Eventos Aeronáuticos História & Modelismo 

SprueMaster na EAA Airventure 2010 – A aventura continua !

Bom pessoal, nosso repórter Jonas Almeida conta como fio até agora o evento… simplesmente magnífico !

Espero que gostem…

***************************************************

Ribeirão Preto – São Paulo de ERJ-145 “Passamedo”, São Paulo – Miami de 777 American Airlines (com uma criança adorável ao meu lado), Miami – Chicago de 747 American Airlines e Chicago – OSHKOSH de ônibus. 24 horas depois do embarque no aeroporto Leite Lopes em Ribeirão chegamos a Oshkosh.

O ônibus passa dolorosamente ao lado do Wittman Regional Airport onde já está acontecendo o Airventure 2010 e de longe, muito longe, já é evidente a grandiosidade do evento (dolorosamente pois temos que nos livrar das malas antes).  Quilometros antes do aeroporto há centenas de motorhomes acampados, estacionamentos e areas de camping lotados e muitos aviões no céu, não assuste se vir uma B-17 por aí. Ao passar imediatamente ao lado do aeroporto nota-se o mar de aviões, simplesmente não há fim. Aviões de todos os tipos e tamanhos, a maior parte e de aviadores particulares que vieram prestigiar o evento com seus próprios aviões e famílias, acampadas ao lado da asa.

O Airventure, organizado anualmente pela EAA (Experimental Aircraft Association), é um dos maiores eventos de aviação do mundo e faz justiça a sua fama. O evento reune em um espaçoo gigantesco quase tudo e todos que estão ligados à aviãção e é o sonho de qualquer pessoa que simplesmente tenha um pouco de interesse por ela, visitá-lo.

Primeiro, algo deve ser lembrado: os estadunidenses não brincam em serviço. A organização envolvida em todo o evento e o nível de excelência alcançado é algo a ser aprendido por todos nós. A seriedade com que tudo é feito é ímpar, não só nas questões de segurança, mas tambem nos mínimos detalhes (hoje de manha choveu, logo depois eles estavam distribuindo cerragem na poças d´água no chão de terra na entrada do evento para ninguem pisar e se sujar ou escorregar), há muitos banheiros e todos estão limpos, sempre há uma lanchonete próxima, bebedouros por todo o aeroporto, bancos de concreto são espalhado especialemente para o evento, caixas automáticos, lojas de souvenires, aluguel de carrinhos indivduais elétricos e todas as pessoas são extremamente educadas e prestativas.

Mas enfim, vamos ao que interessa: Os Aviões.

O evento é divido por áreas: Ultralight & Rotorcraft Area, Vintage Area, Homebuilt, Warbirds e a região central onde fica a Aeroshell Square (tambem há o Seaplane Section, mas este é fora do aeroporto).

Em todas as areas você vai encontrar muito do que quiser e sempre em perfeito estado. “Ah, quero ver Bonanzas” você vai achar pelo menos uns 40 enfileirados, “entao Skyline” muitos mais. É bom se organizar porque entre babar, tirar fotos e sobreviver ao calor o tempo passa mais rápido do que você quer.
Na Ultralight & Rotorcraft Area estão os ultraleves e aviões de rotor, dos mais variados tipos. Esta áera tem inclusive uma pista própria de grama.

Na Vintage Area só há classicos conservadissimos, durante o dia os donos realizam reviews comentados com seu avião colocado em frente a um hangar bem à vista de todos, falam no microfone tudo o que voce quiser saber: de onde compraram, quanto gastaram, como revitalizaram…

Na Homebuilt Area é onde estão quase todos os experimentais, alma da EAA.

Destaque para a Warbirds Area. Todos aviões que você sempre quis ao seu lado estão ali, ao alcance das mãos mas “Please Don`t Touch”, já diz o aviso na hélice. Lendas de todas as guerras em muitas de suas versões, vários deles enfileirados. E não só os americanos, evidente que são a maioria, mas há tambem russos e havia ate um Zero japonês. Dentre eles há inclusive alguns famosos como o P-38 encontrado no fundo de uma geleira agora conhecido com “Glacier Lady”  que foi totalmente restaurado e colocado em condições vôo ou um P-51 do esquadrao Tuskegee.

O grande destaque do evento é a Aeroshell Square, lá ficam as grandes atrações, alguns DC-3, duas B-17, dois F-16, um Ford Trimotor e muito mais. Depois passo exatamente o que tem esse ano.

Sempre, para onde olhar haverá um avião.

Para qualquer amante da aviação é um deleite. Poder conferir todos os aviões que sempre quis, conversar com os pilotos que muitas vezes estão ali do lado mesmo e ver os maiores nomes da aviacao mundial de perto. Para os amantes de Plasti, outro deleite. Aquele detalhe que você sempre quis saber como era da portinhola direita da metralhadora lateral da B-25C e nunca achou uma maldita foto na internet, é só ir lá olhar e tirar suas próprias fotos.

Aliás, para os amantes da fotografia, chegando muito cedo no estande da Canon e depois de certa burocracia envolvendo o numero do seu cartão de crédito e a papelada “quebrou pagou” eles te emprestam o equipamento que você quiser durante o dia, máquina, lentes e cartão de memória. Na devolução no fim do dia eles ainda gravam suas fotos em um DVD para você levar. Depois falo mais sobre os Estandes.

