Osprey Reviews 

Osprey Modelling

Recentemente chegaram às nossas mãos dois exemplares da série Osprey Modelling, uma série específica da editora britânica com conteúdo totalmente voltado para a montagem de aviões e veículos terrestres. São eles:

Modelling the Messerschimitt Bf 110, por Brett Green

Modelling the M3/M5 Stuart Light Tank, por Steven Zaloga

Há algum tempo fiz um outro review do material da Osprey, na ocasião em que a editora começou a patrocinar o Spruemaster. Este review pode ser visto aqui.

Os livros têm tamanho de 18 x 25 cm, aproximadamente, impressos em papel couché fosco, muito bem diagramados, fontes em tamanho bastante confortável.  Redigidos em um inglês internacional, são bastante compreensíveis até para quem tem, como eu, um nível fraco da língua inglesa. E por coincidência os dois tem 80 páginas. O úico contra dos livros é a encadernação tipo brochura, que impede que o livro fique aberto, dificultando um pouco as consultas, principalmente na montagem dos kits. A Osprey deveria oferecer com a mesma encadernação em formato espiral metálica, que possibilita que o livro fique aberto.

Em Modelling the Messerschmitt Bf 110, Brett Green, que é editor do site HyperScale foca muito bem na montagem e detalhamento do modelo. Apresenta uma relação de kits disponíveis no mercado, mas ele omite o kit da Eduard, considerado um dos melhores e mais detalhados kits do Bf 110 atualmente no mercado. Outra omissão são as demais escalas. Todos os kits apresentados no livro estão na escala 1/48. Acredito que um adendo para as demais escalas seria bem vindo, pois muitos modelistas preferem escalas menores, especialmente para modelos de maior porte, como é o caso do Bf 110.

Muitos detalhes da modelagem são desmistificados. Várias opções de detalhamento em resina e PE são detalhados no livro, bem como alguns scratches para a melhoria dos kits. Apesar de não trazer nenhuma foto do avião original, o livro é ricamente ilustrado com vários modelos finalizados do Bf 110. Dicas de weathering e pintura são bem explicados. Nas páginas finais existe uma relação dos aftermarkets disponíveis. Mas como esta edição é de 2003, acredito que a lista já não esteja tão correta. Fechando a publicação, uma folha com alguns chips de cores, que com certeza vai gerar alguma discussão entre os mais aficionados.

Modelling the Messerschmitt Bf 110 e uma publicação que traz boas idéias, tanto para iniciantes como para os modelistas mais experientes e Brett Green traduz isso em uma linguagem fácil e agradável.

Steven Zaloga mostra em Modelling the M3/M5 Stuart Light Tank todo o seu conhecimento sobre este blindado, que foi largamente utilizado em várias frentes na WWII, entre 41 e 45, do norte da África até o Pacífico. Logo nas primeiras páginas, Zaloga apresenta alguns kits disponíveis e algumas variações. Mostra também alguns materiais utilizados por ele em suas montagens.

No decorrer do livro, podemos observar variações do M3 e do M5, inclusive uma muito interessante, onde uma PAK 40 alemã, de 75 mm foi adaptada no local da torreta do M3, adaptação essa feita pelo exército da Iugoslávia. Versões russas e inglesas também estão presentes no livro.

Como pesquisador, Zaloga tem uma grande preocupação com a fidelidade dos seus modelos e no livro encontramos várias fotos do blindado e referências históricas.

Ele explica como produzir detalhes e as principais diferenças entre os modelos, bem como o uso de aftermarkets, correções e alguns scratches possíveis.  Ao final encontramos uma página com chips de cores mais utilizadas nos modelos do M3 e do M5

É um material muito bem ilustrado, com muitas fotos de kits acabados, sugestões de versões diferentes, bases e pequenas vinhetas. Seu conteúdo está voltado para o modelista de militaria com uma certa experiência, que está procurando um nível um pouco mais alto em suas montagens. Mas também é bastante útil ao modelista iniciante, que vai ampliar seus conhecimentos e conhecer novas possibilidades para seus trabalhos.

O padrão de qualidade da Osprey está nestes  dois livros. É nítido o cuidado da editora em oferecer ao leitor informação de qualidade, útil e coerente. E ao contrário do que muitos podem pensar, são publicações bastante acessíveis, monetariamente falando. Livros não pagam impostos de importação, não sofrem nenhuma taxação.

 O valor do frete é único e gira em torno de R$ 15. Isso mesmo, não escrevi errado, são quinze reais mesmo independente da quantide de livros que você comprar. Vale a pena dar uma boa navegada pelo site da Osprey, sempre tem alguma promoção acontecendo e os preços são bem atraentes. O endereço é www.ospreypublishing.com. Para saber como comprar da Osprey veja este tutorial.

E agradecemos à Osprey o envio destas edições para a nossa avaliação.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.