Aviação Reviews 

Review PLATZ 1/144 F6F-5 Hellcat #PD-16-1400

A aeronave

O F6F Hellcat foi o mais importante caça usado pela US Navy (Marinha Americana) durante a segunda Guerra Mundial, e pode ser considerado como uma evolução de design à partir do F4F. Ele foi o caça com melhor eficiencia de combate da US Navy com cerca de 4947 vitórias em combates ar-ar das unidades embarcadas e mais 209 vitórias creditadas paras as unidades baseadas em terra (US Marine Corps).

 

O primeiro F6F-5 voou em abril de 1944, ele era uma versão melhorada do F6F-3, as principais melhorias incluiam um novo cowling, fuselagem reforçada e aumento da capa da capacidade de carga, podendo transportar  duas bomdas de 454Kg de bombas ou foguetes de 298mm.

No total foram produzidas 7868 unidades incluindo 1432 unidade do modelo F6F-5N, versão de caça noturno equipado com radar, e nas ultimas versões com duas de suas metralhadores substituídas por canhões de 20mm.

Uma outra variante da Segunda Guerra Mundial foi a F6F-5P, que era uma versão de foto reconhecimento, totalmente desarmada.

Através do contrato Lend-lease, a Inglaterra recebeu 930 F6F-5 e F6F-5N (70 unidades), eles foram rebatizados de Hellcat F.Mk II e Hellcat NF.Mk II (N.F. – Night Fighter), eles eram pintados com a cor “midnight blue”.

Uma das mais importantes ações envolvendo os Hellcats britânicos foi o ataque as refinarias de petróleo de Sumatra no início de 1945.

Depois da guerra o Hellcat foi fornecido para países como Argentina, França, Paraguay e Uruguay, afim de equipar suas forças Aeronavais.

 

Fontes:

MONDEY, David. The Hamlyn Concise Guide to American Aircraft of WW II – ISBN 0-7858-1361-6

CHANT, Chris. Aircraft of World War II –  ISBN 1-58663-303-1

BOWERS, Peter M. Scale Aircraft Drawings – ISBN 0-911295-14-3

AirboyTV – Youtube Channel.

O kit

Como padrão da Platz, este kit vem com dois modelos na caixa, e os decalques fornecidos no kit permitem fazer  4 pinturas diferentes são elas:

– F6F- 5 “Minsi III” voado pelo Lt David McCampbell

– F6F-5 VF-17 a bordo do Hornet (CV-12)

– F6F-5 VF-27 a bordo do Independence (CVL-22) Julho de 1945

– F6F-5 “Merri Marle” VF-27. Agosto de 1945.

O kit é composto de 3 sprues, sendo dois injetados em cinza e um para as transparências. No total são 38 peças.

Mesmo para uma escala tão pequeno, montado o modelo tem 90mm de envergadura por 70mm de comprimento, muitos detalhes estão presentes, o kit é todo em baixo relevo e praticamente todos os painéis estão presentes nas asas e fuselagem.

Um pequeno motor radial também vem com o kit, os detalhes do trem de pouso são muito bons. Definitivamente é dificil de acreditar que um kit tão pequeno seja tão rico em detalhes. Qualidade já conhecida da Platz. Para se ter uma idéia de onde chega o nível de detalhes do kit, o tubo de pitot vem separado da asa e é preciso colocá-lo ! (a peça mede 2mm).

O interior do kit é fornecido com um assento e painel, mas sem decalques ou relevo para detalhes. Uma boa oportunidade para se fazer um scratch.

A qualidade do decalques é muito boa, com pouquissimo filme sobrando, creio que a aplicação se dará sem maiores problemas.

Com certeza é um kit indicado para quem monta nesta escala e para quem quer começar também…

Não poderia deixar de agradecer a Platz por ter enviado esse kit para review. Muito Obrigado !

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.