Dioramas Montagens & Tutoriais 

1/144 Diorama – Mitsubishi J2M Raiden (Jack) – Parte I

Vamos para mais um pequeno diorama.E desta vez será um WWII.

A Aeronave:

O J2M Raiden Raiden (trovão) foi projetado para ser o sucessor do lendário A6M Reisen, mas falhou em cumprir sua promessa inicial, o seu desenvolvimento foi muito lento e quando finalmente entrou em serviço o seu desempenho era pouco melhor que o seu predecessor (apesar de ter um motor mais potente).

Do outro da lado da moeda devido a sua estabilidade, performance e manutenção fácil os aliados classificaram o Raiden como o melhor interceptador Japonês da segunda metade da WWII.

O primeiro vôo do Raiden aconteceu em março de 1942 e a aeronave entrou em serviço na segunda metade de 1943, foram produzidos apenas 475 unidades, que eram divididas nos modelos J2M, J3M (com armamento mais pesado) e J4M (melhorado para grandes altitudes).

Ele era equipado com um motor radial de 1870Hp e podia voar a velocidade máxima de 587km/h e tinha um alcance de 1900km.

   

Fonte: CHANT, Cris World War II, Military Aricraft

Youtube Channel´s Kinsei1560

O dioarama

O kit é da Fujimi e foi lançado em  1995 em comemoração aos 50 anos do final da Segunda Guerra Mundial. A caixa vem com  dois modelos, que eram os principais interceptadores Japoneses o Ki-44 (postei a montagem deste Ki-44 aqui) o outro kit é o J2M.

Apenas uma árvore injetada em cinza compõe o kit, bem comum para uma “mosquinha” como o pessoal costuma chamar esta escala (1/144). O kit vem com duas árvores, uma para o Shoki e outra para o Raiden. Também há uma outra árvore com as transparências.

A idéia será construir uma cena parecida com essa: (por incrível que pareça só encontrei essa imagem depois que o diorama ficou pronto, um amigo viu e me enviou….)

A montagem do kit é bem simples e sem complicações, para simular os danos de tiros, fiz pequenos furos na fuselagem antes da pintura. Para aumentar o realismo também reposicionei os ailerons e profundores.

Antes de pintar protegi os furos com maskol, assim após a pintura pode remover o maskol e os furos ficaram bem realistas

Para a pintura usei Tamiya na cor chrome para dar um fundo e poder envelhecer depois.

Para fazer os coqueiros, utilizei arame “piano wire” de 0,8mm e fita tamiya. Cortei a fita em tiras de 0,5mm e depois enrolei no arame para fazer o tronco. Com a tinta XF-52 da Tamiya fiz a pintura.

Para fazer o topo do coqueiro utilizei massa durepoxi, com ela também fiz pequenas bolinhas para fazer os cocos.

Para fazer as folhas utilizei papel vegetal (Valom Paper) e depois pintei com o aerógrafo. O maior trabalho foi cortar as folhas.

Bom pessoal, por hoje é só, em breve posto a finalização do projeto !

 

Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui para seguir !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “1/144 Diorama – Mitsubishi J2M Raiden (Jack) – Parte I”

  1. Israel Sanches

    muito bonito!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.