Aviação Reviews 

Review AZmodel 1/72 Mig-17F/Lim-5 e Photoetcheds #AZ7329

A aeronave,

Muitas vezes confundido com o MIG-15 o Mikoyan-Gurevich MIG-17 é uma aeronave completamente diferente, projetado em 1949 para suprir justamente as dificiências encontradas no MIG-15, o MIG-17 (conhecido pela OTAN como “Fresco-C”) foi o último projeto no qual Mikhail I. Gurevich esteve diretamente envolvido.

O modelo possui asas com enflenchamento de 47 graus, elas também são mais finas e com melhorias aerodinâmicas como a adição de três pequenas aletas nas asas que melhoram o fluxo laminar a velocidades transonicas, também a cauda foi remodelada, estas mudanças solucionaram os problemas de controle em altas velocidades do modelo anterior.

 

O modelo voou pela primeira vez em 14 de janeiro de 1950, piltado por Ivan Ivashchenko. As produções em série começaram em agosto de 1951, e o modelo já estaria substituindo o MIG-15 na força área Soviética no ano seguinte.

O modelo básico do MIG-17 era um avião de caça diurno, sem capacidade de levar mísseis (embora algumas versões tenham sido desenvolvidas). Podia fazer ataques ao solo também, mas sua principal missão era o combate aéreo.

O MIG-17 possuía dois canhões de 23mm e outro de 47mm, que ficavam sob o nariz, e podiam ser removidos por inteiro para manutenção.

A produção na ex-URSS chegou a mais de 8000 unidades, mas o modelo também foi produzido sob licença pela PZL Milec na Polônia (Lim-5/6) e na China (J-5/F-5), totalizando mais de 10000 unidades fabricadas.

Foram produzidas outras versões como a P, que possuía um radar, AS que podia levar foguetes e mísseis K-13 e R de reconhecimento.  A versão mais produzida foi a F, que possuía afeterburner.

O Mig-17 se tornou uma lenda nos conflitos do Vietnã, e hoje é considerada uma das lendas da aviação. Atualmente pode-se ver algumas aeronaves voando com matrículas civis, a Red Bull utiliza uma aeronave para demonstrações.

Fonte:

Jane´s.  Historic Military Aircraft.London: HarperCollinsPublishers, 1998.
Crosby, Francis. Fighter Aircraft. London: Lorenz Books, 2002.
Robinson, Anthony. Soviet Air Power. London: Bison Books, 1985

Algumas fotos que  fiz da aeronave no Museu Asas de um Sonho:

 O kit,

O kit é composto por 3 árvores, sendo duas injetadas em cinza e uma para as transparências, no total são 61 peças, o kit não possui pinos de encaixe e nem identificação das peças nas árvores, o que pode ser uma dificuldade para os iniciantes.

De  maneira geral o kit é bem detalhado, com detalhes em baixo e alto relevo, e mesmo sem os pinos de encaixe no teste a seco as peças ficam bem alinhadas, os pinos de injeção da árvore ficam em locais muito bem projetados, nao deixando marcas nas peças.

Um pouco de rebarbas está presente no kit, mas coisa bem pouca e fácil de tirar. Um coisa que me chamou a atenção foi o wheel bay, pois é bem raro de se encontrar em kits nesta escala detalhes para ele, o pessoal da AZmodel caprichou neste detalhe.

Os pinos de injeção das asas estão internos, mas bem aparentes, será preciso removê-los para poder juntar as duas partes. Os estabilizadores horizontais não possuem pino de encaixe, neste caso será necessário providenciar um pino para ajudar no alinhamento das peças.

Detalhes do cockpit estão presentes, como o painel de instrumentos, painéis laterais, manche, tudo bem reproduzido e na escala. O mesmo para os detalhes do trem de pouso e rodas , que tem até os detalhes dos parafusos.

A montagem do kit é bem simples, são apenas 11 passos, bem ilustrados e com instruções em Inglês. As indicações de cores são para tintas Humbrol.

Os decalques são bem impressos, sem marcas de registro ou desalinhamento das marcações e cores, também há pouco filme sobrando o que previne o silvering na hora de aplicar. A folha de decalques permite fazer 4 versões diferentes, indicadas em cores na parte de trás da caixa. São elas:

– Lim-5, Red 1023 – Poland

– Mig-17F, Red 232 – Cuba

– Mig-17F – T2-368 – Mali

– Mig-17F – C24 – Angola

Novamente as indicações para as cores estão para as tintas Humbrol, confesso que será a parte mais difícil da montagem, escolher qual padrão de pintura fazer, pois todos são bastante incomuns e interessantes.

AfterMarkets,

A AZmodel oferece um set de detalhamento para o MIG-17F em photoetched colorido que com certeza vai acrescentar detalhes importantes ao kit, são 37 peças que compõem detalhes internos como o interior do cockpit com painéis laterais, e de instrumentos, fivelas do assento, etc.. além de detalhes externos como a porta do trem de pouso e a saída da turbina.

A qualidade da folha de Photoetcheds impressiona e com certeza é recomendada !

Fica aqui meus sinceros agradecimentos a AZmodel por ter enviado mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima !

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.