Militaria Reviews 

Review 1/35 Miniart US Military Police (Harley-Davidson WLA) # 35085

O Veículo

A WLA é um modelo da Harley-Davidson que foi produzido para exército dos EUA de acordo com as suas especificações, durante a Segunda Guerra Mundial . Foi baseada em um modelo civil existente civis, o WL 45, assim chamada devido a seus 45 centímetros cúbicos (740 cc).

A Harley-Davidson começou a produzir a WLA em peuenas quantidades a partir de 1940, como parte da expansão militar do país. Mas com a entrada dos Estados Unidos no conflito, a produção aumentou significativamente, com mais de 90 mil motos produzidas durante a guerra. A Harley-Davidson também produziu uma variante para o exército canadense, designada WLC. Esse modelo também foi fornecido para o Reino Unido e África do Sul, além de modelos desenvolvidos para a Marinha e para os Fusileiros Navais.

Muitas WLAs foram enviadas para os aliados, pelo programa de Lend Lease, sendo que a União Soviética adquiriu 30 mil veículos. A produção foi encerrada no final da guerra, mas reativada por ocasião da Guerra da Coréia, entre 1949 e 1952.

Muitas WLAs foram vendidas como excedentes de guerra, a baixo custo, o que deu início a cultura “chopper” das motos modificadas. Muitos soldados americanos voltavam da guerra sonhando em adquirir uma dessas motos, que viram ou usaram durante o conflito. E isso popularizou a moto dentro da sociedade em geral.

            A seguir algumas fotos da época do conflito e alguns exemplares conservados:

Fontes:

– harleydavidson.com

– motorcycles.about.com

– Wikipedia.org

– ww2f.com

O Fabricante

Fundada no ano de 2001, a Miniart Models te sua sede na Ucrânia. Traz no seu catálogo miniaturas históricas medievais e algumas edificações na escala 1/72, uma boa série de figuras WW II na 1/35, alguns veículos também nessa escala e acessórios interessantes, como uma cozinha de campo russa, vários tipos de munição, rodas , peças de artilharia, entre outros. Porém os kits que tornaram a Miniart conhecida e conceituada no mundo do modelismo são os seus prédios, ruínas e acessórios para dioramas. Oferece uma boa quantidade de opções, casas, ruínas de igrejas, fábricas, muros, pontes, postes. Construções de vários países e várias épocas do conflito.  Vale a pena uma boa visita em seu web site: http://miniart-models.com.

O Kit

É excelente, como todos os novos lançamentos da Miniart. É composto de duas árvores idênticas com as peças das motos, duas árvores com as transparências, duas folhas de PE também idênticas,  uma pequena folha com os decais e uma árvore com as figuras e seus acessórios.

A primeira vista ele parece ser um kit simples, mas logo na primeira análise essa impressão já se desfaz. As peças são muito bem injetadas no já conhecido plástico acinzentado e o nível de detalhes é excelente. È claro que em um primeiro momento nos lembramos daquele outro kit da polícia militar americana, mas comparações não podem ser feitas, pois o kit da Miniart é muito superior.

As figuras também são muito bem injetadas e detalhadas e os acessórios com certeza vão compor muito bem com as motos.

Os decais são o ponto negativo do kit. Aparentam ser um pouco desproporcionais na espessura dos traços e das letras e o excesso de filme transparente já denuncia o problema na aplicação, pois eles excedem o tamanho das peças menores, como o velocímetro. Para corrigir isso, o modelista terá que pacientemente recortar esses excessos ou então adquirir decais aftermarket já disponíveis.

Se a folha de decais deixa a desejar, os PEs surpreendem pela qualidade e delicadeza das peças. Podemos notar os raios das rodas, finos e perfeitos e outras peças tão pequenas que vão exigir um boa dose de paciência do modelista para sua utilização. As peças em PE não são duplicadas em plástico, por isso, todo cuidado é pouco.

A folha de instruções é bem explicada, explicando detalhadamente todos os passos da montagem e a colocação dos PEs. Na última página as indicações de cores e decais.

Mas o que me deixou bastante surpreso é que o kit vem com seus próprios dobradores de PE.

Sim, isso mesmo. Cinco peças diferentes dedicadas exclusivamente à dobrar alguns dos PEs do kit. São duas formas circulares para dobrar os raios das rodas dianteira e traseira e mais uma peça que conforma outros deles. É claro que o modelista terá que usar seu alicate ou dobrador para terminar esse trabalho, mas a iniciativa da Miniart em incluir essa facilidade no kit é louvável, pois afinal, nenhum dobrador convencional está preparado para fazer as dobras dos raios das rodas. Observem nas fotos.

Enfim, é mais um excelente kit produzido pela Miniart. Este kit vai exigir um pouco mais de dedicação para modelistas iniciantes ou com pouca experiência na área de militaria, e para os mais experientes vai ser um bom divertimento.

Nas fotos abaixo, o kit.

A HobbyTerra gentilmente nos enviou esse kit para a produção deste review. Seu preço fica em torno de

 

US$ 28, ou aproximadamente R$ 47,00. Um preço muito justo para um kit deste nível. Para adquirir, basta clicar AQUI.

Para saber como comprar da HobbyTerra, clique aqui

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
 

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.