Opens 

XV Open GPC – Campinas – Outras Impressões…

 Estive presente no domingo, dia 15 passado, lá em Campinas, no evento do GPC. Também, se não fosse, seria uma vergonha, pois moro a 20 km de distância. Ficou mais caro o pedágio do que a gasolina…

Brincadeiras à parte, o evento foi um sucesso. Na minha e em muitas outras opiniões. O pessoal do GPC esbanja competência e experiência no evento. Elogiar é chover no molhado. Mas mesmo assim, parabéns. Que continuem por muitos e muitos anos nos oferecendo essa verdadeira festa do modelismo. Principalmente pra gente que é do interior.

Vou aproveitar o meu espaço de hoje para tecer algumas considerações pessoais que pude observar no evento. Vamos à elas,

Quantidade de modelistas: este ano fiquei impressionado. Muita gente mesmo. Perdão, muito modelista. Muita gente nova no hobby, muita gente perguntando, aprendendo, muita gente olhando, comparando, fotografando. Também tinha bastante gente que foi prestigiar o evento. Daí descobrimos que o evento já está bem famoso e que o pessoal do GPC está acertando a mão na divulgação.

Lojas: bacana. Várias delas oferecendo de tudo um pouco. Tintas, decalquess, ferramentas, aerógrafos, compressores e, óbvio, kits. Muitos kits, pra todos os gostos. Porém, pra poucos bolsos. Aí vai a bronca: Os lojistas precisam sintonizar um pouco melhor com a realidade, seja do mercado, seja da capacidade de compra do modelista. É sabido que uma grande parte  dos modelistas têm acesso à internet e sabe que o kit, mesmo com frete e impostos de importação, custará mais barato do que comprado em uma loja nacional… Enfim, não quero criar polêmica, só deixar a sugestão que o pessoal das lojas se organize e ache soluções que tornem o hobby mais acessível para a maioria dos modelistas e que também garantam a sua sobrevivência. 

Modelos diferentes: em todas as categorias observei modelos bastante diferentes do que estava acostumado a ver em outros eventos. Vários kits em resina, marcas desconhecidas, variações. Isso mostra que o modelismo brasileiro está evoluindo. E rápido.

Qualidade das montagens: sem discussão. Fiquei impressionado com a evolução das montagens, utilização de after markets, pinturas, envelhecimento… Praticamente não se viam erros graves ou cores erradas. Claro, um ou outro iniciante, aquela mancada tradicional… Mas na média, acredito que o trabalho dos juízes não foi nada fácil. Em todas as categorias.

Uso de bases: uma quantidade considerável de modelos expostos em bases. Uma tendência que está sendo incorporada pelo modelista brasileiro. Nas mesas do Open pudemos comprovar isso. Bases simples, simulando terrenos ou pistas de pouso, estradas, com espelhos e até algumas que poderiam ser consideradas pequenas vinhetas. Como diz o Zaloga, por mais simples que seja uma base valoriza muito o modelo.

Militaria: nunca vi um evento com tantos kits de militaria. Não tenho os números para comprovar, mas no visual, foi a que mais cresceu. Inclusive nas escalas menores, 1/48 e 1/72. E dentro da militaria, kits diferentes e muito bem montados. Os dioramas estavam muito criativos e bem planejados, na sua maioria.

Re-encenação: é assim mesmo que escreve? Cada evento mais presentes e autênticos. E parece que estão organizando uma re-encenação em grande escala, a primeira a ser feita no Brasil, recriando uma das batalhas da FEB na Itália. Vamos ficar atentos.

Bom humor: imperou durante todo o evento. Dos participantes, lojistas e, apesar do cansaço e responsabilidade, do pessoal da organização. Muita piada, o pessoal do virtual se conhecendo no real, muita brincadeira, muita fotografia e, claro, muita risada.

Depois de todos os comentários, fotos e congratulações, eu não podia deixar de observar esses aspectos do evento e fico imaginando o próximo. Tomara que todas essas qualidades do VX Open do GPC sejam “exportadas” para os demais eventos que acontecem Brasil afora. O pessoal do GPC distribuiu muitas medalhas no evento. E para eles deixo uma medalha virtual que premia o carinho e a competência com que eles realizaram essa festa para todos nós.

É isso aí,

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “XV Open GPC – Campinas – Outras Impressões…”

  1. Juliano

    Ai nando! Mandando bem nos artigos 😀

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.