Montagens & Tutoriais Reviews Tutoriais 

Grama Estática Nacional, já é possível ??

Desde que publiquei este artigo sobre o aplicador de Grama Estática, muito se tem comentado da possbilidade de encontrar este produto nacional. Digo que sim, mas ainda com algumas pequenas ressalvas.

O fabricante Belldri, através da Bellfock, gentilmente entrou em contato e enviou uma pequena amostra e um catálogo de cores.

Lembro que estes flocos não tem a finalidade do modelismo, são para um ramo completamente diferente, e estamos fazendo uma adaptação, portanto o resultado final pode não ser extamente igual àquele quando se utiliza um produto que foi produzido para a finalidade do modelismo.

Vamos ao produto:

Quanto as cores, essa parte não é problema, o catálogo é bem diversificado e tem a maioria das cores de que precisamos no modelismo, sugiro as seguintes cores seguindo o catálogo:

10 – Verde Folha

16- Café

44 – Havana

65 – Verde Lima

8 – Ouro

24 – Verde Brasil

Os flocos são comercializados em pacotes de 1kg, que é uma quantidade monstruosa para nós, este tanto que veio para eu testar pesou 112g. Cada pacote de 1Kg custa em média R$65,00. Fica aqui a dica para que os lojistas comprem e vendam em embalagens com  menor fração. Aqui um cara muito bom que comercializa embalagens.

O floco nacional vem todo dividido em pequenas bolinhas, antes de fazer a aplicação é necessário peneirar essas bolinhas para que os flocos se separem e seja possível realizar a aplicação. O floco importado (woodland scenics) já vem pronto para uso.

Quanto a aplicação em si, não há problema, o floco nacional se comporta muito bem, exceto pela cobertura que me pareceu um pouco menor, é possível ver nas fotos que o importado preenche mais área, não sendo necessário aplicar novamente, já o nacional necessita que seja feita uma nova aplicação para fazer o preenchimento.

Observando os flocos mais de perto me pareceu que o importado (Woodland Scenics) tem fios mais grossos, creio que isso deve ajudar na cobertura. Acredito que o material de que é produzido seja diferente deste floco nacional.

Quando aplicados, o nacional fica com a área completamente coberta, mas ao reitrar o excesso uma grande quantidade de desprende, coisa que com o importado não acontece.

Também não sei se é a cor que recebi de amostra, mas este floco me pareceu muito brilhante e não completamente fosco como o que estamos habituados a usar. Talvez seja necessário aplicar uma pequena camada de verniz ou tinta por cima para dar um melhor acabamento, e sim, os flocos aceitam acrílicas numa boa. Não testei pintar com as tintas à base de solvente, mas creio que não deve dar certo devido ao solvente derreter o plástico.

Abixo algumas fotos do teste e um vídeo. Os flocos verdes são importados (WoodLand Scenics) e os azuis Nacionais (BELLDRI). Uma coisa que notei é que quando se aplica o floco woodland um anel sem nenhum floco se forma ao redor da área onde foi aplicado, no caso do floco Belldri, isso não acontece. Creio que deve ser pela diferença da composição dos materiais.

[hana-flv-player video="https://www.spruemaster.com/video/testebeldri.flv" width="350" height="275" description="" player="1" autoload="true" autoplay="false" loop="false" autorewind="true" /]
Conclusão:

É perfeitamente possível usar estes flocos da BELLDRI, entretanto será necessário um pouco mais de trabalho para se conseguir um resultado próximo ao do produto importado. Como eu disse no início do artigo, lembre-se que estamos adaptando um produto que foi produzido e projetado para uma finalidade completamente diferente do modelismo.

Não quero de forma alguma desabonar a qualidade do produto, uma vez que dentro dos padrões de aplicação para que foi designado cumpre perfeitamente o seu papel. (Aplicação com outro tipo de equipamento, em ambiente controlado, para outra finalidade, etc…)

Vou entrar em contato com o fabricante e descobrir se existem variações do material e se conseguimos encontrar algum com as mesmas características do importado.

Fica aqui meu sincero agradecimento ao pessoal da Bellflock por ter gentilmente enviado estas amostras.

Para quem quiser entrar em contato com a Bellflock, basta falar com o Sr Marcelo Ferrreira da empresa BellFlock, através deste e-mail.

Bom pessoal, é isso aí, espero que tenham gostado e até a próxima !

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

10 Thoughts to “Grama Estática Nacional, já é possível ??”

  1. Rodrigo

    Boa tarde,

    Fiz a aplicação com o pó de flocagem para testar o aplicador e os “pelos” ficaram muito curtos, mas “arrepiaram”.
    O comprimento dos pelos tem relação como o tamanho do grão do pó de flocagem?
    Ou e algum problema com a corrente elétrica?

    Obrigado
    Rodrigo

    1. Oi Rodrigo.

      Sim, este é um problema dos flocos nacionais, o comprimento dos fios é pequeno.

      Plastiabraço

  2. Paulo Henrique

    Boa tarde, gostaria de saber se esse produto é o pó de camurça? porque ja percorri toda a cidade onde moro atras de alguma coisa que poça estar substituindo a grama estatica,e descobri esse pó de camurça que é vendido para flocagem na área de serigrafia, sera que é o mesmo material ou são complemente diferentes?

    1. Oi Paulo,

      Sinceramente não sei dizer se é o mesmo produto.

  3. Prezado amigo,como faço sempre olho por conversas relacionadas a flocagem e me deparei com essa adorável explanação sobre meu produto,estarei entrando em cotato com o Sr. Para poder lhe ofertar um produto que se encaixe melhor as suas aspirações ,muito obrigado por levar o nome Belldri de maneira tão correta e profissional.

    Geraldo S. Junior
    diretor

    Belldri Industria de Veludos

    1. Muito Obrigado Sr Geraldo, fico feliz que tenha visto meu blog e deixado seu comentário, acredito que com certeza poderemos trocar algumas idéias e quem sabe até desenvolver um produto nacional, conte comigo com certeza !

      Um grande abraço,

      Lucas Rizzi
      Editor do Blog SprueMaster.com

  4. Celso

    Caro amigo, eu li a sua materia e gosto muito de fazer bases com grama estatica (eu sempre usei a importada).
    A minha pergunta é a seguinte: Vi que você coloca um clips na base e nele vai plugado um “jacarezino” com um fio. Qual é a função disso e como é que funciona está técnica?
    Eu sempre espalhei um filme de cola branca na base e jogo a grama com as pontas dos dedos, acredito que posso estar fazendo o processo de maneira errada pq a minha grama sempre fica deitada e não em pé.
    Creio que essa técnica seja justamente para grama ficar em pé (de devido a energia estática), é isso?

    1. É isso mesmo Celso, ela fica em pé devido a energia estática. Neste artigo aqui eu explico como funciona o sistema e ainda ensino como fazer o aplicador 😉

      Obrigado por visitar o SprueMaster ! E no caso de dúvidas pode perguntar !

      Plastiabraço !

  5. Anderson

    o fato de ele vir em “bolinhas” (que demandam ser peneiradas para usar como grama) não permitiria outras aplicações como, por exemplo, para fazer arbustos ou mesmo confeccionar arvores?!

    1. Anderson, creio que seja possível, mas seria necessário um pouco de trabalho pra não ficar muito artificial….

      valeu !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.