Dioramas Montagens & Tutoriais Na bancada ! 

A-6E Intruder Dragon – “Desert Storm” Diorama 1/144 – Parte I

Vamos para mais um diorama.

A Aeronave

O Grumman A-6 Intruder é um jato bimotor de ataque. Ele foi operado pela US Navy e Marine Corps entre os anos de 1963 e 1997 substituindo a A-1 Skyraider. E depois sendo substituído pelos F-14 Tomcat e F-18 Hornet.  O Intruder é capaz de operar em qualquer condição climática seja ou dia ou noite, e é capaz de carregar até 15000kg de armamentos ( o dobro de um B-17 Flying Fortress !)

Uma das características do Intruder é que o piloto e seu RIO operam lado a lado e não em tandem como a grande maioria das aeronaves militares, outra caracteristica é seu cockpit em formato de “girino”.

Ele foi usado largamente durante os conflitos no Vietnã contra alvos no solo, também participou das ações do “Desert Storm” no Iraque e depois na operação “Restore Hope” na Somália. Além de uma breve participão nos conflitos da Bósnia.

O Intruder chegou até a estrelar um filme em Hollywood, chamado “Flight of the Intruder” de 1993 com Willien Dafoe, veja o trailler e também um outro vídeo com belas imagens desta fantástica máquina.

   

Fontes:

Gunston, Bill. Spick, Mike :  Modern Air Combat. New York: Crescent Books, 1983. ISBN 0-517-41265-9

http://www.intruderassociation.org/

A montagem

* Veja a legenda das fotos para maiores detalhes

Nesta caixa da Dragon vem dois kits, como a maioria dos kits na 1/144 e permite construir dois modelos que operaram na “Desert Storm”.

O kit é composto de 5 árvores, sendo 4 injetadas em cinza e uma para a transparência, o set vem completo com armamentos, entretanto o kit tem alguns problemas:

– Não há detalhamento algum do cockipt, a única coisa que vem para você colocar é um par de pilotos “zumbis”

– O fechamento da fuselagem é bastante ruim, ela é empenada, ficando as asas retas (o Intruder tem diedro negativo), infelizmente isso não há como resolver, pois o molde deste kit tem mais de 10 anos…

Para minimizar um pouco os problemas decidi detalhar um pouco do interior, adicionando um cockpit em plasticard e assentos feitos em resina (da OzMods) Para fazer o painel de instrumentos imprimi um painel em impressora laser e colei.

Para os armamentos utilizei um set da ARII com bombas, pois o kit vem apenas com tanques auxiliares e bombas GBU 87 de fragmentação . Decidi colocar as bombas de fragmentação  e mais algumas Mk.82 “Snakeye” para configurar uma misssão antipista, ou seja de destruição de aeródromos. No mesmo set alguns decais são fornecidos com as inscrições dos armamentos, então fixei também estes decalques.

Para a pintura utilizei tinta Gunze Sangyo Aqueous (Acrílica). A aplicação dos decalques se deu sem problemas e sem silvering

Após a montagem do modelo, utilizei uma serrinha de Photoetched para abrir o canopi montá-lo aberto. Também usei um pouco de tinta óleo para fazer um wash, e Future para aumentar a transparência do canopi.

Bom pessoal é isso aí, semana que vem posto a II e última parte deste diorama….

Plastiabraços,

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “A-6E Intruder Dragon – “Desert Storm” Diorama 1/144 – Parte I”

  1. Benva

    Acompanhei seu trabalho no intruder review, e me interessei pelo tipo de fita que usou na pintura. Qual o nome do fabricante?

    Um abraço

    1. Oi Benva, obrigado por visitar o SprueMaster !

      A fita que utilizei é a fita de mascaramento da Tamiya, essa da foto é a de 10mm. Esta fita custa cerca de 2 dólares nas lojas no exterior e cerca de 10 Reais nas lojas aqui no Brasil. Ela é excelente para pintura e não deixa marcas sobre a tinta.

      Aqui uma foto dela:

      http://www.modelsforsale.com/listphotos/TM87031.jpg

      Obrigado !

  2. Israel Sanches

    Muito bacana, gostei das bombas.

    1. hehehe o legal desta aeronave é justamente sua capacidade de carregar uma grande variedade de armamentos, tem gente que não gosta, mas eu acho ele um dos aviões mais elegantes que já produziram….. valeu !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.