Aviação Reviews 

Review 1/144 Amodel Lockheed C-130A Hercules

A aeronave,

O C-130A Hercules voou pela primeira vez em  1954 e foi desenvolvido para operar em pistas curtas e despreparadas, seu principal propósito é transportar soldados, carga e também para evacuação rápida de áreas de risco.

Antes mesmo de entrar em serviço o Hercules mostrou toda sua força quando em 1956 um novo recorde de lançamento foi estabelecido, uma carga de 34,5 toneladas foi lançada de um Hercules !!

A aeronave se mostrou tão versátil que acabou sendo utilizada em diversas outras missões, desde científicas até como um “canhoneiro” voador (AC-130), até o momento o modelo já foi utilizado por mais de 60 países com cerca de 2300 unidades produzidas.

As primeiras versões forem entregues para a USAF em 1950, e ser tornaram o elemento primário da CASF (Composite Air Strike Force), de acordo com esta concepção os primeiros modelos e esquadrões foram enviados para a Turquia em 1958, mas tarde o modelo estaria envolvido em praticamente todos os conflitos ao redor do globo.

A versão mais produzida do modelo foi o C-130H que entrou em produção em 1974, a Lockheed produziu 1087 unidades desta versão que possuía uma longarina reforçada para a asas e motores T-56A, o primeiro protótipo desta versão voou em 1964, mas só entrou em serviço na USAF em 1975.

Nada melhor que algumas imagens para demonstrar a versatilidade desta incrível máquina, que chegou inclusive a pousar em um Porta Aviões !

  
Fontes:

Reed, Chris – C-130 Hercules and Its Variants, Schiffer Military History.

Drendel, Lou – C-130 Hercules, Walk Around 31, Squadron Publications

Rhodes, Jeff. “Willis Hawkins and the Genesis of the Hercules.” Code One Magazine.

O kit,

Composto de 9 sprues, sendo 8 em cinza e um para as transparencias o kit em 83 peças e depois de montado ficará com aproximadamente 27cm de evegadura e 20cm de comprimento.

Como todo kit do tipo “short-run” produzido pela Amodel, não há pinos de encaixe, e há uma boa presença de rebarbas nas peças, especialmente nas mais finas.

A asa achei muito interessante, pois vem em apenas duas partes, sendo depois encaixada na parte de cima da fuselagem, pelo teste a seco que eu fiz, encaixa até que bem.

A montagem do kit não é complicada sendo realizada em apenas 10 passos, o manual está em Inlgês e Cirílico.

Notei que com um pouco de scratch dá pra detalhar o interior do compartimento de carga, uma vez que as portas vem separadas e o piso do compartimento está no kit.

Acredito que um pouco de trabalho será preciso na montagem dos motores, mas nada muito complicado, porém notei que as peças vão precisar de um pouco de putty…

Os decalques são bem impressos, acredito que não haverá problemas na hora de aplicar. O jogo de decalques permite a construção de duas aeronavesuma versão toda em alumínio e outra camuflada.

Um coisa que achei importante notar é uma pequena falha na raiz da asa no lado esquerdo da fuselagem, naquele ponto existe uma marca que acredito ser algum problema de molde, pois eu tenho um outro C-130 desta mesma marca e esse pequeno defeito também aparece no meu outro kit. Entretanto não é nada que não possa ser removido com uma lixadinha.

Conclusão: Como todo short-run, não o indico para iniciantes, mas para quem já está no nível intermediário é diversão garantida, isso sem falar que considero o C-130 muito elegante, e com certeza não deve faltar em nenhuma coleção.

Este kit pode ser comprado por apenas US$25,00  (cerca de R$41,00 ) diretamente na hobbyterra que é revendedor oficial da Amodel, para saber mais sobre a Hobbyterra e como comprar clique aqui.

Meus agradecimentos ao pessoal da Hobbyterra por ter enviado mais este kit para review. Obrigado !

 É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima !

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/144 Amodel Lockheed C-130A Hercules”

  1. Piovan

    Excelente review Lucas, e as fotos sensacionais. Parabens como sempre!

  2. OSWALDO ANTONELLI

    Belo review, Lucas. Um kit bastante interessante.

    Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.