Aviação Reviews 

Review 1/48 Eduard Su-25K Frogfoot – Especial Edition #1150

A Aeronave,

O Su-25 é uma aeronave de ataque ao solo altamente manobrável, foi uma das aeronaves mais potentes a participar dos conflitos no Afeganistão e se destacou não somente pela capacidade de descarregar um grande volume de fogo sobre um único alvo, como também por sua precisão mortal. Equipado com duas turbinas Tumanksy R95Sh com 4500kg de empuxo ele é capaz de voar a 960km/h e levar até 4500kg de armamentos fixados em 10 pontos sob as  asas além de um canhão fixo de 30mm, seu alcance é de 2000km.

O Sukhoi Design Bureau começou a desenvolver o Su-25 em 1968. A nova aeronave tinha como função o suporte as tropas terrestres, e deveria ser de fácil operação, vôo e resistente a danos. Isto foi aprendido no conflito do Vietnã, pois somente aeronaves supersônicas não podiam dar suporte às forças terrestres, mais tarde os Estados Unidos desenvolveriam sua versão de aeronave de apoio o A-10 Thunderbolt.

 O primeiro protótipo voou em 22 de fevereiro de 1975. Depois da sua homologação , entrou em produção em 1978 em Tbilisi na República da Georgia.

Um total de 762 unidades foram produzidas na Geórgia, incluindo versão comercial K (Komercheskiy) que se diferencia da outras em alguns detalhes internos. Países como Coréia do Norte, Angola, Peru e Iraque estão na lista de compradores. Atualmente um total de 243 aeronaves estão operacionais.

A OTAN batizou todas as versões  do Su-25K Frogfoot (Pé de Sapo), devido às grandes rodas de seu trem de pouso principal, entretanto há um motivo operacional para isto, uma vez que a aeronave é desenvolvida para operar em qualquer condição de tempo/combate, pois com grandes rodas é possível pousar em qualquer tipo de pista, seja ela de asfalto ou terra batida, ou mesmo se estiverem cobertas de neve.

Uma versão Naval também foi desnvolvida e hoje opera no Porta Aviões Admiral Kuznetsov, esta versão é biplace e foi desenvolvida com o intuito de treinar os pilotos nas operações aéreas em porta aviões.

As versões desenvolvidas foram:

Su-25A (versão padrão)
Su-25K (versão para exportação)
Su-25UB (versão de treinamento – biplace)
Su-25UBK (igual anterior, para exportação)
Su-25UTG(versão de treinamento – naval)
Su-25BM (versão equipada  com motor R-195)

A segunda série de aeronaves deste tipo foi lançada durante os anos 80, mas o seu desenvolvimento foi lento devido a restrições orçamentárias, são elas:

Su-25T – Versão modernizada baseada em Su-25 biplace com melhor eletrônica Su-25TK (versão de exportação)
Su-39 (nova designação do Su-25T)

  

Fontes:

Sukhoi.org

Warfare.ru

O kit,

O kit é uma edição especial e limitada multimídia da Eduard, as partes plásticas são composta de 6 sprues, sendo 5 injetados em cinza, e 1 para as transparências (103 peças), acompanham o kit 13 peças em resina, máscaras de pintura e mais de 80 peças em Photoetched.

As partes em resina e PE são da nova marca da Eduard, chamada BRASSIN, agora a Eduard produz peças em resina baseada em tecnologia 3D, e posso afirmar que a qualidade dos moldes, principalmente do assento impressionam pelo nível de detalhes. São duas folhas de PE, sendo uma colorida para os detalhes internos, e outra sem cor para os detalhes externos.

As partes transparentes são muito boas e bem injetadas, especialmente o canopi que felizmente não possui aquela marca central, comum nos kits atuais.

Seguindo as linhas anteriores de lançamentos da Eduard como o Su-7 e Su-22 o molde do kit é da extinta Kropo, embora as linhas sejam rebaixadas, não são tão finas como de outras marcas e em alguns pontos como nos pilones de armamentos são um pouco fundas demais. Um dos pontos negativos é o trem de pouso principal que é moldado em duas peças, embora resistente, dará um pouco de trabalho para fazer com que nao apareça a emenda, há poucos pontos de encaixe no kit, o que o torna quase um “short run”,  mas nada que comprometa a qualidade final do kit.

O cockpit fornecido nos sprues é bem simples mas complementado com as peças em PE colorido e em resina certamente ficará bem detalhado.

O manual de instruções é um show à parte, são 16 páginas coloridas impressas em papel couchê. Há indicações em cores de onde usar as resina, onde colocar os PE´s de que cor pintar, etc.. as indicações de cores são para tintas Gunze, Aqueous (acrílicas) e Mr Color (esmalte). Também está muito bem diagramado com desenhos explicativos. O manual de instruções pode ser baixado aqui.

Os decalques permitem fazer 6 versões e há diagramas em cores das pinturas, acredito que o mais difícil será escolher qual versão fazer, pois é uma mais bonita que a outra… além da indicação das versões de pintura, a última página do manual dedica-se somente à aplicação dos stencils, que é comum para todas as versões, metade da folha de decalques é composta somente de stencils.

Os opções de decalques são:

Su-25K, No. 6019 “Anca”, 30th bilp, Czechoslovak Air Force, Malacky, Agosto. 1988
Su-25K, No. 1002, 32nd zTL, Czech Air Force, Pardubice, Maio 1996
Su-25K, No. 3009, Iraqi Air Force

Su-25, 160th UAP, Russian Naval Aviation, Borisoglebsk air base, Verão 2000
Su-25, 368th OShAP Soviet Air Force, Demmin – Tütow air base, Alemanha, 1993
Su-25, Red 29, 378th OShAP Soviet Air Force, Bagram AB, Afeganistão, 1988

Cerca de 21 peças presentes nos sprues não serão usadas, pois serão substituídas pelas peças em resina. Um exemplo é o para lamas do trem dianteiro, a peça em resina possui detalhes melhor produzidos do que a peça injetada o mesmo acontece com o assento.

As máscaras de pintura incluem partes para as rodas e canopi. Após a montagem o modelo terá 32cm de comprimento e 29cm de envergadura.

A Eduard já prometeu a versão biplace (também molde Kropo) agora é esperar o lançamento, que acredito seguirá os mesmos moldes multimídia.

Conclusão:

Com todos estes acessórios não há mais nada que o modelista pode querer além de colocar o kit na bancada e montá-lo.

Além do antigo kit Revell , esta passa a ser mais uma opção desta aeronave na escala. Kit recomendado para modelistas experientes e para aqueles que querem começar no mundo dos PE´s e Resina…

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 28,20 Euros (com 20% de desconto) cerca de R$67,00 . Para comprar clique aqui. Para saber como comprar da Modelimex clique aqui. Só não demore muito, pois a edição é limitada e não há previsão de relançamento….

Não poderia deixar de agradecer à Modelimex por enviar mais kit para review. Obrigado !!!!

Bom pessoal, é isso aí, espero que tenham gostado e até a próxima !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/48 Eduard Su-25K Frogfoot – Especial Edition #1150”

  1. Piovan

    Excelente review lucas, qualidade das fotos com a excelencia peculiar.

    Parabens.

    1. Valeu Piovan !! Fico feliz que tenha gostado ! A idéia é essa mesmo divulgar o plastimodelismo sempre !

      Plastiabraço,

      Lucas

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.