Aviação Reviews 

Kit Review: RODEN – Pilatus PC-6C/H-2 Turbo Porter “Air America” 1/48 #440

A Aeronave

O Pilatus Turbo Porter, fez seu primeiro voo em 4 de maio de 1959, o protótipo era equipado com motor à pistão Lycoming GSO-480-B1A6  (340 Shp), o primeiro modelo de produção turboélice voou em 1961 e permaneceu esta a escolha padrão de motorização para o modelo. O Pilatus Porter foi produzido sob licença pela Fairchil Hiller (92 unidades + 10 kits da Pilatus) e pela própria Pilatus, totalizando 556 aeronaves até o momento, sim ele ainda permace em produção, somente outras 4 aeronaves no mundo detêm este recorde de mais de 50 anos em produção.

Atualmente a frota operacional  de Porter´s no mundo é de aproximadamente 250 aeronaves.

A Força Aérea Americana utilizou o Porter com a desegnação AU-23A Peacemaker e o Exército com a designação UV-20 Chiricahua. Ambos podem levar carga de armamentos bem como canhões instalados nas portas.

Aeronave Air America

O PC-6 é reconhecido por sua notável capacidade STOL (Short Take Off and Landing – Pousos e decolagens Curtas), mesmo carregado com 1500kg de carga ele é capaz de decolar em apenas 195 metros e pousar em 130 metros ! imagine esse “bicho” voando em um garimpo :D, os pilotos de testes da Pilatus conseguiram pousá-lo em apenas 50 metros…., devido a essa sua grande performance STOL, o PC-6 tem o recorde mundial do pouso em maior altitude, na geleira Dhaulagari no Nepal a 5750metros de altitute (18.865ft).  Outro recorde mundial do PC-6 foi o de transportar a maior faixa de publicidade do mundo, com 1500m2 (25x60m), pilotado por Juergen Riedel, sobre a cidade de Bremen na Alemanha.

A Air America

A Air America foi um companhia aérea fundada nos Estados Unidos da América em 1946, aparentemente era somente mais um empresa do ramo privado que atuaria dentro do país. Entretanto por trás do comando da Air América estava a Agência Central de Inteligência (CIA), com o propósito primário de reconhecimento das atividades de outros países em situações de conflito. No caso a Air América se concentrou no transporte de cargas Sudeste da Ásia, onde a Coréia havia acabado de se dividir e no Vietnã onde tensão de uma guerra era cada vez maior.

<param name=”src” value=”http://www.youtube.com/v/Goj3RGld4mI” <embed type=”application/x-shockwave-flash” width=”375″ height=”309″ src=”http://www.youtube.com/v/Goj3RGld4mI”

No fim dos anos 50 a frota da Air América era de aproximadamente 45 aeronaves e era um misto de diversos tipos de aeronaves com pequenos Beechcrafts e C-123 Providers, eles operavam basicamente de bases na Tailândia, Japão e Taiwan e os destinos principais das cargas não era somente o Vietnã, mas também Burma, China, Camboja e Laos. As missões da Air America eram bastante variadas, transportando especialistas militares para áreas de conflito ou fornecendo suprimentos para facções aliadas aos Norte Americanos. Muito frequentemente os “passageiros” eram estrategistas militares, médicos e VIPS, até mesmo o futuro Presidente Nixon chegou à voar nas asas da Air America,  e os “suprimentos” eram muitas vezes armas.

Mais tarde os aviões da Air America também foram utilizados para pulverizar agente laranja sobre as florestas.

Mas um dos maiores escândalos da Air América foi sobre o transporte de drogas, pois a região onde voavam era a maiora produtora de ópio do mundo, não somente os líderes da facções pró-americanos bem como algumas pessoas do alto escalão da Air América estiveram envolvidos com o tráfico de drogas, assim muitos pilotos faziam os vôos as vezes sem nem saber que transportavam drogas. Uma dessas missões chegou ao conhecimento da mídia, provocando um grande escândalo, entretando o poder da CIA era tão grande que eles acabaram retirando a notícia nos jornais.

O PC-6 na Air America

Aeronave Air America

A Air America comprou seus primeiros modelos turbohélice diretamente da Suiça, que vieram equipados com motores Turbomeca Astazou II, e tinham matrícula fora do padrão americano (sem a letra “N”). Entretanto os motores Turbomeca falharam muitas vezes devido ao rígido clima do Laos, então a Air America procurou por um motor que suportasse as durezas do clima local, e decidiram comprar os PC-6 fabricados pela Fairchild, que eram equipados com turbinas Garrett TPE331, assim o problema foi resolvido.

Holyywood retratou um pouco da realidade que viviam os pilotos em um filme de 1990, com o nome Air América e estrelado por Robert Downey Jr e Mel Gibson o filme contou com a participação de aeronaves AU-23 Peacemaker da Força Aérea Real da Tailiandia. Para fazer as cenas os pilotos realmente incorporam o espírito da Air América do passado. (veja trailer). Recomento o filme, pois além de muito divertido nele é possível ver muitos detalhes da aeonave, bem como tirar muitas idéias para dioramas.

As aeronaves presentes no kit.

