Aviação Reviews 

Review 1/72 RS Models Flettner FI-282 Kolibri

A Aeronave,

O FI-282 Kolibri (Beija Flor) foi produzido como uma versão melhorada de seu antecessor o FI-265. Ele possuía rotores duplos sincronizados, que davam estabilidade ao modelo, embora o relato dos pilotos é de que ele era uma máquina bastante “manhosa” para voar.

Tanto o FI-265 quando o FI-282 surgiram em resposta a um requerimento da Kriegsmarine(marinha Alemã) em 1940. O FI-282 voou pela primeira vez em 1941 e impressionou a Marinha que queria usar o modelo para caça submarina, um pedido inicial de 15 unidades foi fechado com intenção de compra de mais 30 unidades posteriores. Os vôos de teste dos dois primeiros protótipos aconteceu já em 1941 a bordo do Cruzador Köln.

O modelo era equipado com um motor radial de 160hp e podia voar a 150km/h. Muitos testes de vôos foram realizados com grande sucesso, veja o vídeo que demonstra os projetos alemães de helicópteros na segunda guerra mundial (o Flettner aparece na parte final do vídeo).

20 unidades foram operacionais nos navios da Kriegsmarineno mediterrâneo, executando missões de reconhecimento, o sucesso do modelo levou a uma encomenda de 1000 unidades para a BMW, entretanto os constantes bombardeios aliados destruiam as fábricas da BMW que não pode entregar os modelos.

No final da guerra somente três modelos sobreviveram, um capturado pelos Russos e dois pelos Americanos que puderam estudar sua engenharia.

Aqui um site bem interessante com algumas fotos e diagramas do modelo:

http://users.atw.hu/sry/cikk43.htm

 Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Flettner_Fl_282

Nowarra, Heinz , German Helicopters, 1928-1945. Schiffer Publishing

O kit,

Composto de um único sprue o kit possui cerca de 40 peças injetadas em plástico cinza, mais 15 peças em photoetched e 8 peças em acetato.

A montagem do modelo não me pareceu complicada, embora alguns detalhes devem ser montados com bastante cuidado devido a delicadeza das peças, como por exemplo a fixação do motor radial no montante do motor.

A montagem do kit se divide em 4 partes, e o manual encontra-se em Tcheco e Inglês, as indicações das cores estão no verso na caixa e apontam para tintas da marca  Inglesa Humbrol. Algumas fotos de referencia da parte externa e do cockpit do modelo original são fornecidas no manual, isso é muito legal !

Um cuidado a mais na hora da montagem será a aplicação das transparências em acetato, nada muito difícil de ser feito, mas que exigirá do modelista um pouco mais de paciência.

A injeção do kit é razoável, para o nível dos short runs que vemos por aí, eu diria que está muito boa, embora apresente algumas rebarbas em algumas partes, mesmo as peças mais delicadas não têm defeitos.

Um pouco de trabalho será necessário na parte interna no kit para remover os pinos de injeção que ficaram aparentes, mas também nada muito complicado de ser realizado.

Os detalhes estão em baixo relevo e onde era aplicada a entelagem tradicional está bem representado. De maneira geral o kit é bom, mas com todo short run, não possui pinos de encaixe e vai exigir um pouco mais de técnica na hora da montagem, eu não recomendaria como um primeiro kit.

As peças em photoetched são um show a parte, e representam todos os detalhes mais finos da aeronave como por exemplo o painel de instrumentos, que é completado pela folha de acetado com os mostradores. Um detalhe que com toda certeza irá fazer toda a diferença no modelo finalizado.

Os decalques são bem impressos, embora o filme pareça um pouco forte, eu recomendo a atiluzação de verniz brilhante antes de aplicar, para evitar o silvering.

De maneira geral é um kit que vai proporcional muita diversão na montagem, além de ser um tema pouco conhecido e muito diferente, totalmente recomendado !!!

Este kit pode ser comprado na Modelimex por apenas  14 Euros (R$34,00  – com 20% de desconto para compras internacionais) para saber como comprar da Modelimex clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a Modelimex por ter enviado este kit para review… Obrigado !

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 RS Models Flettner FI-282 Kolibri”

  1. OSWALDO ANTONELLI

    Rapaz, que kit legal! Gostei desse helicóptero.

    E mais um belo review, Lucas. Gostei mesmo.

    Abraços.

    1. Obrigado Oswaldo ! que bom que gostou !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.