Ficção/Anime Reviews 

Review Wave 3Q – Ma.k Melusine 1/20

A criação da série,

Maschinen Krieger (Ma.K ZBV3000) foi criada no início dos anos 80 e começou como uma série de ficção científica  chamada SF3D, que era pubicada mensalmente na revista Japonesa Hobby Japan. Ela foi concebida por   Kow Yokoyama com a colaboração de Hiroshi Ichimura e Kunitaka Imai. A inspiração das máquinas da série vieram de carros de combate  aviões da primeira e segunda guerra mundial, além de filmes como Star Wars, Mad Max e Blade Runner. O que garante um aspecto tecno retro ao todo o universo, completamente diferente de tudo e bastante interessante.

Kow Yokoyama criou os veiculos, armaduras e robos e Hiroshi Ichimura e Kunitaka Imai criaram todo o universo que cerca a história, tudo ficou bem diferente das séries de mechas gigantes (Robotech, Gundam, etc…) que predominavam na época.

Após um período surgiu um grande interese dos leitores das revistas em p0ssuírem modelos da série, e a empresa Nitto, adiquiriu as licenças e logo inicoiou a produção.

Em 1986 houve uma disputa de direitos autorais e a revista Hobby Japan removeu a série SF3D, assim empresa Nitto teve de encerrar a produção.

Após longos anos de batalhas judiciais,em 1990  Kow Yokoyama ganhou o processo e a Nitto pode voltar a injetar os kits, agora com o nome de  Maschinen Krieger (Ma.K ZBV3000). Os kits eram em sua maioria re-injeções dos kits  SF3D, mas com novas caixas e novos decalques.

Kow Yokoyama criou novos personagens para a série e outras empresas como a Wave e Hasegawa passaram a injetar kits, baseados nos kits da Nitto. Em 2009, a Hobby Japan e Kow Yokoyama formaram novamente a parceria e Ma.K. voltou a ser publicada mensalmente na revista.

A história

Infelizmente muito pouco foi traduzido do Japonês para outras línguas, então não temos muito acesso a todas as informações sobre o que envolve a séria SF3d e M.Ak. Mas baseado no pouco que conheço sobre este universo, vou tentar resumir mais ou menos o que conta a história:

A III Guerra Mundial (WWIII) durou cerca de 6 meses. A primeira fase da guerra foi nuclear, e acabou em apenas 4 horas. A segunda fase foi biológica. Ao final dos combates 80% da superficie da Terra havia sido destruído e praticamente nenhum ser humano sobreviveu poderia ter sobrevido caso não tivesse fugido do planeta e foi o qua aconteceu, dezenas de países enviaram os seus cidadãos para colonizara outros planetas.

As colônias progrediram e se expandiram no universo. A terra foi abandonada como algo sem valor desde então. Mas em 2807,  a Federação Galática enviou alguns colonos de volta à terra, pois eles haviam encontraram partes que poderiam ser habitáveis e por volta de 2809 a cidade de New Canberra já tinha estabelecido um spaceport (porto espacial) e alguns tipos de matérias primas começaram a ser enviadas para colonias fora da Terra .

Por causa disto, o governo da república de Shutoral Demokratische começou a observar as operações que aconteciam na Terra com interesse e atenção. O SDR era um império galático formado por colônias de habitantes da Alemanha antes de WWIII, e estava crescendo no poder e na influência, e em alguns planetas era necessário de forma urgente estabelecer seu poder democrático, mesmo que para isso fosse necessário usar a força. 

Em 2882, o SDR declarou a autoridade planetária sobre a Terra, e impôs uma tributação punitiva sobre a população. Entretanto, os colonos da Terra não concordaram em pagar altas taxas para um intruso e decidiram lutar contra a SDR. Os colonos que habitavam a Austrália contrataram mercenários para defender seus interesses. A rebelião tinha então começado.

Dezembro de 2884: mercenários australianos atacam um depósito da fonte de Shutoral.  A nova Armadura Super Blindada (SAF)ajudou-os a ganhar o combate. Três dias mais tarde a 3° Divisão de Combatentes Móveis (3° Mobile Corps) chegou a Victoria Beach, seu objetico era por fim a rebelião, mas devido à uma falha no sistema de investigação e inteligência eles encontraram uma força rebelde muito maior do que esperavam e a  guerra durou por dois anos.

