Militaria Reviews 

Review 1/35 ARK Models Aufklarungspanzer Sd.Kfz 140/1 # 35030

O Veículo

Na primavera de 1944, após o encerramento da produção do Luchs, o exército alemão iniciou a produção do Aufklarungspanzer, ou veículo leve de reconhecimento, que foi construído sobre o chassis do já provado tanque tcheco 38(t).

            O 140/1 foi construído com uma torreta transversal, que abrigava um canhão de 20 mm e uma metralhadora coaxial MG-42. A parte superior da torre foi coberta com uma tela de metal, para oferecer proteção contra granadas de mão. Sua estrutura foi reprojeta, procurando oferecer o máximo de velocidade possível ao blindado.

            Um total de 70 veículos foram produzidos e distribuídos para vários batalhões e divisões de infantaria. Operou nas frente leste e oeste, até o final do conflito. Para entender um pouco mais dessa variante, uma breve explanação sobre sua origem, o 38(t):

Panzer 38(t)

Entre as duas grandes guerras, a República Tcheca desenvolveu uma avançada indústria de defesa. Em 1936 a Skoda começou a produzir tanques leves, como o LT-35, que era compatível com veículos da mesma categoria produzidos por outras nações, como o britânico Vickers de 6 toneladas, o alemão Panzer III, o italiano M 13/40, entre outros. Em seu serviço no exército tcheco, o LT-35 mostrou-se bastante confiável e serviu de base para o desenvolvimento do LT-38, que a Skoda desenvolveu conjuntamente com a empresa CKD, onde essa última decidiu utilizar o sistema de suspensão de quatro rodas grandes, com unidades de mola convencionais.

Mas ao final de 1938 a Alemanha invade a República Tcheca, onde se apodera de várias unidades do LT-38, dando inicialmente a denominação de LTM 38. As forças alemãs logo constataram a superioridade técnica do LT-38, ordenando que a produção fosse continuada. Atuou principalmente na frente leste, onde sua confiabilidade e facilidade de manutenção em campo o fizeram bastante popular entre as divisões germânicas. Deixou de ser produzido no final de 1942, pois sua pequena torre não suportava um armamento de maior calibre, necessário para fazer frente aos novos tanques soviéticos. Alguns dados do 38(t)

•           Peso: 9.800 kg

•           Comprimento: 4,60 m

•           Largura: 2,13 m

•           Altura: 2,25 m

•           Tripulação: 4

•           Canhão: 37 mm

•           Metralhadoras: 2 x 7,92 mm

•           Motorização: Praga, 125 cv

•           Autonomia: 250 km em estradas, 100 km no campo

•           Velocidade: 42 km/h em estradas, 15 km/h no campo

Suas variantes mais famosas foram o Marder III, Flakpanzer 38(t) Grille e Jadgpanzer.

A seguir fotos do veículo em uso no combate:

 

Fontes:

– germanmilitaryhistory.com

– wikipedia.org

– wwiivehicles.com

Ark Models

Acredito que a Ark Models seja uma das pioneiras na fabricação de kits na Rússia e provavelmente de todo o leste europeu. Em seu catálogo vamos encontrar militaria na escala 1/35, aviação nas escalas 1/48 e 1/72 e alguns navios na escala 1/400.  Na militaria, modelos alemães e russos. Na aviação 1/48 praticamente todos os kits são da aviação russa, com exceção de um Hurricane inglês. Na aviação 1/72 encontramos modelos russos, americanos e ingleses. Nas embarcações algumas caravles fazem companhia a um kit do encouraçado Potemkin, em escalas variadas.

Seu web site merece uma visita para conhecer um pouco melhor esse fabricante russo: www.ark-model.com.

O Kit

Verdadeiro e autêntico exemplar de um short run russo. Com aproximadamente 300 peças, incluídos aí os links das esteiras LBL, é injetado em um plástico cinza. O kit que chegou às nossas mãos, foi injetado em 1996 e apresenta rebarbas em muitas peças, inclusive nos links das esteiras, o que vai dar um bom trabalho na limpeza. Em algumas peças encontramos aqueles buracos em que o plástico não preencheu completamente o molde. Alguma massa vai ser necessária. E já que estou falando dos pontos mais fracos do kit, aproveito e falo dos decais. Pode ser implicância minha, mas os decais desse kit são fabricados pela Begemot, que também produz para os kits da Miniart. E eles não são bem acabados, me parecem grosseiros e ligeiramente borrados.

Também seria muito bem-vinda uma folha de PE, pelo menos com as grades que protegiam a torreta. Mas existem no mercado algumas opções de attermarket que suprem essa necessidade.

Mas o kit também tem muitos pontos positivos. Um deles é o lower hull, que os contrário do que estamos acostumados, não vem montado. Cabe ao modelista essa tarefa. Também vem com um bom detalhamento do interior e da torre. As armas são bem detalhadas e vale a pena se esforçar um pouco e montar essas duas partes com mais carinho. Outro ponto que me agradou muito foi o tamanho e a disposição dos grandes rebites, já bastante conhecidos do 38(t). As lagartas LBL vão fazer diferença na finalização do kit, ajudando na aparência empinada desse blindado

O manual é bastantes simples e claro, fácil de entender. Apresenta os passos da montagem, dos sub-conjuntos e as indicações de cores.

Finalizando, é um kit para quem já tem uma certa experiência na montagem de blindados, eventualmente nos short run russos. E mesmo com outras marcas no mercado que oferecem esse modelo, o kit da Ark é pioneiro e com um pouco de dedicação vai resultar em um modelo muito satisfatório de uma das menos conhecidas variações do famoso 38(t).

Agradecemos a Modelimex que gentilmente nos cedeu este kit para avaliação e realização deste artigo. Seu preço fica em torno de 23 euros, ou aproximadamente R$ 54,00.  Para compras Internacionas o site oferece 20% de desconto.

Para adquirir, basta clicar aqui. Para saber como comprar da Modelimex clique aqui

E as fotos do kit:

 

É isso aí !!!

Fernando Zavarelli
 

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review 1/35 ARK Models Aufklarungspanzer Sd.Kfz 140/1 # 35030”

  1. Andre T6 Hobby

    Kit para macho! Quanta rebarba! Mas com certeza será um diferencial na coleção!

    1. André:

      Acredito que pelo fato do kit ser mais antigo, tenha alguns problemas de injeção. Mas como falei, ele é bem detalhado, rebites proporcionais e as peças não são empenadas ou tortas. Short run russo de pedigree !!!

      Valeu !!!

  2. Marcos Garcia

    Recomendo a loja Modelimex, compra super segura e tranquila! Ja virei cliente 😀

    1. Marcos:

      Isso é verdade. A loja é bem bacana, o atendimento é nota 10. E o principal, preços bons e kits diferentes.

      Valeu !!!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.