customizar uma mini é bem mais fácil do vocês imaginam ! Participaram desta oficina o Henrique e o Augusto, valeu galera !!

[.” align=”alignleft” width=”160″ caption=”Lucas Rizzi”][/caption]

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “I Oficina de Customização Die-Cast SprueMaster”

  1. Marcelo

    Ve se antes de morrer acaba com a materia de como fazer decalques, depois podem te matar…
    :D:D:D:D

    1. Pode deixar que vai sair o tutorial 😀 😀

  2. Ana Paula

    Amor, gostei de ver você orientando sobre o uso de EPI mas, faltou o óculos na hora de remover o pino com a broca hein…rsrs…manias de Técnica em Segurança do Trabalho…rsrs…falando nisso você deveria escrever algo sobre os tipos diferentes de respiradores existentes para ninguem usar errado.

    1. hehehe é verdade !! Ótima idéia, vou fazer sim ! Obrigado 😀

  3. M3mourph3us

    OOOOOOOOOOOOlha…tu não me tira a clientela viu rapaz? hehehe To brincando, lógico!!! Como eu disse na postagem que o teu irmão fez lá no Fórum Mundo Em Miniatura, faltou somente uns decais da SUNOCO, aplicar o amarelo nas rodas também e tá pronta a personalização!!!

    Simples, bonito e funcional, parabéns Lucas.

    1. 😀 Não tiro não, o talento e cada um é o que conta, e o teu trabalho é show !! além do mais minha especialidade é plastimodelismo, e não die cast pode ficar tranquilo hehehe :D. Eu também achei que faltou uns decalques, mas isso a gente resolve logo, logo… em breve vou fazer um tutorial ensinando a galera fazer decalques, aí tu vai querer me matar de vez 😀 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.