Militaria Reviews 

Review 1/35 Miniart T-70 & Zis-3 com guarnição # 35056

O Veículo T-70 & Zis-3

O T-70 foi usado pelos soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial, entrando no lugar do T-60 e do T-50. O T-80 foi uma versão mais avançada do T-70 com uma torre para dois homens, sendo foi produzido em um pequeno número, até ser abandonada.

O T-70 era armado com um canhão de 45 mm L/46 Model 38 com 45 balas, e uma metralhadora coaxial 7.62 mm DT machine gun. O tanque era operado por um motorista e um comandante que carregava e atirava. A espessura da blindagem era de 60 mm na frente da torre, frente e lados od tanque : 45 mm, traseira e lados da torre : 35 mm, teto e parte de baixo : 10 mm.

Em 1942, os tanques leves foram considerados inadequados pelos soviéticos, inaptos de continuar com o T-34 e  de penetrar a blindagem da maioria dos tanques alemães. Mas eles podiam ser produzidos por fábricas menores, que eram incapazes de construír tanques maiores. O T-70 era uma tentativa de remediar os problemas causados pelo T-60, que tinha pouco alcance, blindagem fina, e canhão de 20 mm. Também substituíu a produção dos T-50, que eram mais sofisticados, porém mais complicados e caros de produzir.

Os primeiros T-70 foram produzidos com um motor GAZ-202 em cada lado, cada um dirigindo uma esteira. Isto foi visto como um problema sério, antes mesmo dos primeiros tanque serem desenvolvidos. Ele foi rapidamente redesenhado como T-70M, com motores do lado direito do tanque e transmissão e diferencial normais.

Curiosamente, mesmo depois que a linha de produção de T-70’s foi redesenhada, as armas auto-propulsas Su-76 começaram a ser construídas com a mesma disposição insatisfatória e dessincronizada de dois motores, e todos foram chamadas mais tarde para a fábrica que os reconstruíram como SU-76Ms.

T-70s foram produzidos em março de 1942 em Zavod No. 37, e junto com a produção de T-60 em GAZ e Zavod No. 38. Eles substituíram completamente a produção de T-60 em setembro de 1942. Sua produção foi terminada em outubro de 1943, com 8226 veículos produzidos.

Em abril de 1942, a torres cônicas dos tanques mais antigos foram substituídas por novas torres. No final da produção os T-70 eram construídos com dois motores GAZ-203 de 85 hp, um periscópio Mark 4 para o comandante, e outras mudanças.

O T-70 continuou em serviço até 1948, e foram fabricadas 9.228 unidades.

T-70 capturados

Muitos T-70 fram capturados pelos alemães durante a invasão da Rússia, mas não eram muito apreciados pelos seus captores, pois o único homem que ia na sua torre tinha que exercer muitas funções, o que era bastante difícil em combate. Esses tanques conservaram o verde russo original, e as cruzes balcânicas eram pintadas na lateral das torres e do chassis. Alguns desses T-70 foram convertidos pelos alemães em tratores de peças de artilharia.

Detalhes técnicos:

– Tripulação: 2 homens

– Comprimento: 4,29 m

– Largura: 2,32 m

– Altura:  2,04 m

– Peso: 9,2 toneladas

– Arma principal: canhão 45 mm

– Arma secundária: metralhadora 7,62 mm

– Motorização: 2 motores GAZ-202 de 70 ho cada

– Velocidade máxima: 45 km/h

– Autonomia: 360 km

A seguir algumas imagens do blindado em operação:

Zis-3

O canhão ZiS-3 de 76.2mm foi o mais fabricado de toda a II guerra mundial e uma das armas mais decisivas utilizadas na frente leste.

O seu desenvolvimento ocorreu a partir de 1940 e não teve inicialmente autorização das chefias militares, pelo que tendo ocorrido na altura das purgas de Estaline, os técnicos correram o risco de enfrentar o pelotão de fuzilamento.

Os engenheiros soviéticos aplicaram o sistema de transporte da peça de calibre mais pequeno ZiS-2 de 57mm e aplicaram-lhe o novo canho de 76.2mm e 51 calibres. A arma tinha grande potência, pelo que foi necessário recorrer a um freio de boca o que permitiu reduzir as avarias causadas pelo elevado desgaste de material e ao mesmo tempo permitiu que a arma fosse instalada a bordo de um tanque leve, permitindo a sua conversão em canhão de assalto.

