Aviação Reviews Sem categoria 

Review 1/100 PLATZ Kawasaki T-4 Blue Impulse #FF-2

A Aeronave:

O Kawasaki T-4 foi o primeiro treinador primário totalmente construído no Japão a entrar em serviço. Ele também foi o primeiro modelo de pós guerra a ser construído usando materials totalmente construídos no Japão. O T-4 realizou seu primeiro vôo em julho de 1985, ele foi projetado para substituir os modelos T-33 e T-1 então utilizados pela JASDF (Japan Air Self Defense Force).

O T-4 é impulsionado por dois motores Ishikawajima-Harima F3-IHI-30 de 16Kn cada, que conferem velocidades de 960Km/h e alcance máximo 1300Km.

O modelo tem 4 pontos duros sob as asas, permitindo levar misséis ou bombas, em uma carga máxima de 3000kg.

O grupo acrobático Blue Impulse atualmente opera 9 aeronaves do modelo. A JASDF encomendou 200 unidades.

O Blue Impulse

O primeiro grupo acrobatico do Japão foi criado em 1958, na época eles voavam F-86F Sabre, e não tinham nenhum esquema especial de pintura. Depois de apenas 4 demonstrações a equipe foi desfeita.

Em 1959 os Thunderbirds voaram no Japão (na época eles operavam o F-100) e os Oficiais da JASDF sentiram a necessidade de ter um time acrobático oficial. Então em 1960 o primeiro grupo oficial foi criado na base aérea de Hamamatsu, três dos pilotos do novo grupo eram do primeiro grupo não oficial de 1958.

A primeira apresentação do grupo batizado de Tenryu (o nome do rio próximo à base de Hamamatsu) foi em março de 1960, entretanto este nome era difícil de ser pronunciado por nós estrangeiros então o grupo foi rebatizado de Blue Impulse. As aeronaves eram equipadadas com geradores de fumaça usando cinco cores diferentes, branco, vermelho, azul, verde e amarelo. Os aviões eram pintado de prata, azul claro, azul e rosa e o avião do lider tinha o mesmo esquema dos modelos em azul, mas na cor dourada.

Somente em 1961 as aeronaves receberam a pintura branco e azul. Em 1964 o Blue Impulse participou da abertura das Olimpíadas de Tokyo desenhando no céu os círculos olímpicos.

O F-86 Sabre foram substituídos pelos Mitsubshi T-2 (versão de treinamento deo F-1) em 1982 e voaram pela primeira vez com o novo modelo em em junho daquele ano na base aérea de Matsushima.

Após 175 demonstrações os T-2s foram substituídos em 1995 pelo então Kawasaki T-4, que estreiou no Blue Impulse em abril do mesmo ano.

A primeira apresentação no exterior do Blue Impulse foi em 1997 no Nellis AFB airshow nos Estados Unidos.

  
  

Fontes:

Oficial Website Blue Impulse – http://www.mod.go.jp/asdf/blueimpulse/index.html

Aerobatics Teams of the World – http://aerobaticteams.net/

O kit.

Este novo kit da PLATZ consiste 49 peças disposta em 4 árvores, sendo 3 injetadas em branco e uma para as transparências, como a já conhecida qualidade de kits da PLATZ, os detalhes são incríveis, mesmo para uma escala tão pequena e incomum (1/100), não entendi porque a PLATZ não o produziu em 1/144 já que esta é uma escala normal de produção deles.

Quanto aos detalhes do kit, todos os detalhes estão lá, painéis rebaixados, cockpit com detalhes dos switches e intrumentos, assento, manche, tudo está presente. A injeção é de boa qualidade sem rebarbas e o plástico é bem facil de trabalhar. O encaixe das metades da fuselagem é bem fácil, sem problemas. As asas são moldadas em uma única peça. Os detalhes do trem de pouso são muito bons, assim como dos tanques subalares.

Quanto aos decalques, estes são impressos pela Cartograph de já reconhecida qualidade também, não há sobra de filme ou erros de registro. Os decalques permitem montar qalquer uma das 6 aeronaves do Blue Impulse.

O manual é em Japonês apenas ( o pessoal da PLATZ podia começar a fazer versões em inglês dos manuais também) entretanto é possível entender os passos da montagem.

As indicações de cores são para tintas Gunze (Laca e Acrílica) e Model Master. Só achei que a pintura será um pouco complicada uma vez que parte será feita pelos decalques e outra por pintura, acertar a tonalidade das cores pintura + decalque será um desafio, acredito que somente pintar as partes em azul será mais fácil. O manual contém na sua última página livros e DVD´s de referência.

Também junto com o modelo há uma pequena base, que permite representar o modelo em posição de vôo. Muito interessante !

Quanto as transparências são excelentes, e a árvore trás um conjunto completo de transparências para duas aeronaves, creio que em um futuro próximo a PLATZ lance uma versão com dois kits na caixa.

O preço do kit é de 900(JPY), cerca de 10 US$.

O kit é muito legal, e a aeronave muito bonita, ao abrir a caixa dá vontade de levá-lo para a bancada imediatamente…

Agradeço a PLATZ por ter enviado este kit para review ! Obrigado !!

 É isso aí pessoal e até a próxima !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.