História & Modelismo 

São Longuinho – O santo das coisas perdidas

São Longuinho viveu no primeiro século, contemporâneo de Jesus. Ele teria sido o soldado que perfurou Jesus com uma lança (daí seu nome, derivado de “longche”, que significa lança em grego).  Diz a tradição que a água que saiu do lado de Jesus caiu em seu rosto, e ele foi curado de um sério problema de visão. Depois desse acontecimento, abandonou o exército romano e se converteu ao cristianismo.

Na Espanha e no Brasil ele é tido como o santo protetor das coisas e pessoas perdidas. Quando você perde alguma coisa, pede a sua ajuda para encontrar. E como forma de agradecimento, dá-se três pulinhos. O motivo? Ninguém sabe…

Sua festa é comemorada no dia 15 de março e ele é representado usando uma roupa de monge e carregando um cajado e uma lanterna.

E como sempre estamos perdendo as menores peças de nossos kits, qualquer ajuda é bem-vinda.  Para pedir essa ajuda, basta dizer:

“São Longuinho, São Longuinho, me ajude a achar (minha peça), que eu darei três pulinhos”

Não pode deixar de dar os três pulinhos depois de achar a peça, se não o santo não ajuda mais.

É claro que você pode trocar a peça do kit por qualquer outra coisa que tenha perdido, como sua chave, a carteira, o botão da camisa, etc… Com dinheiro e amor não sei se o santo ajuda. Mas não custa tentar.

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
  

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.