Militaria Reviews 

Review 1/72 Ace Models Trattore Leggero TL-37 #72282

Mais uma vez somos surpreendidos pelos fabricantes de kits do leste europeu. Chegou para nossa avaliação um kit da Ace Models, o Trattore Leggero TL-37, mostrando mais uma vez que o pessoal da cortina de ferro sabe diversificar e fugir das variações dos modelos mais tradicionais, tanto em militaria como em aviação, etnão vamos lá !

O Veículo

Modelo desenvolvido pela Fiat SPA, inicialmente chamado de TLA (Trattore Leggero per Artiglieria) foi o preferido pelas autoridades militares italianas, em comparação com um modelo produzido pela Breda, em 1937. Em 1938, 24 unidades foram enviadas para a Líbia, para testes. Foi projetado para acomodar 6 pessoas, 2 nos bancos dianteiros e 4 no banco traseiro.

Rebocava peças de artilharia de 100 e 75 mm, além de reboques de transporte de munição.

Foi considerado o melhor trator de artilharia utilizado no norte da África, mesmo quando confrontado com tratores aliados que foram capturados.

O TL-37 possuía uma mecânica simples e muitas unidades foram encomendadas. Abaixo algumas fotos do veículo:

TL-37, algumas especificações técnicas:

– Comprimento: 4,13 m

– Largura: 1,83 m

– Altura: 2,18 m

– Motor: SPA 18R, de 52 hp

– Velocidade máxima: 38 km/h

– Autonomia: 170 km/h

Fontes:

– Wapedia.mobi

– Tuttotrasporti.it

– Panzergrnadier.net

– Wikipedia.org

– Centoventesimo.com

O Fabricante

Ace Models, empresa ucrâniuana de kits, totalmente voltada para militaria na escala 1/72, apesar de ter em seu catálogo apenas um na escala 1/48, de uma arma russa anti-aérea. O catálogo é bastante extenso, com 185 kits, mas com alguns deles já fora de produção. Militaria moderna russa e americana, WWII russa e alemã. Inclusive modelos de veículos que não são encontrados em outras escala. Vale a pena uma visita mais demorada pelo site. O endereço é www.acemodel.com.ua, com versão em inglês.

O Kit

É um belo exemplar do “short-run russo”, como costumamos brincar. Injetado em plástico acinzentado, todas as suas peças vêm em três sprues. A injeção traz algumas rebarbas e flashes, o que vai exigir um certo trabalho de lixamento do modelista. E talvez um pouco de massa. Para a escala, o nível de detalhes é razoável, mas o modelista pode melhorar sensivelmente esse aspecto desenvolvendo alguns scratches no kit. Faltou algum detalhamento em PE, coisa que estamos nos acostumando a ver nos kits na escala 1/72. Os pneus são em vinil, o que vai agradar alguns e desagradar outros.

A folha de instruções é bastante simples, mas não deixa nenhuma dúvida para a montagem do kit. Os decais são bem impressos, trazendo duas versões, uma italiana e outra capturada inglesa.Não tenho conhecimento de nenhum aftermarket para esse kit. Vem acondicionado em uma boa e resistente embalagem, com uma bonita arte na parte superior.

Finalizando: é mais uma inovação que vem do leste, mas um kit que vai exigir alguma experiência e algum trabalho do modelista, mas isso será compensado pelo ineditismo do modelo. Pode ser adquirido por 11,50 Dólares (cerca de R$19,00) para comprar clique aqui.

Nas fotos abaixo podemos conferir o kit.

E agradecemos a HobbyTerra  por ter enviado o kit para a produção deste review.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 Ace Models Trattore Leggero TL-37 #72282”

  1. OSWALDO ANTONELLI

    Rapaz, esse eu quero ver montado. Já começou? Mete ficha ai, Fernando!

    Abraços.

    1. Oswaldo:

      Realmente um modelo muito bacana, com essa rodonas. E bem diferente dos tratores que estamos acostumados a ver.

      Mas fica ligado que vai ter uma novidade bem legal com esse kit aí.

      Abrção e obrigado pela audiência !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.