Tutoriais 

Pintura Simulando Madeira, como fazer ?

Há um tempo atrás fiz umas pesquisas sobre o assunto e conversei com alguns amigos sobre esta técnica, que para mim parecia um bicho de sete cabeças. Mas lendo um texto aqui e outro li, conversa com um modelista cá e outro acolá e descobri que não é nada disso, na verdade é bem simples de fazer, mais até do que eu imaginava. Veja neste tutorial como fazer uma pintura simulando madeira

Decidi então arriscar e fazer a pintura em um Opel Blitz na escala 1/72, este modelo é da Roden e o montei em cores civis para um diorama (que vou vou postar completo em breve aqui). Vamos à técnica,

Para fazer esta pintura você vai precisar de:

– Tinta na cor Tan ou Radome (eu usei Mr. Hobby H27)

– Tinta Óleo Raw Burnt Umber (acrilex cód. 358)

– Tinta Óleo Gold Ochre Yellow (acrilex cód. 349)

– Tinta Óleo Raw Siena (acrilvex cód. 336)

– Pincel  (usei Tamiya cód. 87946)

Primeiro é preciso pintar as peças que irão receber a pintura, para isso faça uma cor base nas cores Tan ou Radome.

Em seguida aplique uma camada fina de tinta óleo na cor mais clara, no caso raw siena, depois aplique o golde ochre e no fim o raw burnt. Os veios da madeira são produzido ao se “puxar” as cores mais escuras sobre as cores mais claras, se você só molhar o pincel em ecosolv ou outro solvente, esta tarefa ficará um pouco mais fácil.

Não é preciso diluir a tinta, apenas molhe o pincel para dar uma pequena “afinada” na tinta, mas bem leve, se diluir demais fica mais difícil de fazer.

É importante lembrar que o acabamento da cor base é desejável que seja em cores brilhantes, pois facilita a pintura com tinta óleo, se a tinta que você usou for fosca, aplique uma camada de verniz brilhante antes de usar a tinta óleo.

 

O trabalho é bem simples e o efeito fácil de fazer, ao passar o pincel ele já vai produzindo os veios da madeira, o maior segredo desta técnica é esperar o tempo suficiente para que a tinta óleo seque completamente, no meu caso demorou 7 dias para secar, o tempo de secagem varia de acordo com temperatura e umidade.

Após a secagem apliquei uma camada fina bem fina de verniz fosco acrílico (acrilex), foram 3 demãos de verniz diluído com água, ficou completamente fosco.

Em seguida pintei os detalhes e apliquei uma camada de giz pastel para dar uma quebrada na cor uniforme e uma sujada para ficar mais realista. O resultado alcançado foi este:

   
   

Não posso deixar meu agradecimento ao Juliano (do site Bancada Virtual) e ao Rubajazz do Panzer Model Fórum por darem as dicas desta técnica. Valeu pessoal !

Também existe uma outra técnica usando o betume da Judéia, entretanto achei esta mais simples e com um acabamento melhor, uma vez que você pode ir mudando as tonalidades e pode reproduzir a madeira na tonalidade que quiser apenas alterando a cor da tinta óleo, para fazer o mesmo com o betume você precisa mudar as tonalidades da cor base.

Espero que tenham gostado e que seja útil para vocês, É isso aí pessoal,

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “Pintura Simulando Madeira, como fazer ?”

  1. Alexandre Reis Taveira de Souza

    Lucas, me tire uma dúvida. É necessário esperar a secagem completa de cada tinta óleo aplicada, antes de aplicar a seguinte? Ou quando vc se refere à secagem total, você estava falando da secagem no final do processo?

    1. Bom dia Alexandre,

      A “mitura das cores” deve ser feita com elas ainda frescas, caso contrário você não consegue os efeitos dos veios de madeira. A secagem a que me refiro é a final mesmo.

      Plastiabraço e boas monatagens!

  2. E aí Lucas! Ótimo o tutorial 🙂

    Eu vi ao vivo e ficou excelente 🙂 parabens 🙂
    Abs!!

    1. Obrigado Juliano ! Eu é que agradeço pelas dicas ! Valeu !

  3. Show! onde encontro essas tintas oleo? loja pela NET?

    1. Bruno, praticamente qualquer loja de artesanato vende estas tintas à óleo, o tubinho custa cerca de 3 Reais e dura um tempão Valeu !

  4. J.Cataclism

    E o Opel civil fcou um filézinho!
    \o/

    1. Obrigado ! Que bom que gostou e olha no diorama, ficou muito bom, deu uma valorizada tremenda hehe semana que vem vou postar o diorama que usei ele. Valeu !

  5. OSWALDO ANTONELLI

    Vou buscar esse Opel com o planador pra poder estudar melhor a técnica em casa…

    Ficou muito bom! Vi lá no GPC e babei no trabalho.

    Abraços.

    1. hehehee, como sempre querendo roubar os kits alheios 😀 😀 :D, tem um kit te esperando aqui, aquele biplano, não vem buscar ?? hehe

      valeu !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.