A habilidade Australiana em combate foi aumentada pelos recursos disponíveis ao SDR, que forneciam constante dos reforços. Neste meio tempo outras nações de colonos já estavam querendo unir-se à rebelião, e algumas, como Canadá e África do Sul, que já davam forma para a sua própria milícia armada.

Assim, em 2886, a autoridade planetária de Shutoral enviou uma força de pacificação de 10 batalhões na costa oeste de Canadá. Lá encontraram a resistência, não somente das milícias, mas das forças australianas também. O Canadá interrompeu oficialmente relações com o SDR, e pediu-as o auxílio australianos. Os Canadenses receberam 6 batalhões do mercenário. E assim a guerra continuou em duas frentes, cada uma com suas  táticas, e seus próprios problemas …….. 

SF3D/Ma.K. não tem um final real, a história acaba de forma abrupta quando a revista Hobby Japan para de publicar, outras partes da história só poderam ser lidas 4 anos mais tarde, quando começaram a ser republicadas..

Certamente este é um universo bastante interessante que merecia quem sabe até algo feito para a TV ou Cinema.. quem sabe no futuro… 

O modelo

Panzer Kampf Anzug Ausf M (P.K.A.-M) “MELUSINE”

O P.K.A.-M é o mais avançado modelo de Traje de Armadura de Combate (P.K.A.), ele foi desenvolvido através das melhorias tecnológicas obtidas no modelo “Kauz” incluindo o novo sistema ótico de visão de indireta. O Melusine é uma unidade de combate de solo dedicatada a todo tipo de situação adversa, como ações noturnas ou chuva.  Para reduzir o tempo de desenvolvimento  o corpo principal do modelo foi emprestado do modelo P.K.A. -G “Gustav”, o novo corpo inclui melhorias como melhor blindagem, uma melhor sistema de motorização e novo sistema de alto de laser de alto poder de fogo. O modelo representa o apogeu e o fim da série P.K.A.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Maschinen_Krieger_ZbV_3000

http://www.maschinenkrueger.com/

O kit

Este é o terceiro lançamento da marca Wave /3Q, este kit me parece ser uma mistura do kit original “Gustav” da Nitto lançado em 1984 com algumas partes “new tooling”  para o Melusine. O que eu achei mais interessante, é que observando as partes, aparentemente há um kit inteiro do Gustav, com todas a peças, mas não há nenhuma instrução para montagem do mesmo…

Há algumas figuras taambém disponíveis para colocar dentro do modelo, as originais do Gustav e as novas produzidas pela Wave/3Q.

O kit é composto por 8 árvores, sendo uma injetada em plástico fumê, 6 em plástico verde oliva, uma para as partes móveis, e uma em marrom. As instruções são em Japonês, entretanto excelentes diagramas ajudam na montaagem, infelizmente não há indicações ou instruções em outras línguas.

Como os antigos kits da Nitto, este também fornece algumas partes multimídia, como grades em Photoetched, e tubos para finalização do modelo.

Os decalques são excelentes, sem filme sobrando ou falha de registro, e fornecem um grande número de stencils e marcações, possibilitando a montagem de muitas versões diferentes (só não observei se permitem a montagem de um Gustav também).

As intruções de pintura são excelentes, possibilitando a montagem de 6 versões diferentes, infelizmente novamente em Japonês, e não indicações de marcas ou nomes das tintas, aqui será necessária um pouco de “intuição modelística”.

Também é fornecido no kit uma correção de um dos passos da montagem, portanto esteja atento quando colocá-lo na bancada !

Quanto a qualidade da injeção, não há nada de ruim, aliás é muiro boa, sem marcas, pinos de injeção ou rebarbas, tudo muito bem feito injetado. Entretanto devido ao tempo de uso do molde (mais de 20 anos) acredito que algumas partes um pouco de putty será necessária para dar acabamento.

Este kit pode ser comprado na Hobbyeasy por US$46,00 cerca de R$80,00 ( valores incluindo o frete). Para comprar clique aqui

Meus sinceros agradecimentos à Hobbyeasy por ter fornecido mais este kit para review. Muito Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima !!!!!

 

Maschinen Krieger © Kow Yokoyama

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review Wave 3Q – Ma.k Melusine 1/20”

  1. Para quem gosta do assunto, recomendo assistir dois desenhos animados japoneses: Appleseed e Appleseed Ex-Machina.

  2. Anderson

    muito legal esse modelo. Já tinha visto alguns modelos dessa série montados.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.