Aviação Reviews 

Review 1/72 B-24 Liberator Mk VI – “Liberating Beauties” Eduard #2110

A Aeronave,

Nascido a partir de um requerimento da USAAC para a Consolidated para um bombardeiro superior ao B-17, o B-24 Liberator, foi projetado e construído em tempo recorde, denominado modelo 32 pela Consolidated o modelo foi projetado ao redor da nova asa de com grande envergadura e baixo arrasto chamada Davis, o exército norte americano ficou tão impressionado com o desenvolvimento que logo de inicio encomendou 36 unidades, antes mesmo do protótipo XB-24 alçar vôo.

Um comitê de estrategistas militares franceses também mostraram o interesse em encomendar 120 unidades, mas foram os britânicos que batizaram a aeronave de “Liberator”, pois a aeronaves do Comando Costeiro da RAF  foram as primeiras a entrar em combate no ano de 1941 sobre o Atlântico.

O modelo MK VI (J), era um modelo de longo alcance, utilizado em reconhecimento marítimo, equipado com radar ar-terra no lugar da torre ventral (ball turret). Os modelos equiparam 14 esquadrões na Asia, onde o seu trabalho foi de enorme valor no teatro CBI (China -Burma-India).

Os modelos de produção do B-24 foram baseados em 5 variantes, sendo o modelo J o mais produzido com 6678 unidades construídas, sendo que no final da sua produção em 31 de maio de 1945 18.475 unidades haviam sido construídas, atualmente três aeronaves ainda se econtram em condições de vôo, todas nos Estados Unidos da América.

As pinturas.

Este kit da Eduard, foi batizado de “Liberating Beauties”, em homenagem aos belos padrões de Nose Art que alguns esquadrões realizavam na Segunda Guerra Mundia. Neste kit estão presente 5 belas nose arts, são elas:

KH 211, Audrey,s Back, N.99 Squadron RAF ACSEA, Coco Islands, Agosto de 1945
A arte de Audrey´s Back, foi inspirada  na atriz de Hollywood Audrey Hepburn e pelo famoso artista de Pin-Ups Alberto Vargas (já falei sobre ele aqui no blog no artigo sobre aerógrafos), que teve toda sua glória desenhando para as revistas Esquire e Playboy. A aeronave que leva esta arte é um B-24J-86-CF, s/n 44-44072, e foi transferida para a RAF em 15 de setembro de 1944. Baixe aqui o esquema de pintura.

KH 283, Captain S/L John Gauntlet,  159 Squadron, RAF ACSEA, 1945
O B-24J-90-CF, s/n 44-44154, chegou a RAF em outubro de 1944, como indica o códifo CF no número de série, esta aeronave foi construída na fábrica de Fort Worth. A primeira missão operacional foi em Janeiro de 1945, sabe-se que esta aeronave vôou 17 missões, 15 delas com o capitão John Gauntlet. A pin-up no nariz também foi inspirada nos trabalhos de vargas. Baixe aqui o esquema de pintura.

KH 284, “Donald III”, 99 Squadron, RAF ACSEA, 1945
O Exército Norte Americano (US-Army) entregou o B-24J-91-CF s/n 44-44155 em Karachi na India em Outubro de 1941 e depois serviu o esquadrão 215 da RAF, depois o 99 e finalmente o esquadrão 365. A arte o Pato Donald foi pintada no nariz durante o serviço no esquadrão 99 da RAF e permaneceu em uso quando a aeronave foi transferida para o 365. A outra versão do Donald III para o esquadrão 356 também está presente na folha de decalques.  Baixe aqui e aqui os esquemas de pintura.

KH 327, “Y´vonne Yippee”, 159 Squadron, RAF ACSEA, 1945
“Y´vonne Yippee”, era um B-24J-91-CF, s/n 44-44198, a aeronave realizou 27 missões de combate, a maioria delas sob o comando do capitão F/Lt J. Hall, em junho de 1945 a aeronave foi transferida para o esquadrão 1348. Baixe aqui o esquema de pintura.

Fontes:

Jane´s, Historic Military Aircraft Reconigtion Guide. Harper Collins Publishers, Italia, 1998.
CHANT, Cris: Aircraft of World War II – Friedman/Firefax, Singapura, 1999

O Kit,

Composto de 124 peças,  dividas em 9 sprues sendo 6 injetados em cinza e 3 transparentes, o kit também inclui máscaras para a pintura das transparência, e duas folhas de  photoetched.

O molde do kit é minicraft, ou seja, não é um molde novo, mas não deixa de ser um excelente kit. Não há peças empenadas, ou rebarbas, os painés são em baixo relevo e grande maioria dos detalhes estão presentes nos sprues, o teste a seco de encaixe da fuselagem foi sem problemas, acredito que pouco putty será necessário para fechar o modelo.

Para completar o modelo as folhas de photoetched adicionam detalhes sensacionais ao interior, uma folha é totalmente colorida com todo os detalhes da cabine de comando, manche, cintos de segurança, o painel de intrumentos é pra lá de perfeito.

A outra folha de PE acrescenta detalhes externos como detalhes para os motores radiais, antenas, detalhes dos porões de roda e de bombas, etc..

Outra coisa muito bacana no kit é a presença das máscaras de pintura, isso realmente ajuda demais na hora de pintas as transparências e tem se tornado um acessório bastante comum nos kits da Eduard.

A folha de decalques é um show à parte, impressa pela Italiana Cartograph a qualidade de impressão é excelente, e os desenhos das nose-arts são muito perfeitos, creio que será bem difícil escolher qual modelo construir…não há marcas de registro ou verniz sobrando nos decalques, qualidade perfeita.

O manual tem 12 páginas com instruções em inglês, muitos diagramas e desenhos coloridos explicando onde colocar cada, para visualizar o manual clique aqui. As indicações de cores são para tintas da marca Gunze Sangyo (Enamel e Acrílicas)

Após a montagem o kit terá 465mm de envergadura por 286mm de comprimento. Uma bela peça para qualquer coleção com toda certeza, este é um kit que deu vontade de mandar pra bancada na hora em que abri a caixa…

Este kit pode ser comprado por cerca de R$100,00 na Hobbyeasy, ele já se esgotou na loja, mas fique de olho que em breve mais algumas unidades estarão disponíveis para venda. É Edição Limitada, fique ligado para não perder o seu!

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por ter enviado este kit para review.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review 1/72 B-24 Liberator Mk VI – “Liberating Beauties” Eduard #2110”

  1. Andre T6 Hobby

    Lucas,

    Esse kit é excelente! Como você disse que é o mesmo molde da Minicraft, tive oportunidade de montar um de uma serie comemorativa de signos, sem putty e tudo se encaixando com perfeição! Agora com esses acessórios da Eduard, tenho certeza que vale cada centavo!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.