Aviação Reviews 

Review 1/72 AZmodel Hawker Hurricane Mk IV

A aeronave,

Umas das mais lendárias aeronaves da segunda Guerra Mundial o Hawker Hurricane voou pela primeira vez em 1935, possuía asas em metal e fuselagem enteladas, embora alguns modelos também possuíssem asas enteladas.

Quando o Hurricane entrou em serviço na RAF em dezembro de 1937, ele se tornou o primeiro avião da RAF a romper a barreira dos 482Km/h, o esquadrão 111 também bateu um recorde ao fazer um vôo noturno de Edinburgh até Northolt com a incrível marca de 656km/h !.

Mas foi durante a batalha da Inglaterra que o Hurricane entrou para o Hall da Fama da história, eles também lutaram em Malta contra os bombardeiros italianos, até  uma versão naval foi construída Sea Hurricane.

Fazendo sua estréia em 1943 com o nome de Hurricane Mk IIE (que foi usada para as 270 primeiras unidades, foram construídas 794), o Hurricane Mk IV foi o modelo final de produção Inglesa, basicamente o modelo era um Mk II com motores Merlin 24 ou 27, 160 kg de blindagem adicional, e a famosa asa universal, que permitia ao modelo que diferentes armamentos pudessem ser acoplados, principalmente os de ataque ao solo.

A asa incorporava duas metralhadoras .30 e cabides para até dois canhões de 40mm, duas bombas de 227Kg ou oito foguetes de 76mm.

 

Fontes:

CROSBY, Francis. Fighter Aircraft – Lorenz Books 2002

CHANT, Cris. Aircraft of World War II – Friedman/Fairfax 1999

O kit,

O kit é composto de 2 arvores injetadas em cinza, mais o canopi transparente e uma árvore de peças em resina, no total são aproximadamente 52 peças, e 18 passos para a montagem final.

Como todo kit short run, não há pinos de encaixe, e alguns pontos internos da fuselagem e asas, precisam ser acertados para dar uma melhor ajuste na hora da montagem.

As linhas são todas em baixo relevo, muito bem detalhadas, e a fuselagem representa muito bem a entelagem original da aeronave.

Fiquei bastante impressionado com a preocupação nos detalhes por parte do pessoal da AZmodel, detalhes como o interior do porão de rodas e cockpit estão muito bem reproduzidos.

Dois conjuntos de héllices e spinners estão presentes no kit, permitindo fazer tanto o modelo Mk IV como o modelo Mk V. Entretanto o kit só fornece decalques para a versão Mk IV

Os decalques são bem impressos e com pouco filme sobrando, mas atenção, não esqueça de aplicar sobre uma superfície brilhante para evitar o silvering.

Também acompanha o kit tanques externos de combustível ou canhões, o que abre uma possiblidade de montagem.Alguns detalhes em resina também estão presentes, como o assento do piloto e os bocais dos radioadores.

O manual é o mesmo tanto para o kit da versão IV quanto V, que mostra no passo 9 a montagem de foguetes em trilhos, entretanto estas peças não estão presentes nas árvores, pois pertencem ao kit da versão Mk V

Os decalques permitem fazer as seguintes versões:

MK IV, KX802, 42 Squadron, Onbauk, Burma, 1944. RAF

Mk IV, KW908, Argentina Air Force

Mk IV, KZ944, 42 Squadron, meiktila, Burma, July 1945, RAF

As indicações de cores são para tintas da marca Humbrol.

Deixo meus sinceros agradecimentos ao pessoal da AZModel por ter enviado gentilmente este kit para review. Obrigado !

É isso aí pessoal, espero quer tenham gostado de mais esse review e até a próxima !

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 AZmodel Hawker Hurricane Mk IV”

  1. Oswaldo Antonelli

    Gostei demais desse kit. O porão de rodas, o interior, enfim. Pareceu-me muito bom mesmo.

    O plástico é mais firme ou tipo Airfix?

    Abraços.

    1. Sim Oswaldo, realmente os detalhes são muito legais para a escala. Sim o plástico é mais firme que os modelos da Airfix… vale a pena o kit com certeza.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.