Review 1/72 Trumpeter J-10S Fighter #01644
A aeronave:
O Jian-10 é um caça multifunção capaz de operar em qualquer condição de tempo, ele é projetado para missões ar-ar e ar-terra. A aeroave foi projetada pela Chengdu Aircraft Design Institute (611 Institute) e construída pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC). Esta aeronave está operacional na PLAAF desde 2003. Foram construídas versões mono e biplace da aeronave.
O projeto de desenvolvimento do J-10, batizado de Projeto 8610, teve início em 1980. Inicialmente a idéia era de que a aeronave fosse um caça de alta performance de 4ª geração, para fazer face aos novos caças como o F-16 e MIG-29, entretanto o fim da guerra fria mudou intenção do projeto, transformando-o em um caça multifunção (capaz de realizar missões ar-ar e ar-terra).
Algumas fontes não oficiais dizem que Israel forneceu suporte ao desenvolvimento do J-10 transferindo a tecnologia desenvolvida para o caça então cancelado IAI Lavi, esta tecnlogia incluía o desenho aerodinâmico e o controle de vôo “fly by wire”. O desenvolvimento do projeto sofreu grande dificuldade quando nos anos 90 a China sofreu um embargo bélico imposto pelos Estados Unidos e União Européia, entretanto no meio daquela década a Russia entrou para o projeto fornecendo os motores AL-31 (os mesmo utilizados no Su-27 Flanker).
O protótipo voou em 22 de março de 1998, seis protótipos foram construídos para os testes de vôo. Algumas unidades foram entregues para avialição da PLAAF, a certificação da aeronave aconteu por volta do início de 2004 e no meio do mesmo ano já estava operacional.
A entrega inicial de 100 exemplares incluindo modelos mono e biplace foi entregue à PLAAF entre 2004 e 2005. Há uma estimativa não oficial que cerca de 300 aeronaves foram entregues a PLAAF e a PLA (marinha).
Países como o Irã, Paquistão e Tailândia mostraram forte interesse na compra da aeronave e em 2007 o governo do Pasquistão anunciou a intenção de compra de até 40 aeronaves. No final de 2009 um acordo foi firmado para a compra de 72 aeronaves com entregas previstas para 2014 e 2015.
O armamento do J-10 inclui um canhão de 23mm e 11 pontos de fixação nas asas e fuselagem, com capacidade para até 6.000kg de armamentos.
Fontes:
http://www.defence.pk/forums/military-aviation/44373-chinese-chengdu-j-10-emerges.html
http://www.sinodefence.com/airforce/fighter/j10.asp
O kit
Como a grande maioria dos kits da Trumpeter o acabamento é pra lá de bom, linhas muito finas e bem detalhas e injeção impecável, sem marcas ou rebarbas.
O kit vem vem muito bem embalado em bags separados e peças mais delicadas são protegidas com espuma, realmente muito bom.
A qualidade de impressão dos decalques é excelente com um filme bem fino, é possível montar duas versões, uma versão operacional e uma versão de demonstração do grupo de demonstração 81.
Um detalhe curioso é que todas as peças para montar a versão monoplace estão presentes na caixa. Embora não seja possível montar nesta versão devido aos decalques.
Flaps e ailerons estão seperados da injeção principal da asa, o que permite mais realismo pois assim é possível montá-los em qualquer posição.
Como de costume nos kits da Trumpeter uma folha colorida com indicações das pinturas e decalques é fornecida com o kit, as tintas recomendadas são Gunze, Vallejo, Model Master, Tamiya e Humbrol o que garante ao modelista uma grande variedade de opções na hora de comprar as tintas.
O manual é bem detalhado em formato de bruchura e a montagem do kit se dá em apenas 12 passos. São fornecidos com o kit boa variedade de armamentos como o Mísseis PL-8 11 e 12 e dois tipos de tanques de combustível.
Kit recomendado para quem quer sair do eixo de montagens “padrão”.
Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por apenas R$24,00 incluindo o frete. Para comprar clique aqui
Não poderia deixar de agradecer à Hobbyeasy por fornecer mais este kit para review ! Muito obrigado pessoal !!!