A principal vantagem desta arma era a sua capacidade para disparar uma grande variedade de diferentes tipos de munição, podendo ser utilizada como arma anti-tanque ou como peça de artilharia tradicional, para apoio de forças de infantaria, com tiro directo ou tiro indirecto.
A simplicidade do seu mecanismo permitia uma alta cadência de tiro, que podia atingir 25 disparos por minuto, dependendo da qualidade da guarnição.

O seu sucesso mede-se também pelo facto de a arma ter sido adaptada para instalação no primeiro canhão de assalto da União Soviética, SU-76, construido com base no tanque leve T-70.

A produção desta arma. Nas suas várias versões e derivações ultrapassou as 103.000 unidades. Esta peça de artilharia continuou em produção mesmo após o fim da guerra, tendo sido substituida nas linhas de montagem pelo modelo D-44 de calibre 85mm.

O ZIS-3 tinha um comportamento balístico idêntico ao F-34 que equipava os carros de combate T-34.

Fontes:

– Nemo.nu

– wwiivehicles.com

– beute.narod.ru

– Wikipédia.org

– Areamilitar.net

– wio.ru

O Fabricante

Fundada no ano de 2001, a Miniart Models te sua sede na Ucrânia. Traz no seu catálogo miniaturas históricas medievais e algumas edificações na escala 1/72, uma boa série de figuras WW II na 1/35, alguns veículos também nessa escala e acessórios interessantes, como uma cozinha de campo russa, vários tipos de munição, rodas , peças de artilharia, entre outros. Porém os kits que tornaram a Miniart conhecida e conceituada no mundo do modelismo são os seus prédios, ruínas e acessórios para dioramas. Oferece uma boa quantidade de opções, casas, ruínas de igrejas, fábricas, muros, pontes, postes. Construções de vários países e várias épocas do conflito.  Vale a pena uma boa visita em seu web site: http://miniart-models.com.

O Kit

É um verdadeiro 3 em 1. O blindado, uma peça de artilharia e um set de figuras. Não se trata de um kit individualmente desenvolvido, mas da junção do primeiro kit do T-70 desenvolvido pela Miniart mais o canhão e as figuras adicionados ao pacote, se podemos falar assim. Recentemente a Miniart lançou uma variação capturada pelos alemães, sem a torreta e rebocando uma peça de artilharia alemã. E mais recente aoinda, lançou uma “Special Edition”, que é o mesmo kit adicionado de uma folha de PE, uma folha de decais e instruções coloridas. O kit deste review não veio com PEs e nem decais.

Este não é um kit recomendado para modelistas iniciantes, principalmente pelo motivo das peças não possuírem qualquer identificação nas árvores, o que vai tornar a montagem uma experiência interessante. Mas no manual as peças são todas numeradas e identificadas. Realmente muito esquisito.

É composto de 13 árvores, sendo 5 com os links das lagartas LBL e um com peças transparentes como lentes dos faróis e visores. Três árvores para o blindado e três para o Zis-3. As árvores dos rodeiros são repetidas, o que vai fazer sobrar algumas peças para a caixinha de sucatas, oque é apreciado pela maioria dos modelistas. A última árvore contém as figuras e alguns acessórios como pás, algumas armas e mochilas. A injeção é muito bem feita e o nível de detalhes é bom também. O único detalhe do interior do kit é a coronha da metralhadora da torre. Não entendi muito bem o motivo, mas… As figuras são muito boas, como já é tradicional da Miniart. Cabeças separadas dos troncos e dos capacetes. Os links das esteiras também são bem injetados, e não vão dar muito trabalho para a montagem. O plástico, tradicional cinza, é macio e confortável de trabalhar. Muito poucas rebarbas e marcas de injeção na parte interna das peças.

Uma única folha de instruções, iniciando pela montagem do canhão e depois a do tanque. Na última página indicações de cor para o veículo e para as figuras. Só uma versão e, como já tinha falado, nenhum decal. Nas versões mais antigas do kit a folha de decal está presente e não dá pra entender a falta justamente nesta versão.

Finalizando, é um kit de ótimo nível, e representa muito bem o veículo. A peça de artilharia e as figuras são um bônus considerável e fazem um conjunto que vai ficar muito bonito em qualquer estante.

Seu preço, na Modelimex, que gentilmente nos enviou o kit para a produção deste review, já com o desconto, fica em 23,40 Euros, o que dá aproximadamente R$ 55,00. Um preço muito bom para um kit deste nível. Para adquirir, basta clicar AQUI.

Nas fotos abaixo, o kit.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.