História & Modelismo 

Essa maravilhosa máquina chamada helicóptero… – Parte I

Temos um novo Colaborador para o SprueMaster, seu nome é Gustavo Vieira. Ele é Piloto de Helicóptero e também plastimodelista, a partir de agora o Gustavo será nosso colaborador em assuntos relacionados à sua maior paixão: as Asas Rotativas, com vocês o Gustavo…

***********************************************************

“Me diz o nome de três coisas que param no ar. Beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha”.

Como pode uma máquina – bastante pesada por sinal – parar no ar? Voar pra trás, para os lados… e pior ainda… sem ter “asas”?????

Nosso assunto começa com um pouco de história, passaremos depois para um pouco de conhecimento sobre como o helicóptero voa, seus comandos, enfim… vamos falar um pouco de tudo sobre “asas rotativas”.

Alguém por aí já pensou que o primeiro protótipo de um helicóptero foi desenhado por Leonardo da Vinci? Mais exatamente no século XV? Era um esboço de uma máquina que produziria apenas deslocamento vertical. Foi fadada ao esquecimento até a invenção do avião…

Outro marco histórico para os primórdios do helicóptero, foi o seu uso durante a primeira guerra mundial, acreditem! O Império Austro-Húngaro, em conjunto com os alemães, usaram uma máquina que produzia apenas deslocamento vertical, para observação de tropas! O PKZ-2, que tinha três motores, dois rotores contra-rotativos e autonomia para até uma hora de vôo. Ficava ancorado no solo por cabos.

 Diversos outros nomes e nações poderiam ser citados aqui, mas, vou citar apenas mais duas pessoas: Juan de La Cierva e Igor Sikosrky. O primeiro, espanhol, foi o responsável pela “dissimetria de sustentação”, que é o que as pás dos rotores fazem para promover quase todos os movimentos do helicóptero, e este se mantenha estável. Inventou o autogiro (veja video), que era um avião com asas rotativas. Faleceu aos 41 anos de idade, em um acidente aéreo a bordo de um DC-2 em dezembro de 1936, próximo a cidade de Londres.

O segundo, russo, erradicado nos EUA, foi o responsável pela construção do primeiro helicóptero de configuração simples (rotor principal e rotor de cauda), resolvendo o problema do torque produzido pela força do motor sobre as pás do rotor. Montou uma empresa que produziu mais de 400 aeronaves antes do fim da segunda guerra, e, até hoje, produz helicópteros de uso civil (como o S-92, S-76, S-300) e militar (UH-60 BlackHawk).

Mudando o foco do assunto… vamos falar um pouco sobre helicópteros no Brasil!

A história do helicóptero em nosso país começa em 1948, quando uma empresa de Orlândia (SP) comprou um Bell 47D para efetuar pulverização agrícola, e a frota não parou de crescer.

Nosso País possui uma das maiores frotas de aeronaves de asas rotativas do Mundo! A cidade de São Paulo é a segunda em frota, mas a primeira em tráfego aéreo de helicópteros; inclusive, é a única cidade no planeta que tem um sistema de controle de tráfego aéreo específico para helicópteros.

O crescimento em número de máquinas registradas anualmente é quase astronômico, chegando a um aumento de quase 60% em dez anos – passou de 791 máquinas registradas em 1999 para 1255 máquinas em 2009.

A descoberta de petróleo em águas profundas – Pré-Sal – na Bacia de Santos tende a alavancar ainda mais esses números.

 Entrando um pouco no nosso plastimodelismo

Temos, hoje, ao nosso dispor, uma gama de kits de heli-plastimodelos bastante grande! Marcas, modelos, versões, épocas, escalas, enfim… temos kits para quase todos os gostos e bolsos! A grande maioria dos modelos de helicópteros que temos disponíveis são voltados ao lado militar e de combate, mas, quem quer montar helicópteros civis não fica tão “órfão” assim! Os modelos citados aqui no post, em sua maioria, possuem kits para montagem, inclusive o PKZ-2 e o Cierva C-30 (autogiro).

 Fontes:

http://jrussey.atspace.com/IMGS/Leonardo_da_Vinci_helicopter.jpg

http://www.fantastic-plastic.com/PKZ-2_OverSommeValley.jpg

http://www.aviastar.org/foto/cierva_c-30.jpg

http://www.abraphe.org.br/

http://www.youtube.com/user/Bomberguy

Por hoje é só! Em breve volto com mais assuntos sobre helicópteros!!!

Gustavo Vieira
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Essa maravilhosa máquina chamada helicóptero… – Parte I”

  1. André - T6 Hobby

    Excelente artigo!! Eu tenho um conhecimento pifío em asas rotativas! Vou aprender bastante!!! E essa do Império Austro-Húngaro é nova para mim!

  2. Magalhães

    Aos rotores….
    Muito boa a matéria sobre helicopteros, as únicas aeronaves que permitem ao piloto acesso completo ao espaço tridimensional – de uma forma impossível para um piloto de avião.
    Grande abraço, estarei acompanhando

  3. Fernando Zavarelli

    Maravilha !!!

    Já começou mandando muito bem, num assunto fascinante que poucos, acredito eu, conheçam.

    Seja muito bem-vindo ao Spruemaster e continue produzindo matérisa com essa qualidade.

    Abração !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.