Militaria Reviews 

Review 1/72 Zebrano Models SPG KV-6 # 72004

Na Segunda Grande Guerra todas as forças, aliadas e do eixo, descobriram que as SPG (self propeled guns), armas auto-propulsadas, eram de grande utilidade na frente de batalha, suprindo poder de fogo para a infantaria e para seus blindados. Para isso se valiam de chassis de tanques e projetavam e adaptavam sobre estes armas de grande calibre, compensado o peso com uma menor ou inexistente blindagem, já que esses veículos ficavam atrás das linhas de combate. Algumas dessas SPGs também eram montadas em linhas férreas, como os famosos Karl-Moser, armas alemãs de grande calibre.

O Veículo

O SPG KV-6 foi um protótipo de SPG russo montado em cima do chassis do eficiente KV-1. Isso aconteceu em dezembro de 1941 e seu armamento consistia em um canhão de 76 mm, ladeado por dois canhões de 45 mm, em uma configuração bem pouco usual, porém os testes mostraram que seu poder de fogo não era forte o suficiente para o objetivo de dar suporte de fogo à infantaria e nem aos blindados na frente de combate.

O Fabricante

A Zebrano é uma fabricante russa de kits. Seu catálogo é, no mínimo, curioso. Além de vários kits de veículos russos na escala 1/72, injetados em plástico, com peças em resina e metal, traz um carro blindado russo totalmente em resina. Também encontramos várias figuras na escala 1/35, com poses bastante interessantes, como o de um soldado alemão caindo após ser atingido… Também faz uma ponta na área de dioramas, oferecendo tijolos e pedras de pavimentação de ruas, na escala 1/35. Não possui site e fornece um e-mail para contato na embalagem de seus kits.

O Kit

Very limited edition, for advanced modelers, é o que podemos ler em letras brancas dentro de faixas vermelhas na caixa do kit, que por sinal é bem resistente. Dentro dela encontramos 4 sprues com as peças injetadas em plástico cinza  mais um saco plástico onde estão os canhões em metal e a superestrutura em resina.

As peças de plástico são muito bem injetadas e o nível de detalhamento é muito bom para um kit nessa escala. Muito pouca rebarba para ser retirada e as peças não estão tortas ou empenadas.

A peça em resina também é muito bem detalhada, mas vai dar um certo trabalho para a sua limpeza, o que pode assustar um pouco modelistas que não tem experiência com resina. Mas nada que uma boa lâmina e um pouco de paciência não resolvam. Os canhões em metal ajudam bastante, mas a sua furação deveria ser um pouco mais profunda, pois é possível ver o fundo do furo. Melhorar isso vai ser um pouco complicado mas também não desabona o modelo.

Agore o ponto mais alto do kit são as esteiras link-by-length, difíceis de se encontrar nessa escala. Seu detalhamento é muito bom e praticamente não apresentam rebarbas. Acredito que a sua montagem seja bastante tranqüila.

A folha de instruções está em cirílico e em inglês, é bastante objetiva e clara, não deixando dúvidas quanto às etapas e peças da montagem. Não traz indicações de cores e o kit também não possui nenhuma marcação e nenhum decal o acompanha. Mas isso já seri de se esperar de um modelo experimental.

Finalizando: um modelo diferente, de um protótipo que não chegou a ser operacional. Porém um kit bem injetado e detalhado, que pode fazer a diferença em qualquer coleção de militaria soviética. Mais um modelo diferente de fabricantes do leste europeu, que, ao que parece, não vão parar de nos surpreender tão cedo.

Nas fotos abaixo podemos conferir o kit.

 

E agradecemos a HobbyTerra por ter enviado o kit para a produção deste review.

Este kit pode ser adquirido por 22 US$ (cerca de 40 Reais) para comprar clique aqui.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
Não perca as atualizações do SprueMaster ! Assine já o Feed e receba um aviso em seu e-mail, clique aqui
O SprueMaster também está no twitter, clique aqui

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 Zebrano Models SPG KV-6 # 72004”

  1. OSWALDO ANTONELLI

    Parece ser um kit bem interessante. Eu não conhecia esse veículo. Vou pesquisar um pouco a respeito.

    Gostei do trabalho, Nando!

    Abraços.

    1. Osvaldo:

      Muito obrigado pela visita e por acompanhar o Spruemaster. E ainda hoje eu estava comentando com um amigo modelista a evolução dos kits de militaria na escala 1/72. Mas seja pelo preço ou pelo pouco espaço que ocupam em nossas prateleiras, eles estão cada vez mais detalhados, alguns deles superando kits na escala 1/35. Iso sem contar que existem muitos modelos nessa escala que não encontramos na 1/35, como esse KV-6 e o trator italiano da Ace Models, que fiz o review no mês passado.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.