 Todos os dias à partir das 15 horas comecam os shows aéreos, os melhores que você vai ver em todo o planeta. Como cheguei no fim da tarde da Segunda-Feira, dia 26, só pude ir ao evento a partir da Terça, dia 27, entãoo vou dar uma resumida no que vi. Conforme for mandando novidades todos os dias vou falando mais sobre as várias coisas do evento, pois postá-las todas de uma vez talvez seria um tanto massante para o leitor.

 Terça Feira, dia 27. Depois de camelar por toda a manhã e começo da tarde por todo o evento sedento por ver tudo, às 15hrs sentei à beira da pista (sim, a beira da pista, na verdade há uns 20 metros da taxiway pois aqui não há cerca entre o publico e a pista, há uma linha no chão marcada pela grama um pouco mais baixa que simplesmente niguém cruza, todo o tempo há fiscais passando de moto por toda a extensão da linha e se  o seu calcanhar estiver um pouquinho em cima, eu falo sério, “Sir, please step back”. Enfim,  mereceu destaque a apresentação de Bob Carlton realizando acrobacias com seu Jet Sailplane ao som de musica clássica, os Iron Eagles voando Christen Eagles em esquadrilha, o Liberty Parachute Team (eles realizam uma apresentação linda com vários paraquedistas onde um deles carrega uma imensa bandeira dos EUA circulado por varios outros liberando fumaçaa, a certa altura do chão começa o hino dos Estados Unidos e exatamente quando ele acaba o paraquedista pousa com a bandeira), o show dos Warbirds of America (simularam um Dogfight entre um Zero e um Stearman, que quando “abatido” realizou um snap baixíssimo e em seguida pousou para sair de cena e dar foco ao P-40 que veio para abater o Zero) e o show de acrobacia de Kirby Chambliss (campeão do Red Bull Air Race).

Ainda no final do dia, após as apresentações houve um susto Jack Roush, dono da Roush Fenway Racing, equipe da Nascar e colecionador de avioes caiu com seu jato Beachcraft Premier na pista do evento, a equipe de emergência e dos bombeiros agiu rapidamente e o resgatou de dentro do avião, que ficou bem quebrado. Jack foi resgatado consciente, sabe-se que ele está no hospital estável mas ainda não bem, uma excessão ruim no evento. Se jogarem no Google com certeza haverá noticias mais recentes.

Quarta, dia 28, Chuck Aaron fazendo loops com um Helicóptero Red Bull ao estilo R/C, inacreditável. Jim Maroney com seu Super Chipmunk. John Mohr fez coisas com um Stearman que eu nunca vi igual, snaps muito, muito, baixos uma das apresentações que mais tirou o fôlego do público. A chegada de dois Thunderbirds os numeros 7 e 8. E sem dúvida o grande destaque acrobático do evento o senhor Sean D. Tucker, voando um biplano Challanger 3, só não é humano o que esse homem faz com o avião pois não sei como ele sobrevive a tantos G`s.

Durante vários pontos da apresentaçãoo ele falava ao vivo do cockpit para os autofalantes do evento, enquanto dava snaps, ou pairava no ar realizando a manobra “Harrier”, sempre gritando “Hey Babyyy!” para o público (na noite anterior ele recebeu a maior condecoraçãoo oferecida pela EAA), no ponto alto da apresentaçãoo ele corta 3 fitas seguidas que estao a 5 metros de altura da pista e uns 30 de distância umas das outras, a primeira de faca de um lado, a segunda do outro e a terceira de dorso, tudo de uma vez, seguido, depois fez uma passagem de faca tão baixa que ele descrevia pelo radio as pessoas que ele via na plateia “For you, lady with the red hat, you boy with the Stearman T-Shirt and you girl with blue eyes” (a última claramente em tom de brincadeira)  (Para você, mulher de chapéu vermelho, você menino com a camiseta do Stearman e você garota de olhos azuis).

 Enfim, todos os dias vou escrever um pouco sobre o AirVenture falando das atrações do dia e das várias sessões do evento para que vocês tenham uma idéia do que é este grande evento e como é participar disso tudo, uma overdose de aviação por todos os sentidos do seu corpo. 1h da manhã por aqui já. Amanhã falo mais sobre os Estandes e Workshops.

Valeu !

Jonas Almeida,

Repórter SprueMaster. Direto da EAA

Fotos do evento:

 Fotos: Jonas Almeida e Francisco “Xico” Almeida

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “SprueMaster na EAA Airventure 2010 – A aventura continua !”

  1. Marcelo

    Pelo que pôde ler, Jack Roush está con serios ferimentos, mas estável e fora de perigo. Num video feito minutos depois do acidente, da para ver Jack Roush e a sua passageira Brenda Strickland, sair do avião caminhando, mas com a ajuda do pessoal de segurança. Jack Roush é dono de tres aviões dentre eles um P-51 da segunda guerra reconstruido, e a saber é um piloto muito experiente.
    O acidente ocorreu por volta das 18:15Hs da terça feira e o aeroporto ficou fechado até as 8:00Hs da quarta feira para remoção do avião acidentado.

    http://edition.cnn.com/2010/US/07/28/wisconsin.roush.crash/index.html#fbid=H7J_2b3RW9G

    Neste link podem ver o video depois da queda e a saída deles do avião.

  2. Cleverson Chiavegatti

    Excelente a cobertura!!!
    Parabens pelo texto e fotos… é o sonho estar ai vendo tudo isso ao vivo.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.