Aviação Reviews 

Kit Review: AMODEL 1/72 White Knight & Space Ship One #AMO72201

E empresa

A Virgin Galatic é uma empresa fundada pelo Bilionário Sir Richard Branson, fundador do Grupo Virgin. O objetivo da Virgin Galactic é levar pessoas comuns

Tudo começoou através do prêmio ANSARI X PRIZE, que daria 10 milhões de dólares a empresa privada que fizesse dois vôos espaciais em uma nave reutilizável em um espaço de tempo de duas semanas.

Burt Rutan, um renomado projetista de aviões (ele projetou os famosos Long-Ez e Raytheon StarShip) aceitou o desafio e ganhou o prêmio. O projeto do White Knight e Space Ship One foram totalmente financiados por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, acredita-se que o projeto todo tenha custado em torno de 20 milhões de dólares (o dobro do prêmio)

O projeto de Rutan consiste em um aeronave de dois estágios, o primeiro estágio chamado White Knight leva o SpaceShipOne até os 50000ft (15km) de altitude quando o libera ligando seus foguetes por cerca de 1m30s e chega aos incríveis 328000ft (100km), que é a considerada barreira do espaço.

Os pilotos de testes para o projecto SpaceShipOne foram  Mike Nelvill, Brian Binnie, Peter Siebold,  e Doug B. Shane.

Os vôos realizados foram:

VooDataTop MachAltitudePiloto
11P17 de Dezembro,2003Mach 1.220.7 kmBrian Binnie
13P8 de Abril, 2004Mach 1.632.0 kmPeter Siebold
14P14 de Maio, 2004Mach 2.564.4 kmMike Melvill
15P21 de Junho, 2004Mach 3.2100.1 kmMike Melvill
16P29 de Setembro, 2004Mach 3.5110.9 kmMike Melvill
17P4 de Outubro, 2004Mach 3.5120.0 kmBrian Binnie
As Aeronaves

WhiteKnight

O White Knight é uma aeronave de pesquisa, propulsionada por dois motores e projetada para missões de grande altitude, seu primeiro vôo acorreu em agosto de 2002. Sua principal tarefa é servir de plataforma de lançamento para o Space Ship One. Ele é equipado com todos os equipamentos desenhados para aeronaves espacias, faltando apenas a propulsão por foguetes, que no seu caso é por turbinas. Todos os seus sistemas de controle, navegabilidade e aviônicos são exatamente iguais aos do Space Ship One.

Ele possui uma alta relação peso/potência permitindo para os futuros astronautas treinarem manobras como aproximação, pouso e lançamento, ele também serve como base para treinamento do piloto do Space Ship One.

O Withe Kight também pode realizar missões de reconhecimento, vigilância, pesquisa atmosféric, e até lançamento de micro satélites.

SpaceShipOne

O SpaceShipOne possui capacidade para três pessoas, ele foi projetado para realizar vôos suborbitais, a 100km de altitude, sua configuração permite um voo como foguete para atingir a altitude, mas depois o voo de retorno e o pouso são realizados sem a ajuda de motores, apenas com planeio.

O SpaceShipOne não é capaz de permanecer em órbita devido a sua baixa velocidade de vôo. Ele utiliza uma propulsão à foguete usando como combustível uma mistura de Oxido Nitroso e um componente de borracha sólida (HTPB).

Os modelos foram aposentados após os testes de vôo, atualmente a Virgin Galactic e a Scaled Composite trabalham no VMS Eve (WhiteKnightTwo) e no VSS Enterprise (SpaceShipTwo).

Fontes

Foto Starship – http://www.bobscherer.com/Pages/Starship.htm

Scaled Composite – http://www.scaled.com/

Virgin Galactic – http://www.virgingalactic.com/

O kit

O kit é um Short-run, ou seja nada de pinos de encaixe ou encaixes extremamente perfeitos como estamos acostumados com as grandes marcas, entretanto é um kit diferente de aeronaves singulares e que já ganharam seu lugar na história da aviação mundial.

São duas aeronaves no kit o White Knight e o SpaceShipOne, são 10 sprues injetados em cinza e 1 com as transparências totalizando 119 peças injetadas (40 peças para o SS-1 e 79 peças para o White Knight).  O kit inclui uma folha de Photoetched com 17 peças, além da folha de decalques.

As intruções estão em cirílico e inglês, entretanto o manual é bastante detalhado, não sendo necessário o domínio de nenhuma destas línguas para a montagem.

Toda a montagem do kit se dá em apenas 15 passos, e as indicações de cores são para tintas da marca Humbrol.

O detalhamento do kit é justo, embora eu achei que poderiam ter mandado pelo menos o painel de instrumentos na folha de decal. No kit estas peças são únicas e sem mostradores , e como o cockpit é bem visível creio que um pouco de scratch será necessário para dar um acabamento mais realista ao interior da aeronave.

Uma coisa que chama a atenção é a falta de painés em toda a aeronave, sendo somente as superfícies de controle representadas em baixo relevo, entretanto a aeronave real é dessa forma mesmo, sem painéis como as outras aeronaves veja algumas fotos de referência aqui isso se dá devido a uma maior limpeza aerondinâmica, característica dos projetos de Burt Rutan.

Os decalques são bem impressos , o residúo de filme transparente é pequeno, como o acamentos das aeronaves é brilhante acredito que não haverá problemas com silvering.

Fiz um dry-fit com as metades da fuselagem e elas se encaixam bem, pelo menos não pude notar nenhum empenamento nas peças, entretanto como todo short-run, não há pinos, então recomendo cola de fusão (Jet, Tamiya Extra Thin Cement, etc) e claro um pouco de putty será necessário, mas nada além do normal.

O maior desafio do kit será o mascaramento das peças transparentes, uma vez que devido a altitude com que essas aeronaves operam as janelas foram confeccionadas na forma redonda. No kit elas estão representadas de maneira bem fina, recortar as máscaras será o maior desafio, uma dica de ferramenta é colar uma lâmina de bisturi em um pedacinho de madeira balsa e depois em uma agulha de costura, assim alterando o tamanho do pedacinho de madeira será possível reproduzir qualqer tamanho de círculo. Existem alguns cortadores prontos no mercado, mas elas não fazem os cículos tão pequenos quanto precisamos. Outra alternativa é usar um puch-die.

Após a montagem o o SS-1 terá 124mm de envergadura e 122mm de comprimento, e o White Knight terá 387mm de envergadura e 218mm de comprimento, pela escala é um kit enorme !

De maneira geral o kit é honesto, e confesso que fiquei morrendo de vontade de ir com ele pra bancada, pois é uma projeto bem diferente, do jeito que eu gosto de construir…

Algumas fotos dos Sprues:

 

Este kit pode ser comprado na Hobbyterra por 35,00 Dólares ( aprox R$63,00), para saber como comprar da Hobbyterra, clique aqui.

Não poderia deixar de agradecer à Hobbyterra por fornecer mais este kit para review. Muito Obrigado !

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de mais esse review e até a próxima !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.