Militaria Reviews 

Review 1/35 Mirage Models C7P Trator # 35903

Um tipo de veículo muito comum usado na Segunda Grande Guerra, e comum a todas as forças, aliadas e do eixo, eram os tratores. Dos famosos M4 americanos, os meia-lagarta alemães e os pesados rebocadores russos, todos foram indispensáveis no conflito. Muitas vezes veículos capturados das forças inimigas eram convertidos em tratores. E seja com rodas ou lagartas, esses veículos tiveram a sua participação em praticamente todas as frentes de combate.

O Veículo

O trator C7P foi produzido na Polônia a partir de 1935, pela Empresa Estatal de Engenharia.  Seu projeto usou componentes do tanque Vickers 6T, tanque construído sob licença pela Polônia, que recebia a designação de 7TP, e fornecia o motor, lower hull, suspensão e transmissão para o C7P.  Os primeiros tratores entraram em serviço na Primeira Divisão de Artilharia Pesada, quando esta adquiriu os morteiros de 220 mm da Tchecoslováquia. Eram necessários 5 C7P para cada morteiro: um para o cano, um para a estrutura do cano, um para a carreta e dois para a munição e demais equipamentos. . Essa Divisão  também designou 2 vículos para cada Companhia, para que fossem utilizados como veículos para recuperação de blindados leves. Os C7P também foram utilizados pelas unidades de engenharia ferroviária.

Aproximadamente 20 veículos foram capturados pelos alemães e um número perto de 70, pelos russos.  Ambas as forças usaram extensivamente os veículos, mas sem nenhuma informação que possa fazer referência a algum uso específico.

Abaixo podemos observar algums fotos do veículo em uso.

Fontes:

– wikipedia.org

– military.cz

– wwii.pl

– derela.republika.pl

– odkrywca.pl

O Fabricante

Mirage Hobby, fábrica de kits injetados com sede em Varsóvia, Polônia. É impressionante a sua linha de kits. No seu catálogo se encontra aviação 1/72 e 1/48, com destaque para várias versões do PZL, avião polonês; ainda consta um número expressivo de kits de militaria na 1/35 e na 1/72, com modelos bastante diferentees, possui ainda embarcações nas escalas 1/500. 1/400 e 1/50, esta última com dois belos veleiros. Figuras, fabrica nas escalas 1/9 (200 mm), 54 mm e 1/35. Ela também produz kits diorama, de militaria e navais. São kits que vêm com veículos, barcos, edificações e figuras, além de acessórios. Uma opção bastante interessante. Bom, o site deles é http://www.mirage-hobby.com.pl/. Faça uma visita.

  O Kit

Um detalhe que já observei nos kits dos fabricantes do leste europeu, é a vontade de desperdiçar espaço nas caixas. Como já notei em outros kits que vieram daqueles lados, a caixa é suficiente para acomodar vários kits. Talvez seja uma condição industrial, ou alguma norma ou costume, sei lá… Mas como podemos ver, sobra caixa no kit do trator. Mas a mesma é resistente, e chegou por aqui sem nenhum dano.

5 sprues com as peças, injetadas em plástico cinza, mais a árvore das transparências, esteiras em vinil, manual de instruções e decais. Para duas versões: uma polonesa e uma russa capturada.

Em tempo: a Mirage também oferece mais duas versões desse kit: a capturada alemã e a utilizada pelos engenheiros ferroviários.

As peças são bem injetadas, mas nota-se que o projto do kit poderia ser um pouco mais elaborado, ou pelo menos revisado e renovado. O kit tem seus altos e baixos. Um exemplo do que pode ser melhorado, é a suspensão. Vem toda moldada em uma só peça, o que faz perder um pouco o seu detalhamento, principalmente do seu lado interno. Neste kit, o lower hull veio completamente empenado, o que com certeza irá dar um trabalho na montagem.

Em contra-partida, os rebites em alto relevo do teto da cabine são muito bem feitos, se destacando bastante

Outro ponto negativo é que os limpadores do pára-brisas vêm injetados junto com a transparência. Não custava nada injetar essas duas pecinhas no plástico. Isso acaba sendo um problema para modelistas mais avançados, pois retirar os limpadores com certeza vai comprometer a peça…

Mas isso é compensado pelo acessórios e pelos rifles Mosin Nagant que o kit traz.

As esteiras são em vinil, bastante razoáveis para essa época de LBL. E uma curiosidade: o cabo de aço vem injetado junto com as esteiras. Uma solução criativa, já que permite dar o formato desejado a ele.

As instruções vêm em polonês e inglês, são bem detalhadas, e não encontrei nenhum ponto que possa deixar dúvidas para o modelista, seja ele mais ou menos experiente. São bem impressas em grandes folhas brancas, na primeira página trazem um pouco da história do veículo e na última as instruções de pintura.

Os decais são bem impressos, e como é comum na militaria, bem escassos. Com eles faz-se um adas versões disponíveis.

Finalizando: é um kit que vale a pena. Foge da linha tradicional a que estamos acostumados e coloca um pouco da militaria polonesa em nossa coleção. Modelistas iniciantes podem ter um pouco de dificuldade, mas um pouco de pesquisa vai ajudar bastante na montagem desse kit.

Nas fotos abaixo podemos conferir o kit.

E agradecemos mais uma vez a Modelimex por ter enviado o kit para a produção deste review. Este kit custa apena 15,4 Euros (com desconto de 20% e ser adquirido aqui. Para saber como comprar da Modelimex clique aqui.

  É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/35 Mirage Models C7P Trator # 35903”

  1. aguilar

    Boa tarde

    Estou procurando um trator controle remoto sem fio, da cat 966g de ferro, medindo aproximadamente uns 45cm a 50cm. Gratos.

    Aguilar

    1. Bom dia Aguilar, acredito que no ebay você encontre o que procura. Obrigado por visitar o SprueMaster !

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Que coisinha chique de trator.

    Gostei.

    Cê tá conseguindo preciosidades pra trazer pra gente ver, pde continuar que tá legal.

    Abraços.

    1. Oswaldo:

      Essa é uma das propostas do Spruemaster. Procurar sempre trazer coisas diferentes para os nossos leitores.

      Esse kit é bem bacana mesmo. Dá uma fuçada na internet que vc vai achar algumas montagens bem interessantes dele. Assim que eu terminar o Einheits, vou colocar esse na bancada pra gente montar.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.