Neste kit da Rodem existe a possibilidade de montar três aeronaves:

N365F

Fairchild PC-6C/H-2 N365F 2022 11 June 71 probably N365F of Fair-child Hiller Corp, Rock-ville, MD

Alguns fatos durante o serviço:

Comprado da Fairchild Hiller em 11 de junho de 1971,

Registro Solicitado em 22 de junho de 1971

Registrado na Air América em 31 de agosto de 1971

Relizou pouso forçado em Laos em 13 de novembro de 1971, depois de uma falha de motor

Carga lançada para fora durante a decolagem em 31 de janeiro de 1972, danificando a parte inferior da fuselagem, reparado retornando ao serviço e, 3 de fevereiro de 1972

Danificado no solo depois que seu trem de pouso entrou em um grande buraco na área de pouso, durante a tarde o modelo ficou de “ponta cabeça”  em 20 de março de 1972

Recebeu grandes danos no cone de cauda, parte inferior da fuselagem em 13 de fevereiro de 1973 durante uma saída sobre o Laos.

Depois disso a aeronave foi remanejada muitas vezes até ser abandonada no aeroporto de Saigon em 1975, em 1982 não existia mais nos registros da Air America.

N3612R

Fairchild PC-6C/H-2 N3612R 2033 11 June 71 N3612R of Fairchild Hiller Corp, Rockville, MD

Comprado da Fairchild Hiller em 11 de junho de 1971,

Registro Solicitado em 22 de junho de 1971

Registrado na Air América em 31 de agosto de 1971

Chegada ao Vietnã em 26 de Junho de 1971

Colheu uma linha de energia durante o pouso em Muang Nan, provocando cortes na asa esquerda.

Utilizado na vigilância Anti Narcóticos e reconhecimento durante o ano de 1973

Vendido para a Evergreen Helicopters, em 23 de Agosto de 74, usado como aeronave agrícola.

Registro cancelado, destruído em 7 de março de 2000

238

Aeronave fictícia utilizada no Filme “Air America”

Fontes:

http://www.pilatus-aircraft.com/

http://www.pc-6.com/

www.utdallas.edu/library/collections/speccoll/Leeker/pc6.pdf

http://209.157.64.201/focus/chat/2192882/posts?page=119

O kit

O kit possui possui aproximadante 194 peças sendo composto por 9 árvores, 8 injetadas em cinza e 1 com as transparências.

A qualidade da injeção é muito boa, com poucas rebarbas e os detalhes bastante fiéis ao original, com partes em baixo relevo e outras em alto relevo. Todas as partes móveis são separadas, flaps, ailerons, leme, etc, possibilitando montar a aeronave com estas partes em diversas posições.

As portas tanto de comando, quanto de carga também estão fora da fuselagem, algo que não é muito comum nos kits atuais e realmente muito bom, pois economiza o trabalho de scratch para quem quer montar um diorama, ou mesmo representar a aeronave “toda aberta”.

As transparências são excelentes, realmente muito bem injetadas, sem marcas e incolores, gostei bastante.

Fiz um teste a seco de encaixe da fuselagem e o encaixe é bom, entretanto algum putty será necessário para finalizar o acabamento, mas nada incomun, realmente bom. A parte traseira de algumas peças tem rebarbas um pouco grandes, mas que podem ser removidas sem problemas e não irão compromoter a montagem.

O manual traz a história da aeronave e da Air America, um texto bastante extenso, bem incomum nos kits atuais, e muito informativo. As intruções estão em Tcheco, Inglês e Alemão.

As indicações de cores são para tintas Model Master (Enamel e Acrílicas) e Federal Standart.

Para a montagem algum trabalho será necessário, pois vários furos,  indicados no manual, precisam ser feitos na fuselagem para fixação de luzes e antenas. Algumas peças não são necesárias para a montagem desta versão, pois aparentemente alguns sprues são os mesmos do kit AU-23 Pacemaker do fabricante.

O manual possui um erro de seqüência de montagem dos assentos, já corrigido pelo fabricante, que adicionou uma folha com as instruções corretas. As etapas de montagem são bem simples, embora tenha percebido que a montagem de uma das portas do compartimento de cargas foi suprimida, cuidado ao montar pessoal, pois a porta do lado direito é no estilo de “correr” e a porta do lado esquerdo “de abrir” dividida em duas partes, as aeronaves originais podiam ter diversas configurações, algumas de correr dos dois lados ou de abrir.

A montagem de todo o interior é feita pelo lado de fora, possibilitando montar toda a fuselagem, pintar e depois encaixar o interior, muito bom, pois facilita no mascaramento.

Os decalques tem boa qualidade de impressão, e um filme bem pequeno, são impressos pela própria RODEN. Creio que não haverá problemas ao colar.

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 24 Euros,aproximadamente 56 Reais (com desconto de 20% para clientes internacionais).

Clique aqui para saber como comprar da Modelimex.

Conclusão: Por ser um kit incomum, de uma aeronave bastante versátil, é indispensável na coleção. Recomendado !

Algumas fotos dos sprues, clique nas fotos para ampliar e ler as legendas.

Meus sinceros agradecimentos a Modelimex por ter fornecido este kit para review.

Espero que tenham gostado de mais esse review e até a próxima !

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Kit Review: RODEN – Pilatus PC-6C/H-2 Turbo Porter “Air America” 1/48 #440”

  1. Anderson

    um modelo bem interessante esse, sem duvida alguma! além de inusitado, é claro!

    putz, esse filme é bem legal… faz tempo que não o vejo!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.