Eventos Aeronáuticos 

SprueMaster na EAA Airventure – Sexta Feira….

Vamos lá pessoal, devido a alguns problemas técnicos, não pudemos postar nos dias do evento, mas seguem os posts de cada dia.. com vocês nosso repórter em Oshkosh, Jonas Almeida…

 **************************************************************************

Sexta Feira –  

 -Voce gosta de mulher?

 -Gosto

 -E de DC-3?

 -Vixe Maria, muito mais!

  Rsrsrs, foi a conversa no quarto ao lado do meu, logo no primeiro dia, antes mesmo de irmos para o evento. Além de ser engraçado, resume muito bem a sexta feira. Um dia dos amantes da aviação todos juntos se divertindo.

Agradecimentos a EAA que valoriza e incentiva muito esse convívio.

 Já tradicional, na sexta feira acontece o desfile dos estrangeiros. Durante a feira, na International Tent, você podia registrar-se como visitante estrangeiro, aproveitar do lugar a sombra para descansar e tomar água e voluntários fluentes nos mais variados idiomas para te ajudar. La é o ponto de encontro para o desfile. Separadas por países e com suas bandeiras erguidas à frente, as comitivas caminham sendo aplaudidas até a casa onde, na varanda superior, fica o locutor do evento. Quem recebe a todos é ninguém menos que Paul Poberezny,veterano de guerra e fundador da EAA.

Em seu discurso agradece mais de muitas vezes a presença de todos e diz que o espírito e razão do evento é exatamente que as pessoas se unam em torno da aviação, e que por sermos visitantes internacionais e portanto nosso esforço em participar muito maior, sua satisfação em ver-nos era indescritível (não nessas palavras nem nessa ordem, mas foi isso que ele disse).

Em certo momento foi até emocionante, (sem boiolice rsrs). Acabado o discurso os brasileiros todos aproveitaram para tirar a foto da excursão, em frente ao DC-3 “Flagship Detroit”.

Mais tarde, para coroar a comemoração internacional a EAA ofereceu uma festa, exclusiva para os estrangeiros, no Nature Center (um barracão em meios as arvores), ainda no aeroporto. Na frente do barracão havia uma carreta da Budweiser carregada da cerveja e dentro do barracao muita comida, tudo por conta da EAA.  Sem sombra de duvida foi o momento mais divertido da semana. Pessoas de todo o mundo unidas pela aviação conversando e festejando.

O alemão do meu lado tão entusiasmado quanto eu para saber mais sobre o país do vizinho Australiano. Aproveitamos ainda para fazer escambo internacional de bonés. Em troca de dois da ASA (Associacao Sertanezina de Aeromodelismo) conseguimos um da excursão da África do Sul e um da Australiana, uma lembrança muito boa a ser guardada.  Interrompida a festa, foi realizada uma homenagem ao senhor Cláudio Candiota, organizador da excursão brasileira, por seu esforço desde muitos anos em levar os brasileiros à Oshkosh, aproximando os dois países (Obrigado a ele por toda a atenção e ajuda durante a viagem). “So, today it`s the Claudio Candiota Day in Oshkosh”, palavras do próprio prefeito seguidas da comemoração brasileira.

 Sempre leio o que escrevi antes de enviar e penso “Catso, eu escrevo mais de gente do que de aviões” mas enfim, esse é o diferencial de Oshkosh. Numa feira onde há tudo que se pode imaginar sobre aviação a atenção acaba indo para as pessoas que a fazem.

Às maquinas.

Na Aeroshell Square manobraram os aviões até fazer caber o gigantesco C-17, onde também era possível conhecer o compartimento de carga. Haja carga.

Para o destaque do dia, um avião muito diferente chegando ao aeroporto. Passagem rápida no eixo da pista e o V-22 Osprey faz uma curva fechada à direita. Depois do pouso vertical da máquina na frente da multidão, e lembrando do Harrier de ontem, fica evidente que tudo é possível nesse mundo. Se eles disserem que fizeram um tênis Nike que voa eu acredito.

 Tambem foi de vibrar o peito, por causa da potência das turbinas, a demonstração de pouso do táctico do outro C-17 do evento (sim, tinham dois).  Passagem baixa no eixo da pista em velocidade normal, passada a metade da pista o gigante abre full flaps e spoilers além de potência máxima no reverso. Pouso incrivelmente curto.

Sobre patriotismo. O slogan do evento este ano é “Salute to the Veterans”. Todos os dias para abrir a tarde de shows aéreos o Liberty Parachute Team realiza a cerimônia do hino com a bandeira americana presa em baixo do paraquedista. Acabada a cerimônia a locutora começa (todos os dias) o discurso em agradecimento aos veteranos de guerra e aos americanos que ainda estão servindo. Perto do fim ela pede que os veteranos presentes no público levantem a mão. Um senhor do meu lado levantou, bem como vários outros pela multidão, e imediatamente os aplausos começaram. Todos os dias, as pessoas mais próximas inclusive diziam “Thank you Sir” e era notável a sinceridade no agradecimento delas.

Eu até tenho muito contra esse patriotismo militar mas que foi muito bonito foi. Especialmente na Sexta-Feira ainda houve o desfile dos veteranos. Divididos por compania e muitos sendo empurrados de cadeira de roda por seus filhos, eram ovacionados incansavelmente pelos americanos. 

Logo escrevo sobre o Sábado.

Valeu!

Jonas Duarte de Almeida.

Diretamente da EAA Airventure 2010 para o SprueMaster.com

Algumas fotos:

Fotos: Jonas Almeida e Francisco “Xico” Almeida

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “SprueMaster na EAA Airventure – Sexta Feira….”

  1. Juninho

    Grande Jonas, seus textos estão (sem boiolice) emocionantes! Ehehe… Continue trazendo prá gente um pouco de oshkosh! Parabéns à você, Xico e Lucas! Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.