Naval Reviews 

Review 1/350 FLAGMAN U-boat VIIC – Special version – #235022

Vamos a mais um review, e desta vez será nosso primeiro Naval.

Antes de vermos o kit, vamos conhecer um pouco sobre a história do modelo.

O modelo

Em 1938 o modelo VII B foi designado para se tornar o VII C. Este foi o modelo de U-boat com mais unidades contruídas, 659 incluindo seu sucessor o VII C-41.

As mudanças realizadas no modelo VII B que deram origem ao VII C foram:

– Largura aumentada em 1,2m

– Comprimento aumentado em 2m

–  Sistema de Sonar tipo “S”

A torre também foi aumentada em 60cm na largura e 30cm no comprimento, o tanque de combustível também ganhou 5,4 mcb (metros cubicos) de capacidade. Também foram realizadas melhorias nos sistemas elétricos, lubrificação e capacidade de mergulho.

A quantidade de tripulantes e de armamentos permaneceu a mesma, sendo alteradas somente as armas antiaéreas.

No final de 1944 alguns modelos C foram utilizados com transportadores dos mini submarinos “Biber” entretando a tentaviva não deu bons resultados.

Algumas fotos de referência podem ser vistas aqui.(walkaround)

Midget Biber

O Biber (castor) era um microsubmarino desenolvido para apenas um tripulante, eram equipamentos com propulsão dupla. Na superfície era impulsionado por um motor Opel ( o mesmo dos caminhões Opel Blitz). Para operações submersas era impulsionado por motores elétricos que davam uma autonomia entre 2 e 3 horas.

Ele podia levar dois torpedos modelos G7e. Uma boa vantagem dele era co seu periscópio com 1,5m e ângulo de visão de 40°.

O Biber tem alcance máximo de100milhas náuticas a 6.5knots por hora ou 8 milhas náuticas a 5knots submergido. Ele também possuía bússola e respirador tipo snorkel para fornecer ar fresco para o tripulante e para o motor a diesel, dois tanques localizados na frente e na traseira permitiam submergir até 65pés de profundidade.

Algumas fotos de referência podem ser vistas aqui.

Fontes:

Osprey Kriegsmarine U-boats 1939–45(1) ISBN 9781841763637

Osprey Kriegsmarine U-boats 1939–45 (2) ISBN 9781841763644

O Kit

O kit é composto por apenas uma árvore injetada em preto, no total são 68 peças. É possível montar 3 versões diferentes  do modelo, embora o manual não seja muito claro quanto a isso. Aliás um ponto fraco do kit é o manual, achei um tanto confuso compreender os passos necessários para a montagem de cada versão.

O manual contém textos em cirílico e inglês, além de instruções de montagem gráficas através de artes em 3D, as indicações de cores são para RAL, FS, Revell (enamel), Humbrol e Model-Master.

Os decalques são bem finos, entretanto o filme sobra um pouco mas creio que se a superfície estiver bem lisa antes de aplicar não haverá problemas com silvering. É possível aplicar 9 versões diferentes através dos decalques.

Alguns detalhes interessantes estão presentes, como os mini submarinos Biber, metralhadoras e torpedos, o que achei bem legal para a escala, já que o kit é bem pequeno, após a montagem ele terá 19cm de comprimento.

Uma coisa que chama a atenção é que a árvore do kit veio um pouco empenada (veja as fotos) e me preocupei com relação ao casco do submarino, removi da árvore e fiz um dry-fit, fechou perfeitamente sem problemas.

O kit também inclui uma base em acrílico azul, achei o acabamento dela simples demais, creio que uma pintura poderá dar um aspecto mais atraente. É importante lembrar de abrir o encaixe da base no kit, pois embora esteja no kit, precisa ser aberto e esse passo não consta no manual.

Conclusão: De maneira geral é um kit bem simples, eu diria justo pelo preço que se paga por ele, uma boa recomendação para quem quer começar a montar naval.

Este kit pode ser comprado na Hobbyterra por apenas US$9,00 (cerca de 15,00 Reais), para comprar clique aqui, para saber como comprar da Hobbyterra clique aqui

Agradeço à Hobbyterra por ter fornecido mais este kit para review !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/350 FLAGMAN U-boat VIIC – Special version – #235022”

  1. Anderson

    sou um apaixonado por submarinos, embora prefira os modernos SSN (tenho alguns na 1/700 da Hobby Boss montados e outros estocados esperando!) esse U-Boat é bem interessante, fico imaginando o detalhameto na pintura desses mini-submarinos “biber”….

    1. Sim, eu também acho o tema Naval bastante interessante e confesso que estou doido pra mandar esse kit pra bancada, só não sei se invisto em algum set de detalhamento em PE ou se monto Out of the box. Mas que vou montá-lo isso vou Gostei dele.

      É pintar aquele Biber acho que não vai ser fácil, isso aí é duas vezes o tamanho das minhas mosquinhas na 144 ! 😀

      Valeu !

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Quero ver esse montado, Lucas. Esse é um aparelho que merece destaque em qualquer coleção.

    Abraços.

    1. Não vai demorar pra ir pra bancada !! Toda vez que eu olho pra caixa dele, ela fica gritando pra eu montar logo o kit… hehehe

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.