Militaria Reviews 

Review: 1/35 Cyber-Hobby – Brummbär – Sd.Kfz. 166 #9117

O Modelo

Sd. Kfz 166, Sturmpanzer IV, conhecido pela inteligência aliada como Brummbär, e apelidado pelos soldados aloemães de Stumpa, veículo blindado de apoio à infantaria, baseado no chassis do Panzer IV.

O Sturmpanzer IV foi desenvolvido para dar apoio de fogo direto à infantaria, principalmente em cenários urbanos.

Os primeiros modelos deste veículo apareceram em 1943 e possuíam uma superestrutura  formada por placas inclinadas. Blindado em todos os lados e a blindagem frontal tinha 100mm e espessura.  A posição do motorista era projetada para a frente e o Brummbär tinha capacidade de carregar 38 munições para seu obus de 15 cm.

Aproximadamente 300 Sturmpanzers IV foram construídos, em quatro séries distintas. Sua maioria foi utilizada para suporte aos Panzergrenadiers e outras unidades de infantaria. Acompanhava as primeiras ondas de ataque e destruía edificações inimigas, mas tinha que estar constantemente protegido, pois suas blindagens laterais eram vulneráveis a armas anti-tanque de curto alcance.

Apenas quatro exemplares do Sturmpanzer IV Brummbär sobreviveram.

Algumas especificações do Brummbär:

Peso: 28 toneladas

Tripulação: 5

Armamento: obus 15 cm e duas metralhadoras de 7,92 mm

Motor: Maybach V-12, 265 hp

Alcance: 210 km

Na foto abaixo, um dos exemplares preservados, ainda com o zimmerit:

            Na seguinte podemos observar a diferença de tamanhos entre ele e um Tiger.

            Aqui uma bastante interessante, no campo de batalha.

            E um com as blindagens laterais e um interessante esquema de camuflagem, provavelmente em dark green.

 E um link com algumas fotos bastante interessantes e úteis aqui

Aqui um vídeo muito interessante:

 

Fontes:

 

 

O Kit

Possui mais de 300 peças, se contarmos as lagartas link-by-link. Injetado em plástico cinza padrão da Dragon. Conta com 16 sprues e uma pequena folha de decal, acondicionados em uma grande caixa com as bordas laranjas e uma simples ilustração na tampa, marca registrada da Cyber-Hobby, que é uma segunda marca da DML.

Não posso precisar o número de peças, pois em várias árvores muitas peças são descartadas, pelo fato de serem árvores de outros kits, onde poucas peças são aproveitadas. Isso pode tornar a montagem um pouco mais complicada, mas ao mesmo tempo dá uma boa abastecida em nossa caixinha de sucatas, inclusive com ferramentas sobressalentes.

A qualidade de injeção pe excelente, simplesmente não existem rebarbas para serem retiradas e o plástico é macio, mas firme, muito agradável de trabalhar. Os nível dos detalhes é bastante alto, não deixando nada a desejar.

O manual é bastante simples, uma folha com duas dobras e as instruções podem ficar um pouco confusas para os modelistas menos experientes.

A folha de decalques traz apenas quatro cruzes balcânicas, suficientes para este blindado.

O kit traz como bônus um conjunto de 4 figuras de grenadiers, além de vários acessórios para estas, como armas, capacetes, etc.

As lagartas são as fabulosas Magic Tracks, que já vêm devidamente separadas e limpas, além de terem um tom de cinza para cada lado do blindado. Isso facilita muito a montagem, deixando tempo e paciência para um melhor acabamento das esteiras do tanque.

A única coisa que fez falta neste kit é o detalhamento interno e talvez o cano em metal.

Conclusão: é um excelente kit nessa escala, representando um veículo pouco conhecido, mas amplamente utilizado em combate. Seu preço gira em torno de 45 Reais, bastante razoável para um kit com essa qualidade. Recomendo totalmente. Para comprar clique aqui

Não poderia deixar de agradecer à hobbyeasy por fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/35 Cyber-Hobby – Brummbär – Sd.Kfz. 166 #9117”

  1. Paulo José

    Este kit da Dragon bota o da Tamiya no lixo

    1. Paulo:

      Realmente é muito bom, vale a pena, além de ser um veículo bem interessante. E deve ser uma montagem bem agradável, principalmente pelo fato das esteiras, que já vêm limpinhas. Esse kit tá na fila da bancada e vou postar amontagem dele aqui no blog.

      Valeu !!!

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Rapaz, que belo kit! Muito legal mesmo!

    Fernando, posta a montagem dele pra gente ver. Vai sair um belo modelo dai.

    Abraços.

    1. Oswaldo:

      Realmente um kit muito bom, de um veículo que foi bastante utilizado e que tem poucas opções. Além desse da Cyber-Hobby, tem um da Dragon e um da Tristar, nessa escala. E um ou dois sets de detalhamento. Existe também uma versão sobre chassis do Panzer III, com o mesmo calibre de 15 cm, que é bem interessante. A Cyber-Hobby tem esse kit. Obuseiros auto-propulsados são peças bastante curiosas, e o mais famoso deles é o Sturmtiger, de 38 cm. E vamos ver se conseguimos colocar na fila a montagem desse kit, pois me deu vontade também.

      Abração !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.