Aviação Reviews 

Review 1/144 Miniwing Dassault Super Mystère

A Aeronave,

O Dassult Super Mystere foi desenvolvido a partir do Dassault Ouragan, com asas e cauda enflechadas, o primeiro vôo ocorreu em 1951, A versão de produção o Mystère II foi a primeira aeronave de asas enflechadas a entrar em produção no Oeste Europeu, e entrou em servino na Armée de l´Air entre 1954 e 1956.

O Mystère IIA foi a primeira aeronave francesa a quebrar a barreira do som em voo controlado (em mergulho) em 1952, e permaneceu em uso até 1963.

A versão mais significativa do Mystère foi a IV que era uma aeronave completamente diferente, com asas mais finas, mais enflechas, nova cauda e nariz  o primeiro protótipo voou em 1952, o primeiro contrato aconteceu no mesmo ano e foram encomendadas 225 unidades, pagas pelos Estados Unidos com parte do acordo de assistência militar da OTAN. O Mystère IV permeneceu em serviço na Armée de l´Air até os anos 80.

60 unidade foram vendidas para Israel, que nas mãos dos pilotos isralenses provaram ser excelentes aeronaves abatendo os Mig´s 15 Egipcios na guerra dos 6 dias, e mais tarde também entrariam em combate na Guerra do Yom Kippur.

O último modelo produzido foi o Super Mystère, que era o modelo IV maior e mais pesado e capaz de voar além da barreira do som. O primeiro protótipo voou em 1955, possuía asas enflechadas a 45° e entrada de ar oval no nariz (aliás muito semelhante ao F-100 Super Sabre). 36 unidades foram vendidas para Israel. Mais tarde estas aeronaves seriam vendidas para Hondoras e ficaram operacionais até 1989 quando a carreira operacional do Mystère foi encerrada, 45 anos após o seu primeiro vôo…

O Kit,

Composto de 31 peças, sendo duas em vaccum para o canopi, o kit é de montagem bem simples, entretanto exige um pouco mais de experiência de montagem em resina, uma vez que a fuselagem vem dividida em duas partes.

Os detalhes do modelo realmente são muito bons para escala, com paines bem finos demarcados. Alguns detalhes chamam a atenção como a saída de ar da trubina e  armamento.

O interior como a maioria destes kits é bem simples, apenas com o assento, um convite para os amantes desta escala detalharem o modelo…

Gostei muito do molde, não há falhas como bolhas ou rebarbas, isso de deve ao fato de ser produzido em molde usinado em CNC e o processo de injeção da resina ser por pressão, garantindo uma moldagem livre de imperfeições.

 

O armamento do kit é bem diverso, sendo fornecido um par de mísseis, bombas ou tanques externos.

Os decalques permitem duas versões, uma camuflada e outra toda em aluminio, ambas da Armée de l´Air, acho que caberia também um set de decalques para a versão Israelense, fica aqui a sugestão para o fabricante.

Outra sugestão é estudar uma forma de embalar o modelo, pois as peças vem em saquinhos zip, e como são bem frágeis, algumas se soltaram… mas nada que desabone o kit em si.

Pra quem como eu gosta dos jatos dos anos 50, é um kit que com certeza não pode faltar na coleção ! Recomendo !

Agradeço ao meu amigo Radek da Miniwing por gentilmente ter enviado este kit para review ! Valeu !!

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até a próxima !!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review 1/144 Miniwing Dassault Super Mystère”

  1. Israel Sanches

    Hehehe! Muito bacana, escala mosca mesmo, haha.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.