Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Usando tampa de Nescau para fazer photoetched caseiro

Uma das características mais interessantes do modelismo, no meu ponto de vista, é a improvisação. Talvez essa seja uma qualidade dos modelistas brasileiros, que não têm a sua disposição materiais “apropriados” para o hobby ou não desejam pagar os altos preços desses produtos no mercado nacional. E tão pouco esperar um bom tempo para que uma encomenda venha do exterior. Isso sem contar a possibilidade de uma taxação, o que acabaria com a vantagem de se pagar mais barato lá fora.

E uma dessas improvisações é a utilização da tampa interna da lata do achocolatado Nescau. Ela faz a vedação do produto, sendo retirada quando a embalagem é aberta para o consumo. Com ela poderemos fazer um photoetched caseiro!

Alguns dirão: – Fernando, mas ela é cheia de quadradinhos em relevo ! Sim, sim, muito bem observado. Mas já vamos ver como contornar isso.

Não sei precisar a sua composição. Se somente alumínio ou uma mistura de outros metais. O importante é que é um material muito útil para nós.

Algumas observações:

– é fácil de ser encontrada; esse achocolatado é um produto muito antigo, e acredito que muitos de nós ainda cultivamos o hábito de consumi-lo;

– é grátis, a não ser que você compre o produto apenas para usar a tampa. Se for este o caso, será um material bastante caro;

– aceita muito bem a maioria das tintas e primers, bem como colas à base de cianoacrilato;

– pode ser cortado com tesoura, estilete ou bisturi;

– molda-se muito bem para o formato desejado, ficando no lugar, mas pode sofrer mudanças em seu formato sem que quebre ou rache.

            Nas fotos a seguir explico como eu faço uso desse material. Vamos a elas.

          Simples, não? Espero ter contribuído um pouco com a minha experiência com esse material.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui

Written by 

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Usando tampa de Nescau para fazer photoetched caseiro”

  1. Rivaldo Ribeiro

    Boa dica Fernando, apenas uma contribuição. A mesma tampa interna do leite em pó Ninho, também da Nestlé, não possui essa textura sendo melhor para diversos usos por já ser naturalmente lisa.

    Espero ter mais dicas suas por aqui, pois ajudam muito quem está iniciando ou reiniciando no hobby.

    Um abraço.

    Rivaldo

    1. Rivaldo:

      Bem lembrado. Mas acho que o Nescau é mais comum de ser encontrado. Mas enfim, é um bom material pra dar um “up” nos kits.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.