Aviação Reviews 

Review Miniwings 1/144 Grumman Tracker #017

A aeronave,

Construído para substituir o Grumman AF Guardian, o Tracker provou sua versatilidade em mais de 40 anos de serviço. Desenvolvido em um espaço de tempo incrível, as modestas  dimensões do modelo pareciam ser improváveis de abrigar todos os equipamentos de ASW (Anti Submarine Warfare – Caça Anti Submarina), capazes de localizar e destruir submarinos inimigos. A combinação de eficiência e economia dos motores radiais Cyclone e sua grande envergadura deram ao modelo grande eficiência operacional.

Com o espaço restrito pela pequena fuselagem, o equipamento de radar APS-38 foi instalado em um pequeno radome na fuselagem, o MAD foi instalado na fuselagem e era retrátil na cauda e as sonobóias foram instaladas na parte traseira das naceles dos motores.

O primeiro S2F-1 (redesignado S-2A em 1962) entrou em serviço em fevereiro de 1954, e quando a produção foi encerrada pela Grumman em 1968 com o modelo S-2E cerca de 1181 Trackers/Traders haviam sido construídos.

Melhorado ao longo do tempo o Tracker serviu de base para a construção do modelo AEW E-1B Tracer. Outra variante foi o C-1B Tracer, que fazia o transporte de cargas, correspondência e pessoas para os portas aviões (função hoje realizada pelo C-2 Greyhound, uma variação do E-2 Hawkeye).

O modelo foi retirado do serviço na US Navy no meio da década de 70. Alguns outros países como o Brasil utilizaram a aeronave em serviço, no Brasil foram Força Aérea e operavam no Nael Minas Gerais, atuaram entre os anos de 1961 e 1996, sendo a última aeronave com motores radiais a ser operada pela FAB.

Atualmente versões do modelo equipadas com motores turbohélices atuam no combate a incêndios, estas versões são amplamente utilizadas nos Estados Unidos e na França.

Fiz algumas fotos do modelo real no Museu Asas de um Sonho:

Aqui um video em duas partes que mostra como eram as operações do Tracker na US Navy

  

Fontes:

Jane´s.  Historic Military Aircraft.London: HarperCollinsPublishers, 1998.
Taylor, Michael, ed. Encyclopedia of Modern Military Aircraft: Gallery Books, 1987

O kit,

Composto por 45 peças em resina, sendo e transparentes, a qualidade do molde, da resina e dos detalhes não deixa nada a desejar das escalas maiores, pelo contrário, a qualidade do molde é superior a de alguns modelos de resina que já tive a oportunidade de conhecer. Até mesmo a quantidade de rebarbas é bem pequena.

Algumas peças devido a escala, são bem delicadas, portanto um pouco mais de cuidado na hora da montagem será necessário, mas nada muito complexo para quem já está acostumado a montar kits.

Isso tudo facilita bastante na hora da montagem, e mesmo para quem nunca trabalhou com resina, este kit não apresentará nenhuma dificuldade, sendo inclusive uma boa indicação para quem quer iniciar no mundo dos modelos em resina.

Praticamente todos os detalhes da aeronave real estão presentes, antenas e painés estão bem representados, os detalhes do trem do pouso são muito bons, e acredito que sua firmeza na hora da montagem também será. As naceles dos motores apresentam detalhes do motor radial, o que acrescente um bom nível de realismo também.

O cockpit é bem simples, apenas com os assentos e os manches, entretanto em modelos como esse, pouco se vê do interior da aeronave. O canopi é em vaccum forming, mas nada muito difícil de recortar também e caso você erre, há um canopi sobressalente.

Um pouco do scratch será necessário para a montagem principalmente para fazer alguns detalhes do trem de pouso, mas nada muito dificil de ser realizado.

A montagem é bem simples, o manual de apenas duasa páginas mostra a montagem e o encaixe das peças em vista explodida, e do outro mostra as opções de cores, que estão indicadas em Federal Standard (FS). Fiz um test-fit do encaixe da asa na fuselagem e pouso trabalho será necessário para melhorar a junção.

O decalque é produzido pela Y-kraft do Japan, especializada em fazer decalques para a escala 1/144, portanto a qualidade é garantida, sem marcas ou falhas de registro, ou verniz sobrando. Detalhes como o painel de instrumentos e os cintos dos assentos estão presentes na folha de decalques.

Existem duas opções de pintura, uma da Marinha Americana , VS-37 e outra da Marinha Australiana. Fica aqui a dica para o pessoal da Miniwings lançar uma versão da Força Aérea Brasileira !

Acredito que o pessoal poderia melhorar um pouquinho a qualidade do manual, mas não é nada impeça a montagem final do kit.. apenas para ajudar os iniciantes.

Com certeza um excelente kit para os aficcinados pela escala 1/144 como eu, ou para quem quer começar com kits em resina.

Bom pessoal é isso aí, deixo meus agradecimentos ao Sr.Radek da Miniwngs por ter gentilmente enviado este kit para review, Muito Obrigado !!!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

3 Thoughts to “Review Miniwings 1/144 Grumman Tracker #017”

  1. OSWALDO ANTONELLI

    Vi o do Museu da TAM. É um avião belíssimo.

    Gostei desse review.

    Abraços.

  2. Anderson

    bem legal esse kit e pelo tamanho, até que bem detalhado. Não é comum ver kits do Tracker, o que é uma pena.

    1. Obrigado Anderson, está vindo um kit na 1/48, prometido pela Knetic.. vamos ver…

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.